COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







14 de jul. de 2014

3º TRIMESTRE DE 2014 - LIÇÃO Nº 03 - 20/07/2014 - "A IMPORTÂNCIA DA SABEDORIA HUMILDE"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL 
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ 
LIÇÃO Nº03- DATA: 20/07/2014 
TÍTULO: “A IMPORTÂNCIA DA SEBEDORIA HUMILDE”
TEXTO ÁUREO – Pv 4.6
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Tg 1.5; 3.13-18
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/










I – INTRODUÇÃO:




O saber humano é limitado, falho e mutável a cada ano que passa. Entretanto, a sabedoria que vem da parte de Deus é ilimitada, perfeita, e imutável, consubstanciada na Sua Palavra, que permanece para sempre, capacitando o crente fiel saber conduzir-se ante as mais difíceis situações, de modo surpreendente, diante de Deus e dos homens.






II - CONCEITOS DE SABEDORIA:




(1) - Sob o ponto de vista humano, sabedoria significa "grande conhecimento, erudição, saber, ciência, conhecimento justo das coisas, razão". Esse é o aspecto positivo da concepção humana de sabedoria.




Há também o sentido negativo, segundo o qual sabedoria é "esperteza, astúcia, manha". Daí alguém dizer: - “Fulano é muito sabido!”




(2) - Sob o ponto de vista bíblico...:




(2.1) – É guardar os mandamentos do Senhor - Moisés, exortando o povo de Israel, sobre o cumprir os mandamentos do Senhor, disse o que registrado em Dt 4.1-6 – ou seja, para Deus, sábio é aquele que Lhe obedece.




(2.2) - É saber calar - Jó 13.5 - O patriarca disse aos seus amigos, que se eles tivessem ficado calados, isso seria a sua sabedoria (Pv 17.28).




Tiago considera impossível domar a língua (Tg 3.8). Entretanto, o sábio segundo Deus, cala-se quando for tempo de calar (Ec 3.7b).




(2.3) - É temer a Deus – Jó 28.28 – Para Deus, o sábio é aquele que teme ao Senhor, ou seja, que tem respeito profundo ao Criador (Pv 9.10).




(2.4) – É dom do Espírito Santo – I Cor 12.7-8a – O dom da palavra da sabedoria  é parte da sabedoria de Deus dada ao homem; opera no saber, na pregação, no aconselhamento, nas emergências, se separação de obreiros e na administração. Quantos problemas e desastres tem ocorrido em muitas Igrejas que se esfacelam ou sobrevivem a duras penas por falta deste dom.





III - O SÁBIO E INTELIGENTE SEGUNDO A BÍBLIA:




(1) - Aquele que tem bom trato - Tg 3.13 - Isto se refere ao crente que tem bom procedimento, boas maneiras e modos no relacionamento com as outras pessoas. É qualidade muito necessária em nossos dias, quando, em face do frenesi que domina a sociedade, pessoas, mesmo na igreja, tornam-se agressivas, grosseiras, mal-educadas, causando problemas de relacionamento.




Infelizmente, até obreiros tem se perdido nesse ponto. O crente sábio tem bom trato – Fp 2.3




(2) - Aquele que tem obras de mansidão de sabedoria – Tg 3.13b – Isto fala do crente que cultiva a mansidão de modo sábio, consciente e não por medo ou covardia. Ele sabe que é melhor ser manso do que agressivo, pois, assim, glorifica a Deus e evita muitos dissabores. Mansidão é fruto do Espírito (Gl 5.22 cf Mt 11.29).




(3) - Aquele que vê o mal e esconde-se – Pv 22.3 – Esconder-se do mal é ser sábio. O jovem sábio é aquele que foge dos desejos da mocidade (2 Tm 2.22).




(4) - Aquele que ganha almas – Pv 11.30 – O sábio, no conceito mundano, é aquele que ganha muito dinheiro, de preferência com esperteza e ilicitude. Ou aquele que possui graus acadêmicos superiores. Para Deus, no entanto, o verdadeiro sábio é aquele que se esforça para ganhar almas.





IV – DE ONDE PROVÉM A SABEDORIA SEGUNDO DEUS: 




(1) – Do próprio Deus – Tg 13.17a – Salomão recebeu sabedoria de Deus, porém, infelizmente, desperdiçou-a na velhice – I Rs 4.29-34 cf Pv 2.6-7.




(2) - Da Palavra de Deus - Paulo, ensinou o jovem Timóteo - 2 Tm 3.14-15.




