Loading...

COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







4 de out de 2011

4º TRIMESTRE DE 2011 - LIÇÃO 02 - 09/10/2011 - "LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 02 - DATA: 09/10/2011
TÍTULO: “LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE”
TEXTO ÁUREO – Ne 2:20
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Ne 2:11-18
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/


I - INTRODUÇÃO:

Neemias estava com uma grande responsabilidade; sua tarefa era de grande envergadura, e exigia características especiais de sua parte. Ele não era homem de fugir às dificuldades! Humildemente, submeteu-se à vontade de Deus e assumiu o pesado cargo. Todo líder deve reunir alguns atributos indispensáveis ao seu bom desempenho na obra de Deus, sem os quais, por certo, falhará irremediavelmente.



II - EM TEMPOS DE CRISE, O LÍDER NÃO FOGE:

Quando o líder é verdadeiramente levantado e capacitado por Deus, enfrentará toda e qualquer situação de crise, posto que confiará que o Senhor não o abandonou.

Leiamos I Cr 22:11-13 e analisemos:

... EM TEMPOS DE CRISE.... O LÍDER:

(1) - TERÁ A PRESENÇA DO SENHOR;

(2) - PROSPERARÁ;

(3) - EDIFICARÁ;

(4) - RECEBERÁ PRUDENCIA E ENTENDIMENTO;

(5) - GUARDARÁ A LEI DO SENHOR, SEU DEUS;

(6) - CUIDARÁ EM CUMPRIR OS ESTATUTOS E OS JUÍZOS QUE O SENHOR ORDENOU.


Líder levantado pelo Senhor! Se assim está procedendo, não pare! Em nome de Jesus, avance contra a oposição! Enfrente a crise! "... SÊ FORTE E CORAJOSO, NÃO TEMAS, NÃO TE DESALENTES!" - I Cr 22:13, parte final.



III - EM TEMPOS DE CRISE, O LÍDER PREPARA E CONDUZ SEUS LIDERADOS:

No mínimo, os líderes devem ter uma visão clara do futuro para onde conduzir os seus liderados. Assim foi com Neemias. Por meio da função exercida por este servo do Senhor, podemos extrair algumas considerações bíblicas acerca da liderança e liderados:

(1) - EM TEMPOS DE CRISE, O LÍDER NUNCA MENOSPREZA AQUELES A QUEM O SENHOR LHES ENVIOU PARA AJUDAR NO MINISTÉRIO - I Cr 28:21

(2) - EM TEMPOS DE CRISE, O LÍDER TEM HABILIDADE NECESSÁRIA PARA TREINAR HOMENS QUE NÃO POSSUEM NENHUMA CAPACIDADE - Neemias transformou os homens de sua época em um grupo de elite - "... Disponhamo-nos e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a obra" - Ne 2:18

(3) - EM TEMPOS DE CRISE, O LÍDER NÃO TEM MEDO OU RECEIO DE COLOCAR AO SEU LADO HOMENS QUE TEM SEUS POTENCIAIS AUMENTADOS E OBSERVADOS POR TODOS NO DECORRER DAS TAREFAS - Muitos liderados poderão se tornar melhores do que o líder - Ne 7:2 comparar com Sl 45:7

(4) - EM TEMPOS DE CRISE, O LÍDER ADMIRA E RESPEITA A VIDA E O SERVIÇO FIEL DOS SEUS LIDERADOS - II Sm 23:15-17 :

(4.1) - Os liderados ouviram o suspiro do seu líder por água e agiram imediatamente;

(4.2) - Não foi uma ordem do líder, nem um pedido; era, apenas, um desejo (um suspiro) pela água da fonte de Belém. Todavia, os liderados romperam as barreiras e obstáculos por causa do desejo de servir ao ungido do Senhor, ao líder levantado, vocacionado e capacitado por Deus;

(4.3) - Publicamente, o líder honrou o sacrifício dos liderados e presenteou a Deus com a água que eles lhe trouxeram, em oferta.


(5) - EM TEMPOS DE CRISE, O LÍDER É A INSPIRAÇÃO DE SEUS LIDERADOS - O líder é aquele que resplandece a luz do Senhor (II Sm 21:15-17).

(5.1) - O líder já havia envelhecido, mas achava que ainda podia guerrear!

(5.2) - O líder quase morreu, não fosse a intervenção de um de seus liderados! Por isso, aqueles que foram preparados e formados pelo líder, aconselharam: - "NUNCA MAIS SAIRÁS CONOSCO À PELEJA, PARA QUE NÃO APAGUES A LÂMPADA DE ISRAEL".

(5.3) - Os liderados amavam, respeitavam, obedeciam e devotavam total admiração pelo líder. A lealdade destes homens não era interesseira, não estavam atrás de promoção, nem eram bajuladores ou hipócritas.


(6) - EM TEMPOS DE CRISE, O LÍDER LAPIDA E FORJA O CARÁTER DE SEUS LIDERADOS:

(6.1) - Faz de homens perdedores, campeões;

(6.2) - Faz de homens amargurados, em cheios de graça;

(6.3) - Faz de homens desvalorizados, em pedras preciosas;

(6.4) - Faz de homens com espíritos abatidos, em Valentes de Deus.



IV - CONSIDERAÇÕES FINAIS:

“E NINGUÉM TOMA PARA SI ESTA HONRA, SENÃO O QUE É CHAMADO POR DEUS...” – Hb 5:4.

Ser servo de Deus e exercer um ministério é uma honra que o Senhor dá a um ser humano; para isso, é necessário que haja VOCAÇÃO e CHAMADA, ambas dependentes de Deus e manifesta pelo Espírito Santo.

Para aquele que está em cargo de liderança, mas não foi chamado e vocacionado por Deus, NÃO TOME ESTA HONRA PARA SI! Por certo, a oposição e a crise vencerão esta batalha e o farão sentir-se mercernário...: 


"... que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa" - Jo 10:12.


Porém, se Deus o chamou e o vocacionou e, mesmo assim, está passando por tempos de crise e sofrendo oposição... ouça o que o Senhor da seara diz:


"SEDE FORTES E CORAJOSOS, NÃO TEMAIS, NEM VOS ATEMORIZEIS DIANTE DELES, PORQUE O SENHOR, VOSSO DEUS, É QUEM VAI CONVOSCO; NÃO VOS DEIXARÁ, NEM VOS DESAMPARARÁ" - Dt 31:6

Receba esta palavra, em nome de Jesus. Amém.


FONTES DE CONSULTA:

1) Bíblia Vida Nova

2) O Homem de Deus, Suas Características e Suas Responsabilidades - Apostila do Pastor Cleberson Horsth

3) Estudo Bíblico: “Liderança não é para qualquer um” – de Ed René Kivitz

4) Estudo Bíblico: “Lições de liderança baseadas na vida de Davi” – do Pastor George Emanuel

5) Estudo Bíblico: “O que é liderança” – do Pastor Nemuel Kessler