COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







1 de set. de 2014

3º TRIMESTRE DE 2014 - LIÇÃO Nº 10 - 07.09.2014 - "O PERIGO DA BUSCA PELA AUTORREALIZAÇÃO HUMANA"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 10 - DATA: 07/09/2014
TÍTULO: “O PERIGO DA BUSCA PELA AUTORREALIZAÇÃO HUMANA”
TEXTO ÁUREO – Tg 4.10
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Tg 4.1-10

PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/







I – INTRODUÇÃO:




O servo de Deus precisa estar orando e vigiando para não se deixar dominar pelas paixões carnais.





II - ORIGEM DAS GUERRAS E PELEJAS NAS IGREJAS




(1) - O Diabo - Ele tentou Jesus (Lc 4.2; Mt 4.1) e continua tentando os servos de Deus, provocando guerras c pelejas entre os crentes que dão lugar à sua ação. Ele anda "em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (l Pe 5.8). Havendo guerras e pelejas, não há união e, sem esta, não há bênção. Devemos prevenir-nos contra as "astutas ciladas do diabo" (Ef 6.11).




(2) - A carne - Tiago, indagando de onde vêm as guerras e pelejas entre os crentes, responde que vêm dos deleites que guerreiam nos seus membros (v. l). Paulo diz que os pecados "operavam em nossos membros" (Rm 7.5). Essas paixões ou deleites que operam nos nossos membros (a natureza carnal), tanto podem ser de origem sexual, como emocional e moral, as quais geram contendas. Alguém pode deleitar-se, em ver o mal ou a queda do outro. É prazer diabólico.




(3) - Desejo de poder - Esse desejo carnal de poder tem origem em Lúcifer, que, ao desejar tomar o lugar de Deus, imaginou-se grande (cf. Ez 28.2,17). Há muitos que, para "subir" nos cargos, procuram passar por cima dos outros, gerando guerras e pelejas desnecessárias. O melhor é humilhar-se sob a potente mão de Deus e ser exaltado por Ele a Seu tempo (Tg 4.10, l Pe 5.6).




(4) – Cobiça - O apóstolo diz: "Cobiçais e nada tendes" (v.2a). Cobiça é a "ambição desmedida de riquezas". É irmã da avareza. É o desejo incontrolável e malsão de obter dinheiro e outros bens materiais, não importando como. Isso é pecado. A Bíblia diz que "...o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" (l Tm 6.10).




(5) – Invejas - "...sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar" (v.2b). A inveja é prima da cobiça e da avareza. Esta palavra vem do latim “invídia”, significando "desgosto ou pesar pela felicidade de outrem; desejo violento de possuir o bem alheio" (Dicionário Aurélio). Na Bíblia, inveja é "obra da carne" (Gl 5.21). Seja qual for o sentido, inveja é sentimento carnal e diabólico, sendo causa de guerras e contendas entre pessoas nas igrejas. O invejoso é um fraco, um escravo de si mesmo. Que Deus tenha misericórdia dessa gente, despertando-as para a conversão do seu eu.





III - CONSEQUÊNCIAS DAS PAIXÕES HUMANAS:




(1) - Carência de bens espirituais - "Nada tendes, porque não pedis" (v.2c). O apóstolo falava a crentes que, ao invés de buscarem a Deus, em oração sincera, ficavam a guerrear entre eles, cobiçar o que era dos outros. Tudo isso gerava um clima de inquietação, que não motivava a adoração a Deus. Paulo, escrevendo aos filipenses, diz que devemos orar, suplicar e apresentar ações de graças, em lugar de inquietar-nos. Assim, teremos a paz de Deus (Fp 4.6,7).




(2) - Orações não respondidas - "Pedis e não recebeis" (v.3). No versículo anterior, o apóstolo diz que eles não pediam. Aqui, diz que pediam, mas não recebiam. Por quê? A resposta é dada em seguida: "...porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" (v.3). Em meio às guerras e pelejas internas, na igreja local, seus pedidos não tinham valor. Temos o direito de pedir o que quisermos ao Senhor, desde que o objetivo não seja egoísta, e, acima de tudo, seja para a glória de Deus. Jesus ensinou os discípulos a orar (ver Mt 6.5-13).