(3) - Do Espírito Santo – Jo 14.26 - O Espírito Santo ensina todas as coisas, iluminando o crente fiel, de modo que ele seja sábio. O dom da palavra da sabedoria (l Co 12.8) é algo extraordinário. No Antigo Testamento, temos exemplos de homens que tinham a sabedoria dada por Deus, como Bezaleel e Aoliabe (Êx 36.1,2), utilizando-a para o serviço do tabernáculo.




No Novo Testamento, vemos Jesus dando demonstrações dessa divina sabedoria - Mt 21.23-27.





IV - CARACTERÍSTICAS DA SABEDORIA CARNAL:




Leiamos Tg 3.14-16 e analisemos:




(1) - Tem amarga inveja - O sábio carnal é dominado pela inveja. Ele fica perturbado e revoltado com o sucesso alheio. Sua sabedoria só abrange as coisas carnais e humanistas, é de natureza baixa (v.15).




(2) - Sentimento faccioso - É sentimento de divisão, de grupos e grupelhos, de "panelinhas". Essa sabedoria só faz mal à obra do Senhor.




(3) - É terrena - Já vimos que a sabedoria excelente é a que vem do alto. A sabedoria carnal é terrena e só serve para as coisas desta vida.




(4) – Animal - É sabedoria dominada pela natureza carnal, não convertida, que não tem a virtude do Espírito Santo.




(5) – Diabólica - Na sabedoria que não é de Deus, o Diabo procura ocasião para causar inveja, espirito faccioso, perturbação e toda obra perversa – Tg 3.16.





VI – CARACTERÍSTICAS DA SABEDORIA DO ALTO:




Leiamos Tg 3.17:




(1) – É pura – É a sabedoria do Deus puro e santo. Essa sabedoria não se mistura com o mal, com o pecado. Ela não se presta para intentos perversos. Há homens, de nível superior, que usam a sabedoria, tanto para o bem quanto para o mal.




Um médico que prescreve remédios para curar, se usado pelo Diabo, pode prescrever drogas destruidoras.




Um professor pode ensinar coisas boas ou más, dependendo de sua índole e formação.




Mas um servo de Deus só utiliza a sabedoria de modo puro.





(2) - É pacífica - A sabedoria que vem do alto só produz a paz. Os crentes sábios são pacificadores – Mt 5.9.




(3) - É moderada - A sabedoria divina é moderada. Parece um paradoxo. Se ela é ilimitada, como pode ser moderada? Sim. Da parte de Deus, ela não tem limites. Mas, utilizada pelo homem, deve ser moderada, sem exageros, sem exibição.




Uma pessoa que tem sabedoria de Deus não pode orgulhar-se; deve ter o fruto da temperança – Gl 5.22.




(4) – É tratável – Ou seja, sabe relacionar-se bem, com modéstia, atenção e interesse pelos outros.




Normalmente, os cientistas, os sábios segundo o mundo, são inacessíveis. O crente sábio não é soberbo: Tanto atende ao rico como ao pobre, ao letrado como ao indouto.




(5) - E cheia de misericórdia - A sabedoria do alto é utilizada com misericórdia, procurando colocar-se a serviço dos que sofrem, dos carentes espirituais e sociais; sente a miséria dos oprimidos pelo Diabo. Nas igrejas, precisamos usar a sabedoria que Deus nos concede para atender ao homem integral, li preciso dar o pão para o espírito e também para o corpo.




(6) - É cheia de bons frutos - Tiago não aceita a fé sem as obras de justiça. Ele recebeu a revelação de que a sabedoria que vem do alto é cheia de "bons frutos". Sem dúvida alguma, esses frutos são as manifestações do fruto do Espírito que vemos em Gl 5.22.




(7) - Sem parcialidade - A sabedoria divina não admite "dois pesos e duas medidas", tão comuns em nossos dias. Lamentavelmente, a acepção de pessoas é encontrada aqui e ali, até mesmo em certas igrejas.




(8) - Sem hipocrisia - A sabedoria do alto não admite hipocrisia. "Faça o que eu digo e não faça o que eu faço" é coisa de sábio carnal e não de servo de Deus.





VII – CONSIDERAÇÕES FINAIS:




A sabedoria que vem do alto é a mais falta neste mundo. É indispensável para o êxito na vida pessoal, no relacionamento social, no serviço cristão e no relacionamento com Deus. O mundo precisa curvar-se ante a sabedoria divina como única solução para os cruciais problemas que afligem a humanidade.


FONTE DE CONSULTA E PESQUISA:
Lições Bíblicas CPAD – 1º Trimestre de 1999 – Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima.