ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 11- DATA: 16/06/2013
TÍTULO: “A FAMÍLIA E A ESCOLA DOMINICAL”
TEXTO ÁUREO – Dt 31.12
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Ne 8.1-7
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHOe-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 11- DATA: 16/06/2013
TÍTULO: “A FAMÍLIA E A ESCOLA DOMINICAL”
TEXTO ÁUREO – Dt 31.12
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Ne 8.1-7
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHOe-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/
I – INTRODUÇÃO:
Mt 28.20; Mc 16.15 – Segundo o
pastor Antônio Gilberto, “A Escola Bíblica Dominical é a escola de ensino bíblico
da Igreja, que evangeliza enquanto ensina, conjugando, assim, os dois lados da
comissão de Jesus à Igreja. Ela não é uma parte da Igreja; é a própria Igreja
ministrando ensino bíblico metódico”.
II - HISTÓRIA DA ESCOLA DOMINICAL NO BRASIL:
Os missionários escoceses Robert e
Sara Kalley são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil.
Em 19 de agosto de 1855, na cidade
imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola
Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco
crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse
e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola
Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.
Houve, sim, reuniões de Escola
Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no
idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.
Hoje, no local onde funcionou a
primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio. Mas ainda é
possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da
Palavra de Deus em nossa terra.
III - HISTÓRIA DA ESCOLA DOMINICAL NO MUNDO:
As origens da Escola Dominical
remontam aos tempos bíblicos quando o Senhor ordenou ao Seu povo Israel que
ensinasse a Lei de geração a geração.
Dessa forma, a história do ensino
bíblico descortina-se a partir dos dias de Moisés, passando pelos tempos dos
reis, dos sacerdotes e dos profetas, de Esdras, do ministério terreno do Senhor
Jesus e da Primitiva Igreja. Não fossem esses inícios tão longínquos, não
teríamos hoje a Escola Dominical.
Porém, antes de sumariarmos a
história da Escola Dominical em sua fase moderna, faz-se mister evocar os
grandes vultos do Cristianismo que muito contribuíram para o ensino e
divulgação da Palavra de Deus.
Como esquecer os chamados pais da
Igreja?
Lembremo-nos de Orígenes, Clemente
de Alexandria, Justino, o Mártir, Gregório Nazianzeno, Agostinho e outros
doutores igualmente ilustres. Todos eles magnos discipuladores.
E o que dizer de Lutero?
O grande reformador do século XVI,
apesar de seus grandes e inadiáveis compromissos, ainda encontrava tempo para
ensinar as crianças. Haja vista o catecismo que lhes escreveu.
Foram esses piedosos de Cristo
abrindo caminho até que a Escola Dominical adquirisse os atuais contornos.
A Escola Dominical do nosso tempo
nasceu de visão de um homem que, compadecido com as crianças de sua cidade,
quis dar-lhes um novo e promissor horizonte. Como ficar insensível ante a
situação daqueles meninos e meninas que, sem rumo, perambulavam pelas ruas de
Gloucester? Nesta Cidade, localizada no Sul da Inglaterra, a delinquência
infantil era um problema que parecia insolúvel.
Aqueles menores roubavam,
viciavam-se e eram viciados; achavam-se sempre envolvidos nos piores delitos.
É nesse momento tão difícil que o
jornalista episcopal Robert Raikes entra em ação.
Tinha ele 44 anos quando saiu pelas
ruas a convidar os pequenos transgressores a que se reunissem todos os domingos
para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso,
ministrava-lhes Raikes várias matérias seculares: matemática, história e a
língua materna: o inglês.
Não demorou muito, e a escola de
Raikes já era bem popular. Entretanto, a oposição não tardou a chegar.
Muitos eram os que o acusavam de
estar quebrantando o domingo. Onde já se viu comprometer o dia do Senhor com
esses moleques? Será que o Sr. Raikes não sabe que o domingo existe para ser
consagrado a Deus?
Robert Raikes sabia-o muito bem. Ele
também sabia que Deus é adorado através de nosso trabalho amoroso
incondicional.
Embora haja começado a trabalhar em
1780, foi somente em 1783, após três anos de oração, observações e
experimentos, que Robert Raikes resolveu divulgar os resultados de sua obra
pioneira.
No dia três de novembro de 1783,
Raikes publica em seu jornal, o que Deus operara e continuava a operar na vida
daqueles meninos em Gloucester. Eis o porquê que esta data foi a escolhida como
o dia da fundação da Escola Dominical.
