COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







28 de mai. de 2012

2º TRIMESTRE DE 2012 - LIÇÃO Nº 10 - 03/06/2012 - "O GOVERNO DO ANTICRISTO"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 10 - DATA: 03/06/2012
TÍTULO: “O GOVERNO DO ANTICRISTO”
TEXTO ÁUREO – I Jo 2.18
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Apc 13.1-9
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/


I – INTRODUÇÃO:

Há uma trindade satânica: O Dragão (Anti-Deus), a Besta (Anti-Cristo) e o Falso Profeta (Anti-Espírito). Assim, há um Satanás que quer ser Deus, um Anti-Cristo querendo destruir o mundo que Cristo quer salvar e um Anti-Espírito para operar astutamente no coração dos homens, onde exatamente o Espírito Santo de Deus anela fazer a maior obra: Convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo, salvá-lo e levá-lo para céu.

II – “ANTICRISTO”, “ANTICRISTOS” e “ESPÍRITO DO ANTICRISTO”:

A palavra ANTICRISTO só é mencionada na Bíblia em I e II João – I Jo 2.18, 22; 4.3; II Jo 7.

Originalmente, o prefixo "ANTI" significa "NO LUGAR DE"; "OPOSTO A"; "SEMELHANTE A";


Nas na epístola de João, significa "CONTRÁRIO A".


Assim, através de um jogo gramatical (singular e plural), o apóstolo João faz distinção entre:


(A) - O “ANTICRISTO” – I Jo 2.18 - Referindo-se ao governante mundial no tempo da Grande Tribulação; 


(B) - “MUITOS ANTICRISTOS” I Jo 4.3 - Aqueles que, por meio de falsos ensinos, antecedem o ministério do Ditador Mundial, preparando-lhe o caminho. Ou seja, o que João quer dizer é que são muitos os precursores (falsos mestres e falsos profetas) que estão preparando o caminho para o aparecimento do Anticristo; e


(C) - “ESPÍRITO DO ANTICRISTO” – I Jo 4.3 – Viver no poder e no espírito de uma pessoa não significa ser a mesma pessoa. Esta expressão (“ESPÍRITO DO ANTICRISTO”) significa que o mesmo ímpeto, a mesma coragem, o mesmo poder que impulsionar o Anticristo no cumprimento de sua missão, impulsionará, também, os “Anticristos” na preparação do caminho para o aparecimento do Governante Mundial. Para entendermos melhor o argumento leiamos – Lc 1.17 cf Jo 1.21 – Ou seja, ambos os profetas cumpriram missões em circunstâncias idênticas, mas eram duas pessoas distintas.


Logo, O ANTICRISTO (O DITADOR MUNDIAL) É "AQUELE QUE SE COLOCA NO LUGAR DE DEUS E CONTRA CRISTO SE LEVANTA". É, essencialmente, um Cristo-substituto, um impostor mentiroso, um adversário de Cristo. Enfim, é um que imita a Cristo e, ao mesmo tempo, se opõe a Ele.


A expressão “ANTICRISTOS” refere-se diretamente àqueles que negam a humanidade de Jesus, o Seu nascimento virginal, e afirmam ser Jesus Cristo apenas um “AEON”, ou seja, uma emanação angelical de Deus, um entre muitos mediadores, salvadores ou deuses inferiores.


Já a expressão “ESPÍRITO DO ANTICRISTO” significa que o mesmo espírito que impulsiona o futuro Governante Mundial, agirá por detrás dos Anticristos, preparando o caminho para a vinda do Ditador Mundial, o Anticristo.


Desta forma, a expressão ANTICRISTO (a pessoa do Ditador Mundial – a Besta que subiu do mar) deve ser diferenciada dos muitos “ANTICRISTOS”, visto que estes últimos apenas preparam o caminho para o aparecimento do primeiro – I Jo 4.3; Apc 13.1 e ss.



Vejamos ALGUNS PRECURSORES BÍBLICOS DO ANTICRISTO:


(A) - CAIM, que matou a semente da mulher, Gn 3.15; I Jo 3.12.


