COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







28 de dez. de 2015

1º TRIMESTRE DE 2016 - LIÇÃO Nº 01 - 02.12.2016 - "ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 01 - DATA 02/01/2016
TÍTULO: “ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS”
TEXTO ÁUREO – II Tm 3.1
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Mt 24,4-5, 11-13; I Ts 1.10

PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO






I – INTRODUÇÃO:



Não sabemos a que hora e em que momento Jesus virá. A hora e o dia somente o Pai sabe.     Porém, Sua vinda não nos pegará de surpresa, pois, como filhos de Deus, não temos mais prazer no pecado e procuramos viver em santidade.




II – A PALAVRA ESCATOLOGIA:



ESCATOLOGIA = O QUE VEM POR ÚLTIMO Designa a doutrina que diz respeito ao fim do mundo presente e ao mundo futuro (At 2:17; I Tm 4:1a; II Tm 3:1; Hb 1:1; II Pe 3:3a)



O nome ESCATOLOGIA baseia-se nas passagens das Escrituras que falam sobre os:



(A) - ÚLTIMOS DIAS (Is 2:2; Mq 4:1); OS ÚLTIMOS TEMPOS (I Pe 1:20) e;



(B) - A ÚLTIMA HORA (I Jo 2:18).



É verdade que estas expressões, às vezes, se referem a toda a disposição do Novo Testamento, mas, mesmo assim, incorporam uma Escatologia.




III - A IMPORTÂNCIA DA ESCATOLOGIA:



Ela levanta várias questões, tais como:



(A) - Qual é o fim ou destino final do indivíduo?



(B) - Qual a meta rumo a qual a raça humana caminha?



(C) - O homem perece na morte ou entra noutro estado de existência, quer de bem-aventurança ou quer de infortúnio?



(D) - As gerações dos homens virão e passarão numa sucessão interminável e finalmente sucumbirão no esquecimento, ou a raça dos filhos dos homens e toda a criação estarão a mover-se para algum fim que lhe foi designado por Deus?




IV - A ESCATOLOGIA PODE SER:



(A) - PROFÉTICA (baseada em visões ou predições sobre o futuro) – Jl 2:28-29 cf At 2:17-21; I Tm 4:1; II Tm 3:1; Hb 1:1; II Pe 3:3



Portanto, a expressão OS ÚLTIMOS DIAS e seu equivalente, apontam para: A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO NA SUA PLENITUDE; PARA A ÉPOCA DO EVANGELHO DE CRISTO e, concomitantemente, PARA OS ÚLTIMOS DIAS MAUS



(B) - APOCALÍPTICA (acompanhada de descrições imaginárias) – Lc 17:26-27:



(B.1) - COMER E BEBER = Orgias com comes e bebes; desregrados e licenciosos prazeres da mesa;



(B.2) - CASAVAM-SE E DAVAM-SE EM CASAMENTO = O casamento não é pecado, mas o sentido é que DESPOSAVAM MULHERES E REPUDIAVAM-NAS (Gn 4:19);



(B.3) - NÃO DERAM OUVIDOS A NOÉ (II Pe 2:5);



(B.4) - TINHAM CONHECIMENTO INTELECTUAL, porquanto construíram a arca;



(B.5) - PÉSSIMAS CONDIÇÕES MORAIS (Gn 6:5, 11)



(C) - PROSPECTIVA (fundamentada em conjecturas científicas) – Dn 12:4; Ne 2:4 (automóvel); Apc 11:9; (televisão); Lc 21:26 cf Apc 13:13 (bomba atômica); Zc 14:12 (bomba de neutron)



(D) - DIALÉTICA (baseada em raciocínios sobre a Filosofia ou Teologia da História) – Lc 2:1, 11 (terremotos); Lc 21:25 (maremotos); Mt 24:7 (flagelos); Tg 5:1-4 (luta entre o capital e o trabalho); II Tm 3:1-5 (homens sem lei)




V - CONTEÚDO DA ESCATOLOGIA:



(1) - INDIVIDUAL – Uma Escatologia que diz respeito ao ser humano individualmente. Inclui-se aí a MORTE FÍSICA; A IMORTALIDADE DA ALMA; A CONDIÇÃO INTERMEDIÁRIA DOS MORTOS; O JULGAMENTO DE CADA PESSOA PERANTE DEUS PELOS ATOS QUE PRATICOU NA EXISTÊNCIA TERRESTRE



