COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







19 de mai. de 2014

2º TRIMESTRE DE 2014 - LIÇÃO Nº 08 - DATA 25/05/2014 - "O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL 
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ 
LIÇÃO Nº 08 - DATA: 25/05/2014 
TÍTULO: “O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA”
TEXTO ÁUREO – II Tm 4.5
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: At 8.26-35; Ef 4.11
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/










I – INTRODUÇÃO:




Evangelista significa proclamador de boas-novas ou o que leva o Evangelho da Salvação. De acordo com o sentido etimológico do termo, o mesmo tem aplicação especial ao Senhor Jesus. É o que vamos estudar inicialmente.





II – JESUS, O EVANGELISTA:




Dos cinco dons ministeriais mencionados em Efésios 4.11, o evangelista é o único que não é atribuído de modo específico ao Senhor Jesus. No entanto, jamais se poderiam encontrar em outra pessoa melhores características do verdadeiro ministério de evangelista. Ele o desempenhou com atividade, intensidade, zelo e eficiência muito além de qualquer homem na terra. Consideremos os seguintes tópicos:




(A) - Seu Ministério Predito - Neste ministério, como nos demais, Ele foi, na presciência de Deus, objeto de maravilhosas predições, não somente quanto ao seu trabalho como Evangelista, mas também quanto ao caráter maravilhoso que o distinguiria - Is 61.1-3 cf Lc 4.18,19 - Jesus, de fato, revelou-se este Evangelista-pregador de boas-novas que consistiam na libertação da alma, pela salvação, e do corpo, pela cura das enfermidades. Estas características correspondem ao duplo aspecto da obra redentora, a ser realizada por Cristo, o que de fato realizou. Foi disto que falou Isaías - Is 53.4-6; Mt 8.16,17.




São numerosos os textos bíblicos que descrevem a pregação de Jesus aliada à cura das enfermidades - Mt 4.23; 9.35; Mc 1.34-38.




(B) - O Poder de Atração – Mt 15.30-31; Mc 6.56 - Sem divulgação, sem propaganda! Era esta maravilhosa realidade que atraía "muitas multidões" a ouvir a pregação de Jesus. Os seus ouvintes podiam ver neste caráter maravilhoso do seu ministério evangelístico, inesquecível triunfo em um desafio dos poderes infernais, pois é o que se pode deduzir de "um monte de enfermos" aos pés de Jesus!




Mc 15.15b; Mt 4.24 - A despeito de suas advertências para que não o expusessem à publicidade, convém observar que "toda a Síria", não significa apenas o país que conhecemos com este nome, e, sim, a província romana que abrangia vários países, inclusive a Palestina. Tal era a extensão atingida pela "fama de Jesus"!




Se a esta forma de ministério evangelístico de Jesus se deve denominar de "evangelismo em massa", eis o tipo de evangelista que Ele foi... Eis o ministério que Ele desempenhou! Eis como o realizou!...




Se pensarmos no outro método de evangelização, tipo como dos mais eficientes em nossos dias - evangelismo pessoal – também podemos encontrá-lo exemplificado da melhor maneira, na pessoa do Senhor Jesus. Tão maravilhoso era o poder de atração do ministério evangelístico de Jesus que lemos: "E todo o povo madrugava para ir ter com ele no templo, a fim de ouvi-lo" (Lc 21.38).




(C) - Motivação do seu Ministério - O amor e a compaixão o moviam a pregar às multidões que vinham ter com Ele - Lc 8.1.




Ele também se detinha para atender a um indivíduo, sem levar em conta a sua condição social e espiritual. Com o mesmo interesse com que se demorou, à noite, a falar do novo nascimento ao nobre Nicodemos, mestre em Israel, deteve-se, ao meio-dia, a falar da água viva, à mulher samaritana, pobre, que não tinha quem lhe fosse buscar água na fonte (Jo 3. l-15; 4.5-30). Que maravilhoso exemplo de zelo e imparcialidade!





III – O DOM DE EVANGELISTA:




Evangelista é um vocábulo encontrado apenas três vezes no Novo Testamento:




(1) - "...Filipe, o evangelista..." (At 21.8);




(2) - "Ele mesmo concedeu uns para evangelistas..." (Ef 4.11); e




(3) - "...Faze o trabalho de evangelista..." (2 Tm 4.5).




Como vemos, a primeira referência é a um homem como evangelista; a segunda, ao dom de evangelista e a terceira, ao trabalho de evangelista - um homem, o dom, o trabalho.