(B) - NINRODE, o criador de Babilônia, Gn 11; Dn 2.37, Ap 18.19.


(C) - FARAÓ, o opressor do povo de Deus, Ex 1.18-22.


(D) - BALAÃO, instado a amaldiçoar Israel, Nm 23.24; Jd 11; Ap 2.14.


(E) - SAUL, que se intrometeu no ofício sacerdotal, I Sm 13.9-13.


(F) - ABSALÃO, que ousou apoderar-se do trono de Davi, II Sm 15.1-6.


(G) - JEROBOÃO, que intentou mudar os padrões estabelecidos por Deus, I Rs 12.25-31.


(H) - SENAQUERIBE, que planejou destruir Jerusalém, II Rs 18.17.


(I) - HAMÃ, que planejou exterminar todos os judeus, Ester 3.


(J) - ANTÍOCO EPIFÂNIO, que atentou contra o templo sagrado, Dn 11.25-35.



(L) - JUDAS, o homem que traiu a Jesus, Jo 6.70-71; 13.27; 17.12.


III – OS “ANTICRISTOS”:


Apc 13:12 e ss; 19.20 – De acordo com estas passagens bíblicas, o Anticristo estará cercado de magos e encantadores, que procurarão, de todas as formas, perverter os corações.


No passado, os monarcas babilônicos e os imperadores romanos, quando tomavam decisões, estavam sempre cercados por esta gente – Dn 2.2 e ss.


(A) - OS MAGOS – Eram os escribas sagrados; uma ordem de sábios que tinha a seu cargo os escritos sacros, que vieram passando de mão em mão desde o tempo da Torre de Babel. Algumas das literaturas das mais primitivas que se conhecem na terra eram constituídas desses livros de magia, astrologia, feitiçaria, etc – At 19.19.


(B) – OS ENCANTADORES – Significa “murmuradores de palavras” – de onde vem “esconjurar”. Eram encantadores que usavam fórmulas mágicas, atuados por espíritos médiuns – At 8.9; 13.8.


(C) – OS FEITICEIROS – Eram aqueles dados à magia negra. A mesma palavra é empregada em Ex 7.11 e II Tm 3.8.


(D) – OS CALDEUS - Denominava a casta sacerdotal deles todos. Onde se lê a palavra “caldeus” (com exceção daqueles nascidos na Caldéia), pode-se traduzir, igualmente, por astrólogos.


O que caracteriza os ANTICRISTOS e o ANTICRISTO é: A NEGAÇÃO DE JESUS COMO O VERBO, COMO O FILHO ETERNO DE DEUS e JESUS COMO O CRISTO DE DEUS.


Ainda na Santa Bíblia, podemos ver:


(1) - OS FALSOS MESTRES SOB A PERSPECTIVA DE PEDRO - II Pe 2:1-22.



(2) - OS FALSOS MESTRES SOB A PERSPECTIVA DE JOÃO - I Jo 4:1-6.



(3) - OS FALSOS MESTRES SOB A PERSPECTIVA DE PAULO - I Tm 4:1-5.



(4) - OS FALSOS MESTRES SOB A PERSPECTIVA DE JUDAS - Jd 3-9.



Estas, pois, são as diversas características dos “Anticristos” que, no “Espírito do Anticristo”, estão preparando o caminho para a chegada do Governante Mundial, o “Anticristo”.


IV - O ANTICRISTO:


O Anticristo será um homem personificando o diabo, porém, apresentando-se como se fosse Deus – Dn 11.36; II Ts 2.3-4.


Será um personagem de uma habilidade e capacidade desconhecidas até hoje.


Será o maior líder de toda a história, acima até mesmo de qualquer famoso general ou governante mundial conhecido.


Além da ação diabólica, outros fatores contribuirão decisivamente para a implantação do governo do Anticristo, como poderio bélico, alta tecnologia e poder econômico.


Será um grande demagogo; influenciará decisivamente as massas com seus discursos inflamados – Apc 13.3, 5.