Mui apropriadamente, escreve o
pastor Antônio Gilberto:
“Mal sabia Raikes que estava
lançando os fundamentos de uma obra espiritual que atravessaria os séculos e
abarcaria o globo, chegando até nós, a ponto de ter hoje dezenas de milhões de
alunos e professores, sendo a maior e mais poderosa agência de ensino da
Palavra de Deus de que a Igreja dispõe”.
Tornou-se a Escola Dominical tão
importante, que já não podemos conceber uma igreja sem ela. Haja vista que, no
dia universalmente consagrado à adoração cristã, nossa primeira atividade é
justamente ir a esse prestimoso educandário da Palavra de Deus. É aqui onde
aprendemos os rudimentos da fé e o valor de uma vida inteiramente consagrada ao
serviço do Mestre.
A. S. London afirmou, certa vez, mui
acertadamente:
“Extinga a Escola Bíblica Dominical,
e dentro de 15 anos a sua igreja terá apenas a metade dos seus membros”.
Quem haverá de negar a gravidade de
London? As igrejas que ousaram prescindir da Escola Dominical jazem quase
extintas e prestes a morrer.
IV - CRONOLOGIA DA ESCOLA DOMINICAL
NO MUNDO, NO BRASIL E NAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS:
ANO
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ACONTECIMENTO
|
1736
|
14/09
Nasce Robert Raikes, na Inglaterra. |
1780
|
Robert Rikes, jornalista evangélico (episcopal), com 44 anos, realiza
em Gloucester, Inglaterra, as primeiras aulas aos domingos pela manhã para
crianças sobre leitura, escrita, aritmética, instrução moral e cívica e
conhecimentos religiosos, dando início à Escola Dominical, não exatamente no
modelo que temos hoje, mas como escola de instrução popular gratuita, o que
veio a ser a precursora do moderno sistema de ensino público. As primeiras
professoras foram assalariadas por Raikes.
|
1783
|
03/11
Dia Natalício da Escola Dominical, pois Raikes, após três anos de
experiência com 7 Escolas Dominicais em casas particulares e com 30 alunos em
cada uma delas, alcança êxito em seu trabalho com a transformação na vida de
duas crianças.
A Escola Dominical passou das casas particulares para os templos, os quais passaram a encher-se de crianças. |
1784
|
Quatro anos após a fundação, a Escola Dominical já contava com 250 mil
alunos matriculados.
|
1785
|
Raikes Organiza a primeira União de Escolas Dominicais, em Gloucester,
com ajuda de William Fox.
Surgem as primeiras Bíblias, Testamentos e Livros para serem usados
especialmente nas Escolas Dominicais. Raikes publica o Sunday School
Companion, que era um simples livro de leitura de versículos bíblicos.
É iniciado o movimento de Escolas Dominicais nos Estados Unidos da
América, na Casa de William Elliott, inspirado nos exemplos britânicos.
|
1790
|
É fundada a primeira União de Escolas Dominicais dos EUA, em
Philadelphia, para prover salas de aulas e professores para as escolas. Em
Charleston, EUA, a Conferência Metodista reconhece oficialmente as suas
Escolas Dominicais.
|
1797
|
Somente na Inglaterra chega a mil o número de Escolas Dominicais.
|
1800
|
Surgem fortes ataques contra a Escola Dominical. Raikes‚ acusado de
"profanador do Dia do Senhor", pelo fato de fazer funcionar a
Escola aos domingos... Tal acusação partiu dos religiosos da época. No
Parlamento chegou a ser apresentado um decreto para proibir Escolas
Dominicais em toda a Inglaterra. Tal decreto jamais foi aprovado.
|
1810
|
O movimento já contava com mais de três mil Escolas Dominicais e com
aproximadamente 275 mil alunos matriculados.
|
1811
|
Começa a separação de classes para que adultos analfabetos, assim como
as crianças, também pudessem aprender a ler a Bíblia. O movimento chega a 400
mil alunos matriculados só na Inglaterra.
5/04
Morre Robert Raikes, aos 76 anos de idade, tendo a Escola Dominical se espalhado por toda a Inglaterra e em outras partes do mundo. |
1820
|
Começam os primeiros passos para congregar as Uniões locais de Escolas
Dominicais numa central - União Americana de Escolas Dominicais.
|
1824
|
25/05
A União Americana de Escolas Dominicais, em Filadélfia, EUA, torna-se
a representante nacional de 723 Escolas afiliadas e 50 mil alunos.
|
1831
|
As Escolas Dominicais chegam a 1.250.000 alunos matriculados, cerca de
25% da população da Inglaterra na época.