Talvez não haja aqui apenas mera coincidência, mas a sabedoria da Providência a estabelecer o esquema divino para a grande obra de evangelização, que é a força motriz da fé cristã e a causa eficiente da existência da Igreja na terra e de milhões de salvos na glória!




A despeito das poucas referências ao evangelista, este importante ministério esteve em franca evidência na Igreja Primitiva; também tem estado presente na Igreja em todos os tempos, bem assim na atualidade.




Regra geral, admite-se que "a base para o ministério de evangelista deve ser um ardente amor pelas almas e um irresistível desejo de ganhar os perdidos para Cristo. Evangelista é, portanto, dádiva de Cristo à sua Igreja, para o importante trabalho de ganhar almas, e não a designação de um ministério de categoria inferior, como supõem alguns".




Filipe, o único homem chamado de evangelista no Novo Testamento, era um dos sete diáconos da Igreja Primitiva, um dos que foram dispersos por causa da perseguição que culminou com a morte de Estêvão (At 6.5; 8.1-5).




A perseguição que elevou Estêvão, o diácono, à categoria de mártir, elevou Filipe, também diácono, à categoria de evangelista. Nele podemos encontrar duas importantes qualidades:




(A) - Era um homem que até das adversidades sabia tirar proveito em favor da evangelização; era ativo e não um refugiado medroso;




(B) - Era um homem a quem Deus podia falar por intermédio dos anjos. Que estava pronto a obedecer. Estava apto a ser dirigido por Deus (At 8.26-29).




Não temos informação de que Filipe fora ordenado como evangelista para Samaria. Entretanto, a chama divina ardente em sua alma o impulsionava a "anunciar a Cristo" aos samaritanos. Das características de seu ministério, podemos aprender lições importantes:




(A) - O Verdadeiro Evangelista nunca é constrangido por ninguém ou não depende de incentivo. O Espírito Santo o constrange. O amor pelas almas o move. A vocação divina o inspira e anima. Ele é capaz de exclamar como Paulo: "...Sobre mim pesa a obrigação (...) e ai de mim se não pregar o evangelho" (l Co 9. 16).




Devido à incorreta concepção do ministério de evangelista, vemos, às vezes, um "Evangelista" ocupado com uma pequena Igreja, completamente fora de sua função ou mesmo sem qualquer evidência deste dom ministerial. É evangelista simplesmente porque alguém o determinou ou porque lhe deram este nome. Isto nada tem a ver com o verdadeiro ministério de evangelista; isto não tem nenhum fundamento bíblico. Nem se pode admitir que seja o meio correto de descobrir vocação para um ministério “mais elevado” ou habilidades para promoções.




(B) – O Verdadeiro Evangelista, conquanto seja um instrumento nas mãos de Deus para ganhar muitas almas, com a consequente formação de novas igrejas, não tem, por isto, direito de se julgar independente do ministério de origem. Não deve se considerar dono da igreja por haver ganho. Não atribui a si superioridade. Não se ensoberbece. A sublimidade dos dons de Deus não leva a pessoa a exaltar-se. Quanto mais reais forem os dons divinos no homem de Deus, tanto mais profunda a sua humildade. Tanto mais visível a sua serenidade. Tanto mais pronta a sua submissão.




Os apóstolos foram cientificados de que Samaria recebera a Palavra de Deus (At 8.14). Foram reconhecer oficialmente a nova igreja, levando-lhe as normas doutrinárias de integração na plenitude do Evangelho da graça - o batismo no Espírito Santo.




Filipe plantou, Deus fez nascer a boa semente. Então Filipe apela para os apóstolos, para que a venham regar. Filipe reconhecia que "há diversidade de ministério". Que algo podia ser feito com maior proveito pelos apóstolos do que por ele. Sabia ele que um membro do corpo não pode prescindir dos demais e nem exercer a função de todos. Isto evidencia a existência de um dom de Deus. A presença de um dom espiritual traz luz divina!





IV – O TRABALHO DE UM EVANGELISTA:




No ministério de Filipe temos importante modelo deste trabalho.




A didática moderna prima pelo método de ensino audiovisual. É o meio mais fácil de entender. É o que vemos no ministério de Filipe. E o que precisamos ver no ministério da Igreja em nossos dias:




Leiamos At 8.6-8 - Era o Evangelho completo. Evangelho é "nova de grande alegria". Feliz o pregador do Evangelho que pode usar este método!