O Anticristo será recebido ao aparecer como a solução dos problemas e crises sociais e políticas que fustigam o mundo inteiro para os quais os líderes mundiais mais capazes não encontram solução.


Enfim, é como se fosse o messias redentor da humanidade. No entanto, enquanto Cristo veio ao mundo para salvá-lo, o Anticristo virá para condená-lo eternamente.


Sua sabedoria e capacidade serão sobrenaturais, quando considerados seus atos à luz do relato bíblico. Vejamos:


(1) – TRÊS COISAS NOTÁVEIS: O SINAL, O NOME e O NÚMERO:


(A) – O SINAL – Apc 13.16 – O Apocalipse, em sua magnitude, é um livro de selo e assinalação. Em muitas de suas passagens vemos todo o exército do Anticristo assinalado em suas testas – Apc 13.16-17; 14.9; 16.2; 19.20;


O sinal sempre teve e tem conotação com o mundo religioso:


(A.1) – Na antiga dispensação, Deus exigiu que todos os machos do povo de Israel tivessem uma marca no seu corpo: a circuncisão – Gn 17.10-13, 21-27; Js 5.2, 5.


(A.2) – Na nova dispensação, há uma marca, um selo espiritual – Ef 1.13 cf Mt 16.17.


(A.3) – Os 144 mil receberam uma marca na testa – Apc 7.1-8; 14.1-3.


(A.4) – Os habitantes da Nova Jerusalém terão os nomes nas testas – Apc 22.4.


(A.5) - O profeta Ezequiel descreve uma companhia de homens assinalados – Ez 9.4 e ss -. Nesta passagem bíblica, a expressão “O SINAL” é “ÕTH” que significa “MARCA DISTINTIVA”.

 

Este “SINAL”, posto pelo homem vestido de linho, protegia dos juízos de Deus sobre a rebelde cidade. Para o leitor hebreu, isto significava um sinal usado como assinatura, garantia e autenticidade.


(A.6) - Is 44.5 menciona a inscrição do nome de Deus sobre as mãos dos fiéis, para identificá-los como pertencentes a Ele.


O Anticristo sabe que para Israel o aceitar como seu falso Messias, exige primeiro um sinal. Assim sendo, ele procurará imitar a Cristo até mesmo na religião.


(B) – O NOME – Apc 13.17 – Em toda a extensão da Bíblia o nome exprime a realidade profunda do ser que o carrega. Por isso, a criação só está completa no momento em que a coisa trazida à existência recebe um nome.

Em tudo o Anticristo deseja imitar a Pessoa de Cristo, o Ungido do Senhor. Vejamos:


(B.1) – Jesus é O Justo; o Anticristo é O Iníquo;


(B.2) – Jesus é O Filho de Deus; o Anticristo é o filho da perdição – II Ts 2.3;


(B.3) – Ao entrar no mundo, Jesus disse: - “Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade” – Hb 10.9; do Anticristo está escrito que ele fará conforme a sua vontade – Dn 11.36.


(B.4) – Jesus tem consigo diversos nomes e títulos: JESUS; SENHOR; CRISTO; SENHOR JESUS; JESUS CRISTO; CRISTO JESUS; CRISTO, O SENHOR; SENHOR JESUS CRISTO; ADVOGADO (I Jo 2.1); BISPO DAS VOSSAS ALMAS (I Pe 2.25); MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE e PRÍNCIPE DA PAZ (Is 9.6); O AMÉM, A TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA, O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS (Apc 3.14); O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ (Apc 5.5); FIEL E VERDADEIRO (Apc 19.11); A PALAVRA DE DEUS (Apc 19.13); REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES (Apc 19.16), etc...;