|
1832
|
03/10
Realizada a Primeira Convenção Nacional da União Americana de Escolas Dominicais, em New York. |
1836
|
O Rev. Justin Spauding, da Igreja Metodista, organiza no Rio de
Janeiro, entre estrangeiros, uma congregação com cerca de 40 pessoas e em
junho abre uma Escola Dominical com 30 alunos, dos quais alguns eram
brasileiros, ensinados na sua própria língua.
|
1855
|
19/08
Robert Kalley e sua esposa Da. Sarah Poulton, casal de missionários escoceses, realizam a primeira aula de Escola Dominical para cinco crianças, em sua residência na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, o que resultaria na fundação da Igreja Evangélica Fluminense, embrião da Igreja Congregacional. |
1911
|
Dois meses após a fundação das Assembléias de Deus, é realizada a
primeira aula de Escola Dominical, na casa do irmão José Batista Carvalho, na
Av. São Jerônimo, em Belém, PA.
|
1920
|
Começa a circular como suplemento do Jornal Boa Somente em Belém, PA,
os Estudos Dominicais, o embrião da atual revista Lições Bíblicas, para
Jovens e Adultos.
|
1930
|
Lançada a revista Lições Bíblicas para adultos, inicialmente comentadas
pelos missionários suecos Samuel Nyström e Nils Kastberg. A CPAD ainda não
tinha sido fundada.
|
1932
|
25 a 31/7
Realizada a XI Convenção Mundial de Escolas Dominicais, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. |
1943
|
Lançada a primeira revista para crianças na Escola Dominical das
Assembléias de Deus, escrita pelas professoras Nair Soares e Cacilda de
Brito.
|
1955
|
Surge nova revista infantil da CPAD, chamada Lições Bíblicas para
Criança, para as idades de 6 a 8 anos. Publicado o primeiro comentário de
Lições Bíblicas de autoria do missionário sueco Eurico Bergstén, que viria
ser o comentarista com o maior número de lições escritas: 35.
19/8
Completados 100 anos de fundação das Escolas Dominicais no Brasil. |
1973
|
Novamente lançada pela CPAD uma revista para crianças por iniciativa e
comentários do pr. José Pimentel de Carvalho, sob o título: Minha Revistinha,
para as idades de 4 e 5 anos.
|
1974
|
Fundado o Departamento de Escola Dominical da CPAD (atual Setor de
Educação Cristã), sob a chefia do pastor Antônio Gilberto.
1 a 06/07
Realizado o primeiro CAPED (Curso de Aperfeiçoamento de Professores da Escola Dominical), da CPAD e fundado pelo pastor Antônio Gilberto, na Assembléia de Deus de São Cristóvão, RJ.
Lançado o Livro "Manual da Escola Dominical", de autoria do
pastor Antônio Gilberto, best-seller da CPAD e livro-texto do CAPED.
Lançada pela CPAD a revista infantil Estudando a Bíblia (atual revista
Juniores, para crianças de 9 a 11 anos).
|
1980
|
Comemorados os 200 anos de fundação da Escola Dominical no mundo pela
Associação lnternacional de Educação Cristã (ICEA).
O número de alunos em todo o mundo‚ é estimado em 120 milhões, com
cerca de 2 milhões de Escolas Dominicais (não nos moldes do modelo britânico
de Raikes) e 8 milhões de professores.
|
1981
|
Lançado pela CPAD o Primeiro Plano de Revistas da Escola Dominical
para Assembléias de Deus, formulado pelo pastor Antônio Gilberto, que
estabelecia, pela primeira vez, revistas para cada faixa etária da Escola
Dominical.
|
1982
|
Lançada a revista Mensageiros da Fé (atual Adolescentes Vencedores),
para crianças de 12 a 14 anos.
Lançada revista do Mestre para a revista Lições Bíblicas (Jovens e
Adultos), comentadas pelos missionários João Kolenda Lemos e sua esposa Doris
Ruth Lemos.
|
1985
|
Lançado pela CPAD o Curso Evangelização Infanto-Juvenil (CEI)
destinado ao treinamento de professoras de crianças e adolescentes (curso
atualmente fora desativado).
|
1994
|
Reformulado e Relançado pela CPAD o Plano de Revistas formulado em
1974, com a inclusão de duas novas revistas: Campeões da Fé (atual Juvenis
Lições Bíblicas), para adolescentes de 15 a 17 anos, e a revista Discipulado
para novos convertidos.
|
1996
|
Lançada a campanha da CPAD Biênio da Escola Dominical - 96/97
"Achei o Livro na casa do Senhor"
5 a 07/06
Realizado o I Encontro Nacional de Superioridades de Escola Dominical, no Hotel Glória, Rio de Janeiro, RJ. |
1998
|
10 a 13/6
Realizado o I Congresso Nacional de Escolas Dominicais das Assembléias de Deus, no Riocentro, Rio de Janeiro, RJ.