No ministério de Jesus, foi a razão do que lemos: ...Varão profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e todo o povo" (Lc 24.19).





A mensagem pura do Evangelho é coisa que se ouve e a fé vem pelo ouvir, é certo; mas a operação milagrosa, os sinais, são coisas que se podem ver e não se confundem com os embustes grosseiros dos feiticeiros e mistificadores.




As publicidades exageradas podem atrair multidões e em seguida afastá-las para mais longe. O poder de Deus atrai, transforma, liberta e enche de alegria. O próprio Simão, o mágico, “...acompanhava Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados” (At 8.13).




Assim, temos a revelação clara de que o trabalho do evangelista é pregar salvação e cura divina. É proclamar o poder de Deus para libertar a alma e o corpo, sem contudo dar exagerada ênfase à cura divina, colocando-a em plano superior à salvação, sabendo também que as maravilhas reais não precisam ser propagadas. Estas características, à luz do N.T., assinalam especialmente os ministérios pioneiros como apóstolo e evangelista, embora a operação miraculosa não se limite em sua instância a estes ministérios.




Por outro lado, a respeito daqueles que foram usados por Deus com poderes miraculosos, não há a mais leve menção a qualquer publicidade das curas operadas em nome do Senhor. As multidões eram atraídas pela realidade incontestável dos sinais visíveis e palpáveis. É provável que os apóstolos, e Filipe, o evangelista, como fazem corretamente muitos servos de Deus na presente época, falassem do poder de Deus para curar a enfermidades, a fé para receber a cura divina também "vem pelo ouvir a palavra de Deus". Daí a importância da instrução ao enfermo, antes dá oração pela sua cura. Ao depois, entretanto, eram os fatos que falavam sem admitir contestação. Os agentes das publicações eram os cegos que viam, os paralíticos e coxos a transitarem pelas ruas, manifestando incontida alegria. Eram os libertos dos espíritos imundos, em estado de admirável sensatez e felicidade. Os que eram atraídos pelos milagres eram presos pela palavra. Os sinais constrangiam as multidões a atender. A pregação os fazia entender, e crer conscientemente - At 8.12.




A palavra de Deus desperta a razão. Ilumina a consciência! Produz o arrependimento. Promove a conversão. Aprofunda a convicção da verdade e comunica a natureza divina, que modifica a natureza humana, em seu aspecto tríplice: pensamento, sentimento e vontade: Os pensamentos são iluminados para entender a verdade; o sentimento é influenciado para amar a verdade e aborrecer o erro; a vontade é movida para aceitação da verdade libertadora - Jo 8.32.




A natureza da pregação de Filipe explica a razão do maravilhoso êxito do seu ministério; o seu grande tema era o nome de Jesus, tanto pra a salvação das almas, como para a cura das enfermidades, tanto em Samaria como no encontro com o etíope na estrada deserta – At 8.12, 35 - Filipe cria como Pedro, que em nenhum outro nome há salvação senão no nome de Jesus (At 4.12). Esta é a crença
do verdadeiro evangelista. É o seu tema predileto, o mais proveitoso "Jesus Cristo e este crucificado".




Jesus Cristo foi o evangelista modelo. Filipe foi grande exemplo de imitação do Mestre. Pode ser tomado como paradigma deste importante ministério.




Jesus tanto pregava às multidões como a um indivíduo. Filipe desprendeu-se da grande popularidade que já desfrutava em Samaria; deixou as multidões maravilhadas e, na direção do Espírito do Senhor, foi ao encontro de um único homem a quem evangelizou com o mesmo interesse e grande resultado para o reino de Deus. Uma tradição informa que no quarto século do Cristianismo ainda existia uma grande igreja cristã na Etiópia, como fruto do testemunho daquele homem, ganho para Cristo por Filipe, na estrada deserta.




O ardor pelo trabalho da evangelização é a característica mais notável do verdadeiro evangelista e o poder de atrair as almas para Cristo, o Salvador, a evidência deste dom. A sua operação é tão eficaz nas multidões como nos indivíduos. É uma paixão que envolve amor e sofrimento. É como disse alguém: "Os filhos são gerados no amor, mas nascem na dor”. De fato são esses os elementos que mais poderosamente determinam a decisão de rompimento definitivo com o mundo e o pecado e de aceitação de Cristo como Salvador e Senhor. Como Salvador da alma e Senhor da vida, com o direito de governá-la.