O Anticristo, como na antítese do verdadeiro Cristo, também se apresentará com seus nomes e títulos: O HOMEM VIOLENTO (Is 16.4); O HOMEM DO PECADO E O FILHO DA PERDIÇÃO (II Ts 2.3); O PRÍNCIPE QUE HÁ DE VIR (Dn 9.26); O REI DO NORTE (Dn 11.40); O ANGUSTIADOR (Is 51.13); O INÍQUO (II Ts 2.8); O MENTIROSO (I Jo 2.22); O ENGANADOR (II Jo 7); O ANTICRISTO (I Jo 2.18, 22; 4.3); A BESTA (Apc 11.7; 13.1 e ss); UM REI FEROZ DE CARA (Dn 8.23), etc...;



Assim, o Anticristo terá um nome político que lhe servirá como ponto de observação, posto que o nome, também, expressa fama e reputação – Gn 6.4; 11.4; Nm 16.2; Dt 32.3.


E, além destes nomes e títulos, o Anticristo, judicialmente, terá seu próprio nome - Jo 5.43.


(C) – O NÚMERO – Apc 13.17 – O número (666) ocorre graficamente por três vezes na Bíblia: II Cr 9.13; Ed 2.13; Apc 13.18.


O número “666” é o número de “um homem mau”, sendo a unidade de “6” impressa sobre ele em sua criação e em sua história subsequente. Observemos:


(C.1) – O homem foi criado no 6º dia (Gn 1.26-27, 31); deve trabalhar em 6 dias (Ex 20.9); deve trabalhar 6 anos em sete (Lv 25.2); o escravo hebreu deve servir por 6 anos (Dt 15.12).


(C.2) - Golias tinha altura de 6 côvados e um palmo; sua lança pesava 600 ciclos de ferro e sua armadura era composta de seis peças (capacete, couraça, grevas, escudo, lança, espada) – I Sm 17.4-7; 21.9.


(C.3) - A terrível situação da adoração da imagem do Anticristo já é representada em Daniel Capítulo 3.1 (60 côvados de altura e 6 de largura). Além disso, foi mostrado aos povos, através de 6 instrumentos nominalmente citados (buzina, pífaro, harpa, sambuca, saltério e gaita de foles), quando deviam prostrar-se diante da imagem e adorá-la. Desse modo, a estátua erguida por ordem de Nabucodonosor é uma representação do que irá acontecer no governo do Anticristo.


(C.4) - II Tm 3.1-4 - Quanto ao caráter do Anticristo, o apóstolo Paulo enumerou, POR TRÊS VEZES, as SEIS características dos cristãos apenas de nome dos tempos finais:


6 - Egoístas, Avarentos, Jactanciosos, Arrogantes, Blasfemadores, Desobedientes aos pais;


6 - Ingratos, Irreverentes, Desafeiçoados, Implacáveis, Caluniadores, Sem domínio de si;

6 - Cruéis, Inimigos do bem, Traidores, Atrevidos, Enfatuados, Antes amigos dos prazeres que amigos de Deus.


Todas essas são características dos Anticristos, que trabalham incansavelmente, no “Espírito do Anticristo”. São aqueles que, após convertidos, se degeneraram e se transformaram em anticristos, porque perderam o amor à verdade. Ou seja, “... tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder...” – II Tm 3.5.


(2) - A ORIGEM DO ANTICRISTO:


(A) - Surgirá do abismo, Ap 11.7 – O Anticristo é de origem satânica e tem seu poder oriundo diretamente do reino demoníaco, diretamente do inferno.


(B) - Emergirá do mar, Ap 13.1 – Mar é símbolo das nações inquietas, angustiadas, não regeneradas, em constante agitação, semelhante a um caldeirão borbulhante da vida nacional e social confusa, de onde saem grandes movimentos históricos – Lc 21.25-26; Is 57.20; Apc 17.1, 15.


(C) - Receberá autoridade das mãos de Satanás, Ap 13.4; II Ts 2.3, 9, 12.


(3) - SUA NATUREZA HUMANA:


(A) - Será um homem, um gênio político, Ap 17.11-12.


(B) - Será um gênio em oratória, falará cousas incríveis, Dn 11.36.



(C) - Será um gênio intelectual e entendido em adivinhações, Dn 8.23.


