ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 12 - DATA: 22/06/2014
TÍTULO: “O DIACONATO”
TEXTO ÁUREO – I Tm 3.13
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: I Tm 3.8-13
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/
I – INTRODUÇÃO:
At 6.1-6 - Diácono é um servidor; um
oficial da Igreja, instituído pelos Apóstolos para:
(1º) – Socorrer aos necessitados;
(2º) – Servir as mesas; e
(3º) – Manter a boa ordem na casa de
Deus.
Há, pois, que se resgatar o ministério
diaconal, como no-lo mostra a Palavra de Deus, em At 6.
II – A ORIGEM DO DIÁCONO:
O sentido original da palavra “Diácono”
é “servo”, “servente de mesas”, “garçom”.
O termo, contudo, tem o mesmo
sentido de ministro e se relaciona também com a palavra empregada por Jesus, a
seu próprio respeito, quando disse: "O Filho do homem não veio para ser servido,
mas para servir" (Mt 20.28).
Além do sentido etimológico ora
estudado, geralmente se admite que a função de Diácono teve a sua origem na
escolha dos sete, em Atos 6.1-6, embora esses não sejam denominados de Diáconos.
No Novo Testamento, os Diáconos
tinham a função de administrar coisas materiais e se ocupavam do suprimento dos
necessitados na igreja.
Foi de fato a necessidade de
atendimento às viúvas helenistas que motivou a decisão dos apóstolos quanto à
separação de homens de excelentes qualidades para a função que deu origem ao
diaconato. O termo Diácono, entretanto, só depois, de muitos anos, Paulo o
menciona como parte do ministério da Igreja.
III – O DIÁCONO:
I Tm 3.8 – Já no início da atividade
em Jerusalém, manifestou-se a necessidade de separar alguns homens cheios do
Espírito Santo e de sabedoria, para servirem como Diáconos, atendendo assuntos
materiais e sociais, para aliviar a sobrecarga que estava sobre os ombros dos
ministros, a fim de que estes pudessem dedicar-se à oração e ao ministério da
Palavra – At 6.1-4.
Os Diáconos não são os responsáveis
diretos pelo lado material, nem pelo social da Igreja, mas são constituídos
“sobre este importante negócio” por aqueles a que caberia fazê-lo – At 6.3.
Eles, assim, não fazem parte propriamente do governo da Igreja.
Os Diáconos, sendo cheios do
Espírito Santo, podem tomar parte na pregação da Palavra, como faziam os Diáconos
Estêvão (At 6.10) e Filipe (At 8.5). O que se espera de um bom Diácono é um bom
serviço – I Tm 3.13.
IV – A FUNÇÃO DO DIÁCONO:
Na Igreja Primitiva, o Diácono se
ocupava especialmente de arrecadar donativos e distribuir alimentos aos pobres,
aos necessitados.
Esta prática cristã esteve em franca
evidência, especialmente nos primeiros anos da Igreja Primitiva, quando havia
verdadeira comunidade de bens, entre os cristãos - At 4.32,35.
Esta prática cristã constituía um
vasto campo de atividade e exigia a dedicação de homens fiéis. Era um trabalho
de grande responsabilidade. Por isto, a exigência - At 6.3.
Tendo em vista a função original do Diácono,
podemos concluir: onde quer que haja uma igreja que mantenha trabalhos sociais,
com reais serviços de atendimento aos necessitados, a cargo de um Diácono, aí
estará um tipo do Diácono do Novo Testamento, pois a menção de "servir às
mesas", em nada se relaciona com a solenidade de distribuição da Santa
Ceia em nossos dias. O Diácono tinha mesmo um ministério material como
administrador de alimentos à comunidade pobre.
É provável que este sistema de
beneficência cristã haja sofrido alguma modificação ou mesmo restrição. Cedo
apareceram os que, à semelhança de Ananias e Safira, pretendiam imitar Barnabé
e outros abnegados doadores (At 4.36,37; 5.1-11).
Também surgiram os que abusavam da
generosidade dos irmãos, vivendo sem trabalhar, na exclusiva dependência da
igreja. Isto se deduz das enérgicas admoestações de Paulo - Ef 4.28; l Ts
4.10,11; 2 Ts 3.10 - . Esta regulamentação atingiu até mesmo as viúvas - l Tm
5.16.
A situação chegou a ponto de Paulo e
seus companheiros, em detrimento dos seus direitos,
resolverem apresentar-se como exemplos, trabalhando com as próprias mãos - 2 Ts
3.8,9.
Estas passagens tanto revelam as
providências para coibir as irregularidades, como demonstram que o serviço de
atendimento aos necessitados não existiu somente em Jerusalém, mas também entre
os gentios.
Nas epístolas de Paulo, dezenas de
anos depois do início da Igreja em Jerusalém, são encontradas expressões como
estas: "Servir aos santos e ainda servis", que correspondem à função
de Diácono na igreja entre os gentios, em diversos lugares.
V – AS QUALIDADES DO DIÁCONO:
l Tm 3.8,9 - As qualidades exigidas
para o Diácono são semelhantes às do bispo-presbítero. Entre outras coisas,
lhes é exigida integridade no falar, e serem livres de "sórdida
ganância", qualidade indispensável a quem lida com dinheiro e bens
alheios.
Não somente as exigências para a
escolha de Atos 6, mas também outros passos bíblicos revelam a seriedade com
que era encarado o assunto. Paulo, instruindo os Coríntios, a respeito das
ofertas recolhidas para os pobres de Jerusalém, na época de fome, diz - l Co
16.3 .
É regra sem exceção na Bíblia: Para
qualquer trabalho para Deus e Sua causa, a responsabilidade corresponde à honra
e ao privilégio do encargo.
VI – O TRABALHO ESPIRITUAL DO DIÁCONO:
Conquanto a função do Diácono fosse
especificamente o atendimento dos necessitados, este não estava privado de
exercer atividades espirituais, pregar o Evangelho e nem de possuir
extraordinários dons sobrenaturais. Os dons espirituais podem dar origem a
títulos ministeriais, contudo não se limitam e nem sempre correspondem a tais
títulos.
Se admitimos que os sete foram os
primeiros Diáconos, forçoso nos será concordar que o Diácono pode ser portador
de extraordinários dons e, consequentemente, habilitado para grandes obras no
Reino de Deus.
De Estêvão, está escrito: At 6.8,10.
A respeito de Filipe, lemos: At
8.6,7.
Os homens escolhidos deviam ser
"de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria" (At 6.3). Não
há dúvida de que homens com tais qualidades e condições espirituais poderão ser
usados por Deus para qualquer trabalho na Sua Igreja: l Tm 3.13.
Será sempre de grande proveito na
igreja o Diácono segundo o modelo bíblico.
VII – CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Em geral, a Igreja Primitiva julgava
ter tido a origem da ordem de Diácono nos sete homens escolhidos de que fala At
6.
Entretanto, devemos observar que
aqueles sete homens escolhidos nunca são chamados de “Diáconos” em Atos dos Apóstolos.
Somente pelo fim da vida do apóstolo
Paulo é que há claros indícios de aparecerem os “Diáconos” como fazendo parte
regular da organização da Igreja. Somente, então, eles são mencionados com os “Bispos”
da Igreja de Filipos e, em I Tm 3, é que o apóstolo Paulo estabeleceu regulamentos
para ambos os cargos.
Por fim, devemos notar que a palavra
“Diácono” se usa no N. T. no sentido
geral de:
(A) – Servo ou agente de um rei – Mt
22.13;
(B) – Servo ou agente de Deus – Rm 13.4;
e
(C) – Servo ou agente de Jesus
Cristo – I Tm 4.6.
É exatamente neste sentido (servo ou
agente) que o apóstolo Paulo fala de si próprio como de um Diácono ou ministro
do Evangelho e da Igreja – Cl 1.23, 25.
FONTES DE CONSULTA E
PESQUISA:
Títulos
e Dons do Ministério Cristão – CPAD – Estêvam Ângelo de Souza
Teologia
Sistemática – CPAD - Eurico Bergstén
Dicionário
Bíblico Universal – Editora Vida – Buckland
Dicionário
Teológico – CPAD – Claudionor Corrêa de Andrade