O texto de 2 Timóteo 4.5 não diz que Timóteo era evangelista, entretanto a recomendação - "...faze o trabalho de evangelista...", evidentemente nos revela que existia este dom em Timóteo, a respeito do qual o apóstolo Paulo recomenda o seguinte:




(A) - Deve Exercitar-se - l Tm 4.7 - Como se relaxam os músculos e se atrofiam as forças físicas e mentais por falta de exercício, de igual modo, a força da vocação divina, quando exercitada, com dedicação e com zelo, no poder do Espírito Santo, desenvolve-se e se torna poderosa. A divina vocação ministerial, não sendo atendida e exercitada, à semelhança do talento enterrado, se tornará improdutiva. Desgasta-se. Por isto Paulo incentiva Timóteo, dizendo: l Tm 4.15,16 -. Nenhum evangelista poderia prescindir desta regra.




(B) – Deve evitar a negligência - l Tm 4.14 - O trabalho de evangelista é indubitavelmente um trabalho pioneiro. O evangelista é, em linguagem popular, "um desbravador". Um homem negligente, comodista, nunca terá condição de fazer o trabalho de evangelista. Aquele em quem não "habita ricamente a palavra de Cristo" não terá força para proclamá-la fluente e poderosamente. O que negligencia a oração não terá poder para orar pelos enfermos. O homem natural não pode fazer um trabalho espiritual. O seu trabalho não poderá ser realizado sem esforço; o esforço que resulta de amor profundo pelas almas. Este amor que é produzido pelo Espírito de Cristo, o anima a enfrentar o desconforto da solidão, a intolerância e mesmo perseguições.




Não é esta a mesma situação dos evangelistas que fazem seu trabalho de evangelização em massa, com o apoio material, moral e espiritual das grandes igrejas. O trabalho, nestas condições, poderá ser bem mais fácil. Uma autêntica mobilização de recursos e forças poderá ser de grande proveito, desde que a propaganda ou a publicidade não coloquem o pregador no lugar que pertence a Cristo. Quando isto acontece, os resultados são sempre inferiores à propaganda e uma campanha poderá produzir mais incredulidade do que fé... Com um auditório previamente preparado, a mensagem salvadora, ungida pelo Espírito Santo, poderá ter o efeito da boal semente lançada no terreno suficientemente adubado.




(C) – Deve reavivar o dom – II Tm 2.6 – Para ter êxito permanente, o evangelista precisa ser reavivado constantemente. Para que obtenhamos vitórias frequentes e contínuas, precisamos de constantes experiências com Deus, dessas experiências renovadoras. Só aquele que está reavivado pode produzir reavivamento. Eloquência e ousadia naturais, diante de um grande auditório, podem empolgar, sem, contudo, deixar resultados positivos, reais e duradouros. O melhor pregador precisa ser renovado. O fato de haver obtido êxitos em determinados trabalhos, cem certas ocasiões, não e garantia de tê-lo sempre, em quaisquer circunstâncias.




Reavivar o dom de Deus tem sentido de fazer acender o fogo que está em brasas, debaixo das cinzas. Certo doutrinador diz: “Usa os dons e terás os dons”.





V – CONSIDERAÇÕES FINAIS:




A maneira mais eficiente para desenvolver os dons ministeriais é aproveitar todas as oportunidades para usá-los, encorajadamente, animado pela fé na proteção e ajuda de Deus. Não há dúvida de que o temor ou inibição, frutos da pobreza espiritual, levam o homem a deixar debaixo das cinzas o fogo dos dons espirituais. Por isto Paulo adverte   a Timóteo: II Tm 1.7 – Sim, Deus nos tem dado o espírito de poder ou coragem e resolução; o espírito do amor de Deus, que nos coloca acima do temor do perigo; o espírito de moderação ou de quietude e serenidade, diante das ameaças.




O trabalho de evangelista exige coragem e estas virtudes o imunizam contra o medo. Tudo isto se encerra na exortação de Paulo - "Admoesto-te que reavivas o dom de Deus". As virtudes aí expostas correspondem às boas condições espirituais do evangelista e, de algum modo, de todos os crentes.




É certo que o poderoso dom de evangelista não é comum a todos os crentes; no entanto, a responsabilidade de pregar o Evangelho a toda a criatura é comum a todos os salvos, a quantos amam a Deus e a sua obra!



FONTE DE CONSULTA E PESQUISA:
Títulos e Dons do Ministério Cristão – CPAD – Estêvam Ângelo de Souza