Loading...

COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







15 de mar de 2012

1º TRIMESTRE DE 2012 - LIÇÃO Nº 12 - 18.03.2012 - "O PROPÓSITO DA VERDADEIRA PROSPERIDADE"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 12 - DATA: 18/03/2012
TÍTULO: “O PROPÓSITO DA VERDADEIRA PROSPERIDADE”
TEXTO ÁUREO – II Cor 9.6
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Rm 10.8-14
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/

I – INTRODUÇÃO:

· Muitas vezes, deixamos de ver as copiosas provisões de Deus: O AR, A LUZ DO SOL, A CHUVA, AS MAGNÍFICAS CORES QUE ENCANTAM NOSSOS OLHOS, AS MUITAS AMIZADES QUE ENRIQUECEM NOSSAS VIDAS. Será que podemos aprender a acordar pela manhã regozijando-nos pelo milagre do sono? Qualquer pessoa que sofra de insônia sabe quão maravilhosa é a dádiva do sono. Talvez, em algumas noites pudéssemos ir aos quartos de nossos filhos adormecidos e, sentados, quedar-nos a olhá-los, dando graças todo o tempo. Podemos olhar também para os nossos bens materiais, e, sem lhes atribuir valor indevido, dar graças a Deus por eles.


II - AMBIÇÃO FALSA OU SECULAR: NOSSA PRÓPRIA SEGURANÇA MATERIAL:

· Leiamos Mt 6.25-34 e meditemos:

· Três vezes Jesus repete a sua proibição NÃO ANDEIS ANSIOSOS ou NÃO FIQUEM AFLITOS quanto AO ALIMENTO, À BEBIDA e À ROUPA

· Porém, Jesus Cristo não negou nem desprezou as necessidades do corpo (Mt 6:11). O que Ele enfatiza é, se ficarmos concentrados em nossos pensamentos pelo conforto material, isso é uma FALSA SEGURANÇA QUE, DE UM LADO, NÃO É PRODUTIVA e, POR OUTRO LADO, CAUSA-NOS APENAS PREOCUPAÇÕES.

· Jesus nos leva a pensar, nos estimulando e ordenando a olharmos para as aves e as flores e CONSIDERARMOS COMO DEUS CUIDA DELAS.

· Mais uma vez JESUS NÃO ESTÁ ENSINANDO CONTRA A SERMOS PREVIDENTES, porquanto os pássaros constroem seus ninhos, botam e chocam ovos, alimentando seus filhotes, migram para climas mais quentes, antes do inverno chegar e alguns até armazenam alimentos, como o pássaro chamado PICANÇO, QUE FORMA A SUA PRÓPRIA DESPENSA ESPETANDO INSETOS SOBRE OS ESPINHOS.

· Jesus estava ensinando, outra vez, a NÃO FICARMOS ANSIOSAMENTE PREOCUPADOS (Lc 8:11, 14; 10:40-42; Fp 4:5-7)


III - A PREOCUPAÇÃO É INCOMPATÍVEL COM A FÉ CRISTÃ (Mt 6:25-30)

· Em Mt 6:30 Jesus atinge aqueles que ficam ansiosos por causa de roupa e de comida, chamando-os de HOMENS DE PEQUENA FÉ.

· A nossa vida (pela qual Deus é responsável) é, obviamente, mais importante do que o alimento e a bebida que nos nutrem.

· Semelhantemente, o nosso corpo (pelo qual também Deus é responsável) é mais importante do que a roupa que o cobre e aquece.

· Logo, o que Jesus estava ensinando é: Se Deus já cuida do maior (NOSSA VIDA e NOSSO CORPO), não podemos confiar nEle para cuidar do menor (nosso alimento e nossa roupa)?

· Jesus reforçou seu ensinamento com a seguinte pergunta: Mt 6:27. 

· UM CÔVADO = (+/-) 45 cm. Acrescentarmos essa medida ao CURSO ou ESTATURA DA NOSSA VIDA seria um feito realmente notável. Afinal, não custa lembrar que todos nós nascemos nus, carecas e sem dentes; Deus supre todas as coisas; tudo Ele nos dá! O SENHOR FAZ ISSO A TODOS NÓS, ENTRE A NOSSA INFÂNCIA E A NOSSA IDADE ADULTA. 