(3) - Infidelidade espiritual - Tiago chamou aqueles crentes de "adúlteros e adúlteras" (v.4a). Podemos entender que se tratava de infidelidade espiritual, pois o apóstolo acentua que "a amizade do mundo é inimizade contra Deus". Entre aqueles crentes, não havia lugar para o Espírito de Deus. João diz que "Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" (l Jo 2.15). Esse amor ao mundo configura adultério ou infidelidade espiritual. Deus não aceita isso, em hipótese alguma. Jesus disse que "ninguém pode servir a dois senhores..." (Mt 6.24).





IV - O RELACIONAMENTO COM DEUS PREJUDICADO




(1) - O Espírito tem ciúmes (v.5b) - Apesar de certos estudiosos da Bíblia acharem que o versículo é ambíguo quanto ao termo Espírito, o cuidadoso e amplo estudo do contexto, acrescido das demais passagens correlatas, deixa claro tratar-se do Espírito Santo, que, ante a amizade do crente com o mundo, tem zelo extremo, entristecendo-se com esse "adultério" espiritual. As guerras e pelejas, próprias de carnais, sufocam a comunhão com o Espírito Santo.




(2) - "Deus resiste aos soberbos" (v.6a) - O soberbo é o mesmo que orgulhoso. Este, na verdade, não tem nada de positivo em sua vida. De acordo com a Psicologia, orgulho é medo. O orgulhoso tem medo de não ser respeitado, de não ser reconhecido. Por isso, exalta-se a si mesmo, buscando a qualquer custo "honra e estima dos outros a fim de satisfazer o seu orgulho" (Bíblia de Estudo Pentecostal). Assim, em sua exaltação, perde a oportunidade de ser abençoado por Deus. E pior: encontra pela frente a resistência da poderosa mão de Deus. Ao contrário disso, diz Tiago que Deus "dá, porém, graça aos humildes".





V - COMO EVITAR AS PAIXÕES HUMANAS:




(1) - Sujeitando-se a Deus e resistindo ao Diabo (v.7) - O apóstolo diz que devemos sujeitar-nos a Deus, resistindo ao Diabo, e este fugirá de nós. Sem a ação diabólica na igreja, não haverá lugar para guerras, pelejas e contendas.




(2) - Chegando-se a Deus (v.8) - Estando perto de Deus, pela oração e comunhão, os crentes adquirem intimidade com o Senhor. Os sentimentos maus são afastados pela presença do Espírito de Deus.




(3) - Purificando o coração (v.8c) - Davi disse que o jovem purifica o seu caminho e não peca, observando a Palavra de Deus e escondendo-a no coração (Sl 119.9-11). Tiago exorta aos crentes pecadores a limparem seus corações e, aos de duplo ânimo, a purificar o coração. Isso afugenta as paixões humanas.




(4) - Sentindo as misérias (v.9) - O apóstolo exorta a que os crentes carnais, cheios de inveja e cobiça, ao invés de pelejarem entre si, devem converter-se, sentindo suas misérias, através do lamento e do choro, tornando o riso da carne em pranto interior, e o gozo mundano em tristeza, atitudes essas que significam mudanças perante Deus.




(5) - Humilhando-se perante o Senhor (v.10) - Já vimos que Deus dá graça aos humildes (v.6). Se os crentes se humilharem, Deus os exaltará. Se eles se exaltarem, serão humilhados. A humildade é a arma por excelência contra o orgulho, a inveja, a cobiça, as pelejas e guerras nas igrejas.




(6) - Não falar mal uns dos outros (v.ll) - Tiago ensina-nos que não devemos falar mal uns dos outros. Se o fizermos, passamos à condição de juízes da lei, tomando o lugar de Deus, o que é perigoso. Finalmente, o apóstolo conclui: "Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?" (v.!2b). Todos os meses, tomamos a Ceia do Senhor e o texto básico de l Cor 11.31 diz que ali temos um momento apropriado em que devemos julgar a nós mesmos e não aos outros.





VI – CONSIDERAÇÕES FINAIS:




Fica bem claro que as guerras e pelejas entre os crentes, como manifestações das paixões humanas, têm sido utilizadas como instrumento de perturbação da obra do Senhor. O Adversário sabe que a igreja só marcha mais rápido, quando há união, amor, humildade, oração sincera e comunhão com Deus. Se ele conseguir prejudicar o clima espiritual, o caminho está aberto para o fracasso. Que Deus nos ajude a evitar esses males em nós mesmos e ao mesmo tempo combatê-los.


FONTE DE PESQUISA E CONSULTA:
Lições Bíblicas CPAD – 1º TRIMESTRE DE 1999 – COMENTARISTA: Elinaldo Renovato de Lima.