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28 de jun de 2010

LIÇÃO Nº 01 - 04/07/2010 - "O MINISTÉRIO PROFÉTICO NO ANTIGO TESTAMENTO"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DA IGREJA EVANGÉLICA
ASSEMBLÉIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 01 - DATA:04/07/2010
TÍTULO: “O MINISTÉRIO PROFÉTICO NO ANTIGO TESTAMENTO”
TEXTO ÁUREO – Os 12:10
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Nm 11:24-29
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/


I – INTRODUÇÃO:

• Não existe escola ou curso teológico onde se ensina a função de profeta; tampouco é transmitida por hereditariedade, como no caso do sacerdote e rei! O ministério profético é uma chamada específica de Deus.


II – A IDÉIA ESCRITURÍSTICA DE PROFETA:

• OS TERMOS EMPREGADOS NAS ESCRITURAS: O V.T. emprega três palavras para designar um profeta. Observemos pela leitura dos versículos bíblicos abaixo:

• “Antigamente em Israel, indo qualquer consultar a Deus, dizia assim: Vinde, e vamos ao VIDENTE; porque ao PROFETA de hoje antigamente se chamava VIDENTE” – I Sm 9:9; e

• “Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o VIDENTE, e nas crônicas do PROFETA Natã, e nas crônicas de Gade, o VIDENTE” – I Cr 29:29.

• Desta forma, estudemos de forma separada:


II.1 – O TERMO “VIDENTE”:

• As palavras traduzidas por VIDENTE (RÕ’EH; HÕZEH ou CHOZEH) - enfatizam o meio pelo qual o profeta se comunicava com Deus. Significam:

“ALGUÉM QUE RECEBE REVELAÇÕES DA PARTE DE DEUS, PARTICULARMENTE NA FORMA DE VISÕES”.


II.2 – O TERMO “PROFETA”:

• A palavra traduzida por PROFETA (NÃBÎ’ ou NABHI) – Representa O PROFETA, quer verdadeiro ou falso, ou ainda aos profetas pagãos (Dt 13:1-5; I Rs 18:19).

• À vista disto, devemos estabelecer com cautela o significado desta palavra.

• Inicialmente, leiamos Ex 4:10-16 e 7:1-2 - Moisés colocou sua inabilidade de falar com clareza. Por conseguinte, ele não podia comparecer diante de Faraó como porta-voz do Senhor. Deus prometeu designar Arão para ser locutor de Moisés.

• Daí fica claro que a palavra “PROFETA” pode significar:

• (A) - AQUELE QUE FALA POR OUTRA PESSOA, PORQUE É A SUA BOCA; ou

• (B) - ALGUÉM QUE VEM COM A MENSAGEM DA PARTE DE DEUS.

• Comparemos as seguintes passagens bíblicas: Ex 7:1; Gn 20:7; Dt 18:15, 18.


II.3 – O TERMO “PROFETA” USADO NO PLURAL:

• O termo “PROFETAS” é usado para aludir àqueles que NÃO ATUAM COMO PORTA-VOZES DE DEUS.

• Samuel (que era juiz, profeta e sacerdote de Israel), presidia uma congregação de profetas para instruí-los nas coisas do Senhor e auxiliá-los no exercício do ministério profético. No tempo de Samuel havia homens que o seguiam; eles se ocupavam de louvar ao Senhor e procuravam instigar as pessoas a se voltarem para Deus (I Sm 10:5, 10; 19:18-20).

• Essa congregação de discípulos continuou no tempo de Elias e prosseguiu no tempo de Eliseu (I Rs 18:4, 13; II Rs 2:3; 6:1).

• Os seguidores de Elias e Eliseu se organizaram em grupos para ajudar e/ou aprender destes mestres. Eram chamados “filhos dos profetas” (I Rs 20:35).

• Usada, pois, no plural, a expressão “PROFETAS” significa:

•  (1) -  “COMPANHEIROS DE PROFETA”;

•  (2) - “SEGUIDORES DE PROFETA”;

• (3) - “FILHOS ou DISCÍPULOS ou APRENDIZES DE PROFETAS”.

• Desta forma, não há qualquer evidência bíblica de que grupos de homens foram alguma vez treinados para se tornarem profetas. DEUS CHAMAVA OS PROFETAS COMO INDIVÍDUOS (por ex.: Moisés, Samuel, Isaías, Jeremias, Ezequiel). O trabalho profético era uma atividade individual, em que um homem recebia uma mensagem de Deus e a transmitia ao povo.