· Por isso, ensina Jesus, exatamente como deixamos essas coisas, que estão fora do nosso alcance, aos cuidados de Deus, não é sensato confiar nEle para as coisas de menor importância, como o alimento e a roupa? - Mt 6:26-30

IV - AMBIÇÃO VERDADEIRA OU CRISTÃ: O REINO E A JUSTIÇA DE DEUS (Mt 6:31-33)

· O reino de Deus é Jesus Cristo governando o Seu povo, com exigências e bênçãos, que desconhecem meios-termos.

· Buscar primeiro este reino é desejar, como coisa de primordial importância, a propagação do reino de Jesus Cristo, é propagar as boas novas de salvação em Cristo.
 
· Buscar primeiro a justiça de Deus inclui aquela justiça individual e social à qual se fez referência no Sermão do Monte. Deus deseja a justiça em cada comunidade humana, não apenas em cada comunidade cristã.

· Os profetas hebreus condenaram a injustiça não só em Israel e Judá, mas também entre as nações pagãs à volta. Isso porque DEUS ODEIA A INJUSTIÇA E AMA A JUSTIÇA EM QUALQUER LUGAR.


V - A PREOCUPAÇÃO É INCOMPATÍVEL COM O BOM SENSO (Mt 6:34)

· Toda a preocupação é sobre O AMANHÃ, quer seja relacionada com a roupa ou o alimento ou qualquer outra coisa; MAS TODA PREOCUPAÇÃO É EXPERIMENTADA HOJE.
 
· Jesus ensinou que precisamos aprender a viver UM DIA DE CADA VEZ, sem anteciparmos a nossa preocupação DO AMANHÃ para O HOJE. Vejamos:

· (1º) Se anteciparmos as nossas preocupações DO AMANHÃ para O HOJE, NÓS TEREMOS AUMENTADO AS PREOCUPAÇÕES DO HOJE;

· (2º) Se a preocupação do AMANHÃ não se concretizou, TEREMOS AUMENTADO A NOSSA PREOCUPAÇÃO EM VÃO;

· (3º) No caso de nossas preocupações do AMANHÃ se concretizarem, teremos AUMENTADO NOSSA PREOCUPAÇÃO duas vezes, ao invés de uma; e

· (4º) Logo, de qualquer forma, é uma tolice eu me preocupar com O AMANHÃ, PORQUANTO A PREOCUPAÇÃO SÓ FAZ AUMENTAR A NOSSA PERTURBAÇÃO.


V - QUANDO CONFIAR EM DEUS?

· NA ABUNDÂNCIA E NA ESCASSEZ - (I Tm 6:17 cf Hb 3:17-18)

· NA SAÚDE, NA DOENÇA E NA MORTE - (Jo 11:3) - Os amigos de Jesus, assim como Lázaro, adoecem e até morrem, mas a promessa de Deus é de que não ficaremos doentes para sempre (Sl 103:3; Jo 11:25)

· NAS LUTAS E NAS VITÓRIAS - OS PROBLEMAS DOS CRENTES SÃO PROBLEMAS DE DEUS (Ex 15:3 cf I Sm 17:47; Rm 8:28)


VI - CONSIDERAÇÕES FINAIS:

· DISSE MARTINHO LUTERO:

· - “Jesus fez das aves nossos professores e mestres. É uma grande e permanente vergonha para nós o fato de, no Evangelho, um frágil pássaro se tornar teólogo e pregador para o mais sábio dentre os homens. Portanto, sempre que ouvirmos o cantar de um pássaro, estaremos ouvindo um excelente pregador. É como se ele estivesse falando: EU ESTOU NA COZINHA DO SENHOR. ELE FEZ O CÉU E A TERRA, ELE MESMO É O COZINHEIRO E O ANFITRIÃO. TODOS OS DIAS ELE ALIMENTA E NUTRE INÚMEROS PÁSSAROS COMO EU EM SUA MÃO”.

· Nossas vidas não consistem das coisas que possuímos, pois vivemos e nos movemos e respiramos em Deus, não em coisas - At 17.28

·  Assim, o propósito da verdadeira prosperidade é que Deus seja sempre glorificado.


FONTES DE CONSULTA:

A Mensagem do Sermão do Monte - ABU EDITORA - Autor: John R. W. Stott

O Crente e a Prosperidade - CPAD - Severino Pedro da Silva