(2) - COLETIVA ou GERAL – Uma Escatologia que diz respeito a todos os homens. Os assuntos desta divisão são: O RETORNO DE CRISTO; A RESSURREIÇÃO GERAL; O JUÍZO FINAL; A CONSUMAÇÃO DO REINO; A CONDIÇÃO FINAL DOS JUSTOS E DOS ÍMPIOS; JUÍZO ou JULGAMENTO UNIVERSAL, APÓS A RESSURREIÇÃO CORPORAL NO FIM DO MUNDO; RECOMPENSA DOS BONS E CONDENAÇÃO DOS MAUS.




VI - PERSPECTIVA DA ESCATOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO:



(1) - O DIA DO SENHOR e a frase abreviada NAQUELE DIA – Designam a visitação de Deus na história, bem como finalmente visitará de novo a fim de julgar os ímpios, redimir os justos e expurgar a terra de todo mal. Por conseguinte, O DIA DO SENHOR denota tanto as visitações divinas na história (5:7-8; Jl 1:15), como também a visitação escatológica final (Jl 3:14, 18; Sf 3:11, 16; Zc 14:9).



(2) - NOS ÚLTIMOS DIAS Deus virá estabelecer o Seu reino (Is 2:2; Os 3:5)



(3) - Diversas personagens messiânicas aparecem na esperança exibida pelo Antigo Testamento:



(3.1) - UM REI DAVÍDICO (Is 9:6-7; 11:18 e ss; Jr 23:5-6);



(3.2) - UM CELESTIAL FILHO DO HOMEM (Dn 7:13-14); e UM SERVO SOFREDOR (Is 53).



(3.3) - Mas, frequentemente, é O PRÓPRIO DEUS QUEM VIRÁ PARA REDIMIR O SEU POVO (Is 26:21; Jl 3:16; Zc 14:5; Ml 3:1-2)




VII - PERSPECTIVA DA ESCATOLOGIA NO NOVO TESTAMENTO:



(1) - OS ÚLTIMOS DIAS que testemunharão o estabelecimento do reino de Deus (Is 2:2-4; Os 3:5) estão atualmente presentes (Hb 1:2)



(2) - A promessa escatológica sobre o derramamento do Espírito Santo já ocorreu nestes últimos dias (Jl 2:8; Ez 36:27 cf At 2:16-17)



Entretanto, a era vindoura continua sendo reputada como o tempo da consumação do reino de Deus (Mc 10:25, 30), e por todo o Novo Testamento permanece como objeto de esperança (Mt 12:32; Lc 20:35; Jo 12:25; Ef 1:21), embora seus poderes possam ser experimentados em certa medida aqui e agora (Hb 6:5)




VIII – CONSIDERAÇÕES FINAIS:



Mesmo as religiões falsas, tanto as mais primitivas, como as mais evoluídas, têm sua escatologia:



(A) - O Budismo tem o seu Nirvana;



(B) - O Maometanismo, tem o seu paraíso sensual



(C) - Os Índios americanos tem os seus felizes campos da caça



Nessas religiões, porém, tudo é vago e incerto. É SOMENTE NA RELIGIÃO CRISTÃ QUE A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS RECEBE MAIOR PRECISÃO E TRAZ CONSIGO UMA SEGURANÇA QUE SÓ PODE SER DIVINA.



Falando em termos gerais, pode-se dizer que o Cristianismo nunca olvidou as gloriosas predições concernentes ao seu futuro ou ao futuro do cristão individual. Nem o cristão individual nem a Igreja puderam deixar de pensar nelas e de nelas achar consolo.



Temos consciência de que a morte física não é a morte eterna; que as almas dos mortos continuam vivendo após o falecimento do corpo; que Cristo virá outra vez; que haverá uma bendita ressurreição do povo de Deus; que esta será seguida por um julgamento geral, no qual a condenação eterna será pronunciada contra os ímpios, mas os fiéis serão recompensados com as glórias eternas no céu.



Assim, naturalmente, só os que creem que a história do mundo teve um princípio e que também terá um fim, podem falar de uma consumação e podem ter uma doutrina da Escatologia.