(D) - Será um gênio empresarial, Ap 13.16-17.



(E) - Será altamente entendido em assuntos religiosos, Ap 13.8; II Ts 2.4.


(4) - SUA NATUREZA ESPIRITUAL:


(A) - É chamado "homem da iniquidade", II Ts 2.3, e se compraz na perversidade.


(B) - É também chamado "iníquo", II Ts 2.8 - Esta palavra vem do vocábulo grego “ANOMOS” = “O SEM LEI”. Signifíca, pois, que ele se oporá a qualquer forma de ordem constituída. Será um cruel inimigo das leis, desde que elas traduzam de alguma maneira, uma visão cósmica da sabedoria de Deus ou de Sua influência no mundo.


(5) - SUA MANIFESTAÇÃO:


(A) - Daniel capítulo 9, menciona que dois príncipes hão de manifestar. Um deles é o Senhor Jesus, "O Príncipe dos Reis da Terra"; e o outro será o Anticristo, o "Príncipe que há de vir", Dn 9.26-27.


(B) - Ele se oporá tenazmente a Deus, exaltando-se como Deus, aceitando adoração como Deus e identificando-se como Deus - II Ts 2.4.


(6) - SUA ATUAÇÃO POLÍTICA:


(A) - Ele controlará a Rússia e o Oriente Médio, Ez 38; 39.


(B) - Será um ditador tirano, que reinará durante sete anos. A plenitude de seu governo será na metade desse período, Ap 13.5; Ap 12.6-14; Dn 7.25.


(C) - Controlará as atividades econômicas, políticas e religiosas do mundo, Dn 11.38-43; Ap 13.17; Ap 17.12-17; Ap 13.4,7; Ap 14.9-11; Ap 15.2; Ap 16.2.


(D) - Exercerá controle sobre a mente dos homens e imporá sua marca, Ap 13.2-4;Ap 16.2; Ap 13.16-18; Ap 14.9-11; Ap 15.2.


(E) - Comandará um bloco político de dez governos, Ap 17.12 e controlará as nações em geral, Dn 11.36-37; Ap 13.16; Sl 2.


(F) - Mudará os tempos e as leis, Dn 7.25.


(G) - Mobilizará as nações para o Armagedon, Ap 16.13-16; 19.19-21.


(7) - SUAS ATIVIDADES RELIGIOSAS:


(A) - Controlará o sistema religioso / político mundial, Ap 17.16-17.


(B) - Será adorado pelos homens, Ap 13.3-4, 8.


(C) - Inspirará temor, promoverá a iniquidade e apostasia em todo o mundo, II Ts 2.3,8-12; Ap 13.1-18; Ap 14.9-13; Ap 15.2-4.


(D) - Proferirá terríveis blasfêmias, Ap 13.5; Dn 7.25 – Aqui, “blasfêmias” não são palavras ofensivas diretamente a Deus; não quer dizer amaldiçoar, mas fazer ou dizer algo em relação a Deus que profana o nome divino ou viola Sua glória e Sua divindade; serão palavras de auto-deificação, ou seja, o Anticristo se autoproclamando Deus. O sumo-sacerdote acusou Jesus exatamente desta blasfêmia – Mt 26.65.


(E) - Apresentar-se-á no templo em lugar de Jesus, II Ts 2.4.


(8) - SEUS MILAGRES:


(A) - Está escrito que ele operará milagres, Ap 13.1-l8; Ap 19.20; Dn 8.24; II Ts 2.8-12.


(9) - SEU RELACIONAMENTO COM ISRAEL:


(A) - Ele fará um pacto com Israel por sete anos, o qual será quebrado na metade, Dn 9.27.



(B) - Ele tentará destruir Israel, Ap 12.


(10) - SEU RELACIONAMENTO COM SATANÁS:


(A) - Ele virá na imagem de Satanás, Ap 13.4; II Ts 2.9 cf Hb 1.3.


(B) - Como Judas, ele se entregará pessoalmente a Satanás Ap 13.2; Dn 8.24.