II.4 – O TERMO PROFETA USADA NA FORMA FEMININA:

• Existe também a palavra PROFETA na forma feminina: PROFETISA (NeBÎ’ÃH’).

• Em Ex 15:20, Miriã é chamada de “PROFETISA”;

• A esposa de Isaías também é chamada de “PROFETISA” (Is 8:3).

• Da mesma forma que no plural, quando usado na forma feminina, o significado verte-se para

•  (1) - “COMPANHEIROS DE PROFETA”;

•  (2) - “SEGUIDORES DE PROFETA”;

• (3) - “FILHOS ou DISCÍPULOS ou APRENDIZES DE PROFETAS”.


II.5 - A PALAVRA PROFETA NO N.T.:

• No N.T. usa-se a palavra PROPHETES.


 • É um substantivo composto da raiz “PHÊ” = “DIZER”, “PROCLAMAR”, que sempre tem uma conotação religiosa; e

• o prefixo “PRO”, um advérbio de tempo que tem o significado de “ANTES”, “DE ANTEMÃO”.


• Assim, sugere-se o significado de:

• (1) - “AQUELE QUE PREDIZ”;

• (2) - “AQUELE QUE CONTA DE ANTEMÃO”;

• (3) - “PREDIZER”; “PROCLAMAR DE ANTEMÃO”.


• POSTO ISTO, se tomarmos em conjunto todas as formas utilizadas para a palavra PROFETA na Bíblia Sagrada, podemos deduzir que PROFETA É:


• (1) - ALGUÉM QUE VÊ COISAS, ISTO É, RECEBE REVELAÇÕES;


• (2) - AQUELE QUE ESTÁ A SERVIÇO DE DEUS, PARTICULARMENTE COMO MENSAGEIRO; e


• (3) - AQUELE QUE FALA EM NOME DE DEUS, POIS É A BOCA DO SENHOR.


III –COMO OS PROFETAS RECEBIAM AS MENSAGENS DIVINAS:

• A influência sobrenatural do Espírito de Deus sobre os verdadeiros profetas, capacitou-os a receberem, de diferentes maneiras, as mensagens dos céus.

• (1) – “Então DISSE O SENHOR a Moisés...” – Ex 7:1;

• (2) - “E chamou o Senhor a Moisés e FALOU COM ELE...” – Lv 1:1;

• (3) – “O Espírito do Senhor FALOU POR MIM, e a SUA PALAVRA esteve em minha boca... DISSE o Deus de Israel, a Rocha de Israel a MIM ME FALOU...” –II Sm 23:2-3;

• (4) – “Então veio o ESPÍRITO DO SENHOR no meio da congregação... ASSIM O SENHOR VOS DIZ...” – II Cr 20:14;

• (5) – “E o ESPÍRITO DE DEUS revestiu a Zacarias... e lhes disse: ASSIM DIZ DEUS:...” – II Cr 24:20;

• (6) - “VISÃO de Isaías... a qual ele VIU... porque FALA O SENHOR” – Is 1:1-2;

• (7) - “Assim VEIO A MIM A PALAVRA DO SENHOR, dizendo” – Jr 1:4;

• (8) – “... veio, DA PARTE DO SENHOR, ESTA PALAVRA A JEREMIAS, dizendo:...” – Jr 27:1

• (9) – “Palavra que, DA PARTE DO SENHOR, VEIO A JEREMIAS, dizendo: ASSIM FALA O SENHOR, O DEUS DE ISRAEL, dizendo...” – Jr 30:1-2;

• (10) – “... que VEIO ESTA PALAVRA DO SENHOR A JEREMIAS, dizendo: ... e escreve nele TODAS AS PALAVRAS QUE TE TENHO FALADO... e escreveu Baruque DA BOCA DE JEREMIAS TODAS AS PALAVRAS DO SENHOR... QUE ESCREVESTE DA MINHA BOCA AS PALAVRAS DO SENHOR...” – Jr 36:1-6;

• (11) – “... se abriram os céus, E EU VI VISÕES DE DEUS... VEIO EXPRESSAMENTE A PALAVRA DO SENHOR A EZEQUIEL... e ali ESTEVE SOBRE ELE A MÃO DO SENHOR” – Ez 1:1-3;

• (12) – “Caiu, pois, sobre mim O ESPÍRITO DO SENHOR E DISSE-ME: FALA: ASSIM DIZ O SENHOR...” – Ez 11:5;