11 a 20/11
Realizado o primeiro CAPED fora do Brasil, em Moçambique, África. Lançado o CAPED em vídeo com 5 fitas. |
1999
|
12 a 15/11
Realizada a Conferência Nacional de Escolas Dominicais, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
Lançada a revista Lições Bíblicas Mestre em CD-ROM.
Lançada a Revista Ensinador Cristão, da CPAD, para circular a partir
do 1º trimestre de 2000.
Reformulado e relançado o Plano de Revistas da CPAD da edição de 1994,
tendo as primeiras revistas de Escola Dominical no Brasil totalmente
coloridas e tendo a inclusão de mais duas revistas: a Maternal, para crianças
de 2 e 3 anos, e a Discipulado Mestre.
|
2000
|
Lançadas as revistas de Escola Dominical da CPAD para toda a América
Latina pela Editorial Patmos. (editora da CPAD para o mundo hispânico).
24 a 27/05
Realizado o segundo CAPED fora do Brasil: Nova Iorque, EUA.
Lançado o CEI em vídeo com 4 fitas.
Lançada a Cartilha Escola Dominical Revistas e Currículos, para
pastores, superintendentes, coordenadores de departamentos e professores.
Lançada a campanha todos na Escola Dominical cada crente um aluno,
para mobilizar as Igrejas a envolverem a grande partes de seus membros que
não frequentam a Escola Dominical nas Assembléias de Deus.
06 a 09/09
Realizado o II Congresso Nacional de Escolas Dominicais nas Assembléias de Deus, no Riocentro, Rio de Janeiro. |
V – O MINISTÉRIO DE ENSINO DE JESUS:
Jo 3:2 –
Nicodemos chamou Jesus de “RABI”, que significa UM GRANDE HOMEM EM MATÉRIA DE ENSINO. E Jesus de fato o é. Ele é o
Mestre Supremo e sem igual. Os conhecimentos que O tornaram verdadeiramente
grande e maravilhoso foram recebidos diretamente de Deus (Jo 7:16-17).
Vejamos o
exemplo de didática deixado pelo Mestre dos mestres, o Senhor Jesus:
(1) – JESUS ERA SIMPLES NO ESTILO E LINGUAGEM
– Tendo sido o maior de todos os mestres, os ensinos de Jesus foram os mais
simples, ao alcance de todas as classes ouvintes. Em frases curtas, expunha as
verdades mais profundas a respeito do futuro, da eternidade, do céu e do
inferno. As Suas palavras, em forma de paradoxo, produziam nos ouvintes impacto
capaz de despertar as consciências adormecidas, conduzindo-os à realidade dos
deveres para com Deus (Jo 7:46).
(2) - JESUS POSSUÍA ENSINOS UNIVERSAIS
– Cada país tem a sua própria legislação e costumes. Por isto, há diferentes
métodos de ensino, para as diferentes regiões. Os ensinos de Jesus, entretanto,
são universais: Servem para todo mundo, para todos os lugares, para todas as
épocas. Muito longe de serem filosofias complicadas, os ensinos de Jesus
apontavam a solução para o problema de todas as classes: crianças e velhos; pescadores
e mestres da lei; no Seu tempo e em nossos dias.
(3) - JESUS ENSINAVA COM AUTORIDADE –
Mt 7:28-29 – As palavras dos escribas eram simples produto do que tinham na
mente; destituídas de vida e poder. As palavras de Jesus, porém, tinham força
de um decreto emanado da autoridade competente. Suas lições eram leis; Suas
palavras, mandamentos divinos. A doutrina de Jesus era transmitida no poder do
Espírito, ao espírito dos homens, desfazendo-lhes as dúvidas e implantando-lhes
profunda convicção da verdade (Jo 6:63).
VI – EFEITOS DO ENSINO DO MESTRE DOS MESTRES NO
CAMINHO PARA EMAÚS:
Leiamos Lc
24:17-20, 25-27, 32-35 e analisemos:
(1) - OS OLHOS DOS DISCÍPULOS FORAM ABERTOS E
RECONHECERAM JESUS– Lc 24:31 - É vazia a mensagem que não traz ao
ouvinte o conhecimento de Jesus – Sl 119:130; II Pe 3:18.
(2) - A MENSAGEM DE CRISTO FEZ ARDER O CORAÇÃO
DOS ALUNOS – Lc 24:32 – A mensagem do Mestre dos mestres, dada por Ele
mesmo, não alcança somente o ouvido, alcança também o coração.