(C) - Ele será agente e representante pessoal de Satanás, II Ts 2,9; Dn 8.24; Ap 13.7.


(11) - ATUAL RESTRIÇÃO DE SEU PODER:


(A) - Atualmente ele está impedido de se manifestar devido a presença do Espírito Santo, usando a Igreja, II Ts 2.6-7.


(12) - A ACEITAÇÃO DO ANTICRISTO PELA SOCIEDADE HUMANA:


(A) - O Anticristo conseguirá iludir a raça humana.


(B) - Satanás tem tomado providências para preparar sua chegada.


(C) - A natureza decaída do homem sempre prefere voltar-se contra Deus, Gn 4.23-24; Rm 2.17-21; Jo 5.43.


(13) - A GUERRA ENTRE O ESPÍRITO DO ANTICRISTO E A IGREJA:


(A) - O Diabo sabe que a Igreja subirá no arrebatamento antes da aparição do Anticristo, o que o faz ficar sempre inconformado.


(B) - O Espírito do Anticristo guerreia através de falsas doutrinas, expansão do movimento ecumênico mundial, modernismo teológico, vaidade desenfreada, espírito de apostasia, rebelião, murmuração, ateísmo, desordens em geral e perseguição aos santos. Ler I Tm 4.1; Ap 6.11; 11.7; 13.7,17; 17.6; Mc 13.9-13; I Tm 3.15; Mt 5.14,15.



(C) - O Espírito do Anticristo está atacando terrivelmente a família.


(D) - A Igreja tem que combater as forças diabólicas, libertando as almas cativas, At 26.18; Cl 1.13.


(14) - A VITÓRIA DE CRISTO SOBRE O ANTICRISTO:


(A) - Na segunda fase da volta de Jesus, o Anticristo será vencido por Cristo, II Ts 2.8; Ap 19.11-21; Dn 11.36-45.


(B) - O Anticristo será morto por Cristo, II Ts 2.8; Dn 7.11; 8.25. Nunca nos esqueçamos de que o poder de Cristo é absoluto, é definitivo, é total. Facilmente Ele destruirá toda a arrogância do Anticristo.

V - CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Apc 3.4 – Temos aqui a resposta para a questão do caráter e do objetivo do Anticristo; ele não quer exercer meramente um poder político – sua meta é conquistar a lealdade das pessoas e desviá-las da adoração a Deus. Desviar-se de Deus e submeter-se ao Anticristo, na realidade, é adorar a satanás. O tempo do Anticristo será de luta pelas almas da humanidade. A besta evidenciará um poder tão grande que o mundo será convencido da futilidade de lhe querer resistir – II Ts 2.9-10.

 

Por outro lado, a Igreja do Senhor Jesus Cristo, lavada e comprada com Seu precioso sangue, nunca precisa temer o Anticristo. Além de não estarmos destinados a um confronto com ele, temos a segurança de sermos sempre libertos do poder terrível de seu espírito. O que nos compete hoje e sempre é permanecermos firmes com o Senhor Jesus. CRISTO É E SERÁ SEMPRE O VENCEDOR DO ANTICRISTO. A única maneira de escapar do Anticristo é ficar com O Verdadeiro Cristo e sermos, para sempre, cidadãos do céu – Apc 13.6 cf Fp 3.20.



FONTES DE CONSULTA:
1) Revista Maturidade Cristã - CPAD - 1º Trimestre de 1986 - Raimundo F. de Oliveira
2) Revista Lições Bíblicas - CPAD - 1º Trimestre de 1997 - Elienai Cabral
3) 70 Esboços de A a Z - Vinde Comunicações - Caio Fábio
4) Apostila do Pr Dionildo Dantas
5) O Calendário da Profecia – CPAD – Antônio Gilberto
6) Escatologia – Doutrina das Últimas Coisas – CPAD – Severino Pedro da Silva
7) A Espada Cortante – Vol. 1 – CPAD – Orlando Boyer
8) Apocalipse – Introdução e Comentário – Mundo Cristão – George Ladd