• (13) – “... teve Daniel, na sua cama, UM SONHO E VISÕES...” – Dn 7:1;

• (14) – “... FOI REVELADA UMA PALAVRA A DANIEL, ..., e ele ENTENDEU ESTA PALAVRA E TEVE ENTENDIMENTO DA VISÃO” – Dn 10:1;

• (15) – “PALAVRA DO SENHOR FOI DITA A OSÉIAS, ... O PRINCÍPIO DA PALAVRA DO SENHOR POR OSÉIS; DISSE, POIS, O SENHOR A OSÉIAS...” – Os 1:1-2;

• (16) – “... PARA VER O QUE FALA COMIGO... Então, O SENHOR ME RESPONDEU E DISSE:...” – Hc 2:1-2


IV - MODOS COMO OS PROFETAS APRESENTAVAM A MENSAGEM DE DEUS:

• (A) – BREVES DECLARAÇÕES ORAIS E RÉPLICAS – Em várias ocasiões um profeta foi dirigido por Deus para confrontar um rei ou outro líder, apresentando-lhe uma mensagem curta de repreensão, encorajamento ou uma ordem específica a ser cumprida – I Sm 2:27-36; II Cr 11:1-4; 15:1-2; 19:1-3; I Rs 17:1; 21:17-24

• Quando Deus orientou o profeta Isaías para entregar uma mensagem de esperança ao rei Acaz e este demonstrou descrença desdenhosa, o Senhor deu ao profeta mais uma mensagem: de julgamento próximo – Is 7:1-25

• (B) – MENSAGENS ORAIS MAIS LONGAS – Nestas, temos as extensas declarações da Lei que Deus deu a Moisés e que este transmitiu ao povo – Ex 20:22 até o capítulo 23:33.

• (C) – BÊNÇÃO PATRIARCAL – Um exemplo de bênção patriarcal profética ocorre quando Jacó achou que seu fim estava próximo e José trouxe seus dois filhos, Manassés e Efraim, para ver seu avô. Jacó declarou que esses filhos de José teriam uma posição entre os próprios filhos de Jacó, como progenitores de tribos. Jacó, porém, cruzou as mãos deles, para colocar a mão direita no filho mais novo em lugar do mais velho. Quando José protestou, Jacó enfatizou que a tribo que descenderia do irmão mais novo seria a maior das duas – Gn 48:5, 13-20.

• Ainda em Gn 49, Jacó relata a bênção sobre seus próprios filhos. Apesar de nomear os seus filhos individualmente, Jacó tinha em mente a sua descendência.

• (D) – DESCRIÇÕES DE VISÕES – Em muitas ocasiões uma parte considerável da mensagem de um profeta consistia em descrever algo que lhe fora revelado numa visão – I Rs 11:7-23; Dn do capítulo 7 ao 12; Ez do capítulo 8 ao 11.

• (E) – AÇÕES SIMBÓLICAS – As descrições de ações proféticas com o propósito de inculcar uma mensagem importante, são mais comuns que os registros de visões. Essas “lições objetivas” deveriam ser claramente distinguidas das visões proféticas acima mencionadas – I Sm 15:27-28; I Rs 11:29-30; II Rs 13:15-19; Jr 13:1-11; 18:1-10; 19:1-13; 24:1-3; Ez 4:1-11; 5:1-4; 12:1-16.


V – CONSIDERAÇÕES FINAIS:

• Um livro que é inteiramente inspirado pelo Espírito Santo e que milhares de vezes repete: ASSIM DIZ O SENHOR, impõe autoridade divina e exige respeito e reverência, devendo ser obedecido (Sl 119:4 cf Sl 68:11; Is 30:8).


FONTES DE CONSULTA:

• Lições Bíblicas – CPAD – 1º Trimestres de 1995 – Comentarista: Antônio Mardônio Nogueira Vieira



• Lições Bíblicas – CPAD – 2º Trimestre de 1993 – Comentarista: Adilson Faria Soares



• Lições Bíblicas –CPAD - 4º Trimestre de 1996 – Comentarista: Antônio Gilberto



• Títulos e Dons do Ministério Cristão – CPAD – Estêvam Ângelo de Souza



• Bergstén, Eurico - A Santa Trindade – CPAD



• R. N. Chmplin e J. M. Bentes – Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia



• Tenney, Merril C. – Enciclopédia da Bíblia Cultura Cristã – Ed. Cultura Cristã



• Berkho, Louis - Teologia sistemática – Ed. Luz Para o Caminho Publicações