(3) - OS APRENDIZES PASSARAM A TER UMA VISÃO
MISSIONÁRIA – Lc 24:33 – A mensagem que ardia no coração libertou os
discípulos do medo e do pessimismo, fazendo com que voltassem a Jerusalém com a
missão de contar o que lhes acontecera no caminho para Emaús.
(4) - ABRIU-SE O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS PARA
COMPREENDEREM AS ESCRITURAS – Lc 24:44-45 – Para muitos, a Escritura é
um livro misterioso e a exposição dos falsos mestres simplesmente gera confusão
e até mesmo conduz a uma maior incredulidade. Se o mestre é de fato portador do
dom divino para ensinar, os resultados de sua mensagem são os mesmos da
mensagem de Cristo aos discípulos desanimados.
VII – FINALIDADES DO DOM DE MESTRE:
Mestre é o ministro que recebe de Deus o dom de
ensinar. Aqueles que possuem este importante dom devem dedicar-se em fazê-lo
com diligência, não esquecendo que os dons espirituais, não obstante a sua
procedência divina, dependem também do cuidado e do zelo de quem o recebe (Rm
12:6-8; I Cor 12:28; Ef 4:11 cf I Cor 14:12; I Tm 4:14; II Tm 1:6).
(1) - PREVENIR
CONTRA A TENTAÇÃO E O PECADO – A sã doutrina não é apenas remédio
curativo; é, antes, preventivo. A falta de mestre é a causa da instabilidade
das Igrejas. Onde a doutrina é ministrada com segurança, há crentes sempre
firmes e fiéis. (Sl 119:9, 11 cf Ed 8:1-3, 8-9).
(2) - CORRIGIR
ATITUDES E COSTUMES ERRADOS – Tg 1:21; Ef 5:25-26 – A palavra de Deus
ensinada com habilidade do Espírito Santo fertiliza e vivifica a vida
espiritual do rebanho e cria nos corações ódio ao pecado e desejo de santidade.
(3) - PRODUZIR
CONVICÇÕES FORTES – (II Tm 4:1-5) Crentes sem convicção são como
árvores sem raízes. Igrejas sem mestres da parte de Deus são edifícios sem
alicerces. A falta de convicção gera a incerteza da vida futura e abre caminho
para toda sorte de fracassos morais e espirituais (I Rs 18:21).
(4) - PREPARAR
PARA O SERVIÇO CRISTÃO – (II Tm 3:16-17) – Felizes são os crentes que
têm oportunidade de aprender com um mestre da parte de Deus. A resposta a isso
pode ser encontrada nos insucessos de muitas Igrejas que desconhecem e
desprezam o dom de mestre. Tais Igrejas produzem poucos obreiros e estes com
pouco preparo espiritual.
VIII – CONSIDERAÇÕES FINAIS:
No mundo, há muitas coisas que
pessoas sinceras e humanitárias fazem, sem pensar ou imaginar a extensão de
influência que seus atos podem ter. Certamente, Robert Raikes nunca imaginou
que as simples aulas que ele começou entre crianças pobres, analfabetas da sua
cidade, no interior da Inglaterra, iriam crescer para ser um grande movimento
mundial.
Hoje, a Escola Dominical conta com
mais de 60 milhões de alunos matriculados, em mais de 500 mil igrejas
protestantes no mundo. É a minúscula semente de mostarda plantada e regada, que
cresceu para ser uma grande árvore cujos galhos estendem-se ao redor do globo.
FONTES DE CONSULTA:
Manual da Escola Dominical
– CPAD – Pastor Antônio Gilberto
Estudo Bíblico – “A EBD E O MINISTÉRIO DO ENSINO NA IGREJA – Pr. Caramuru Afonso
Francisco
Títulos e Dons
do Ministério Cristão – CPAD – Estêvam Ângelo de Souza
Lições
Bíblicas – CPAD – 2º trimestre de 1994 – comentarista: Estêvam Ângelo de Souza
Estudo Bíblico
– “A MINÚSCULA SEMENTE DE MOSTARDA QUE SE TRANSFORMOU EM UMA GRANDE ÁRVORE” – Professora
Ruth Dorris Lemos
2 comentários:
A paz do senhor pastor, amei seu comentário pois me foi muito útil, que o senhor Jesus continue lhe abençoando.
Agradeço aos irmãos em Cristo pelas postagens de seus comentários. Desejo, sinceramente, que o nosso Deus continue abençoando suas vidas abundantemente.
Visitei os blogs sugeridos.
Permaneçamos na paz do Senhor.
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