COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







2 de mai. de 2013

02º TRIMESTRE DE 2013 - LIÇÃO Nº 05 - 05/05/2013 - "CONFLITOS NA FAMÍLIA"


IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM ENGENHOCA 
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
LIÇÃO 05 - DIA 05/05/2013
TÍTULO:  “CONFLITOS NA FAMÍLIA”
TEXTO ÁUREO: Mq 7.7
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Ef 5.22-30
e-mail: geluew@yahoo.com.br
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO



I – INTRODUÇÃO:

-    Muitas vezes, família é lugar de conflitos, tragédias e dissabores. Aliás, na Bíblia, podemos observar que a história do povo de Deus é um somatório de sucessos e fracassos familiares. Como disse certa vez Bárbara Bush, esposa do ex-presidente dos Estados Unidos, George Bush: - “Nosso sucesso como sociedade depende não do que acontece na Casa Branca (governo), mas do que acontece em sua casa. Como vai a família, vai a nação”.


II – HISTÓRIAS DE CONFLITOS FAMILIARES:

Normalmente, associamos a família apenas a imagens alegres e de muita felicidade.

É como aquelas propagandas de margarinas que vemos na televisão: Famílias alegres tomando o café da manhã ao redor de uma mesa.

-     Sem dúvida é a realidade de muitas famílias, porém, há também muita idealização.

-     Na Palavra do Senhor encontramos relatos trágicos envolvendo pessoas da mesma família; pessoas importantes na história bíblica que foram infelizes em suas famílias. Homens que deixaram para nós lindos textos, mas que pecaram enquanto maridos, pais, esposas, mães e filhos.

-     Vejamos alguns exemplos:

(1) – SANSÃO – Jz 16 - Tinha tudo para ter o seu nome associado a sua grande força, mas, quando ouvimos falar deste homem, logo vem a nossa mente o nome de Dalila. Foi uma associação negativa, graças a um casamento infeliz em que a esposa tinha um único interesse: Descobrir o segredo da grande força de Sansão.


(2) – A CONCUBINA DO LEVITA – Jz 19 – Aqui nos deparamos com um texto que nos causa repulsa. É uma história de adultério, perdão, perversão sexual e uma dose cavalar de violência e abuso sexual. Não é isto que temos visto nos noticiários?

(3) – O SACERDOTE ELI, QUE NÃO SOUBE EDUCAR SEUS FILHOS NO TEMOR DE DEUS – I Sm 2.27-36.


(4) – DAVI – II Sm 11 – Cobiçou a mulher de Urias, atraiu-a para o seu palácio, possuiu-a e planejou a morte de seu marido. Tudo certo aos seus próprios olhos, mas não aos olhos de Deus.

Ainda Davi, apesar de grandes vitórias políticas, teve muitos problemas na própria família. Vejamos:


(4.1) – Um caso de incesto entre seus filhos – II Sm 13.1-22

(4.2) – Seu filho, Absalão, causou-lhe grandes dissabores, posto que matou o seu próprio irmão Amnom (II Sm 13.23-36) e promoveu uma rebelião entre os súditos de seu pai (II Sm 15). A reação de Davi à morte de Absalão é digna de causar tristeza (II Sm 18.9-23).

-  (4.3) – O mesmo Davi vivenciou a poligamia e tinha tremendas dificuldades em disciplinar seus filhos (II Sm 13.21; I Rs 1.5).

(4.4) – Davi morreu sem conseguir semear no coração de seus filhos a paz e a harmonia. Isto porque, Salomão dá ordem para matar o seu próprio irmão, Adonias (II Rs 2.12-15).


(5) – SALOMÃO – I Rs 11.1-7 – Um homem de profunda sabedoria, seguindo o exemplo de seu pai, Davi, também foi polígamo.

Em nenhum lugar da Bíblia podemos encontrar Deus aprovando atitudes poligâmicas de Seus servos. Não encontramos palavras de aprovação nas atitudes poligâmicas de Abraão, Jacó, Davi, Salomão. Deus, no relacionamento com o povo de Israel, apenas tolerou a poligamia.


III – DIFICULDADES SURGIDAS NA FAMÍLIA:

Leiamos Mt 7.24-29 - Os problemas que atingem as famílias são, como todos os problemas que surgem na vida do homem, obstáculos surgidos de uma de três causas, como nos ensina o Senhor Jesus no Sermão do Monte.

Quando lemos este grande ensino de nosso Salvador, percebemos que as dificuldades na vida surgem de três causas, a saber:

- (1) - PROVAÇÃO DIVINA - A chuva é um fenômeno meteorológico que vem de cima para baixo, do firmamento. Isto representa as lutas e dificuldades que vêm da parte de Deus, como provação ou manifestação da soberania divina.

Alguns problemas da família são resultado de provas do Senhor e contribuem para o crescimento espiritual e para o bem de todos os familiares.

Um exemplo bíblico que vemos é a destruição da família de Jó, que, entretanto, foi restaurada e engrandecida depois de todo o infortúnio passado.


(2) - OPERAÇÃO MALIGNA - Jesus ensinou que, tanto ao homem que fez sua casa sobre a rocha, quanto ao que construiu sua casa sobre a areia, os rios correram e ocorreram enchentes.

A enchente é fenômeno bem conhecido das grandes cidades, em que a água, vindo de baixo para cima, acaba inundando casas, estabelecimentos comerciais, ruas etc. É uma figura de dificuldades que têm origem nas regiões baixas, ou seja, que se originam do inferno.

- Muitas dificuldades familiares resultam da atuação das forças do mal, que encontram lugar para agir na família Um exemplo bíblico desta hipótese vemos na família de Saul (I Sm.19:9-11).


(3) - CONSEQUENCIA DE ATOS PRATICADOS NA VIDA FAMILIAR - Jesus ensinou que, tanto ao homem que fez sua casa sobre a rocha, quanto ao que construiu sua casa sobre a areia, os ventos assopraram.


Os ventos assolam as construções ao redor delas, atacam de lado, a indicar, portanto, dificuldades surgidas no mesmo patamar de nossas vidas, por nossos semelhantes ou pela reação de nossos semelhantes em virtude de nossas atitudes.

São as dificuldades surgidas pela nossa própria maneira de viver, pelo nosso proceder, pela nossa conduta, que faz com que tenhamos perda de autoridade moral, espiritual ou problemas que aparecem em razão de nossa forma de tratar os familiares ou de conduzir os nossos assuntos de família.


Um exemplo bíblico foi o problema familiar vivido entre José e seus irmãos. (Gn 37:4, 18-20, 23-24, 26-28; 45:1-15; 46:28-30; 50:14-21)


IV - QUAL É A SOLUÇÃO ?:

Edificar a casa sobre A ROCHA.

Vejamos, na Palavra do Senhor, alguns simbolismos da ROCHA: 

- (1) - A FORÇA OU FORTALEZA DE DEUS - Sl 18:1-2; Sl 62:7-8; Is 17:10

(2) - DEUS COMO DEFESA e PROTEÇÃO DO SEU POVO - Sl 31:2-4; 94:22


(3) - A SALVAÇÃO DE DEUS - Dt 32:15; Sl 89:26; 95:1; II Sm 22:1-4

(4) - DEUS COMO REFÚGIO DO SEU POVO - Is 32:1-2


(5) - DEUS COMO AQUELE EM QUEM CONFIAMOS - Dt 32:30-31, 36-40


V – CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Não existem famílias perfeitas. Todas têm suas histórias tristes para serem contadas. No entanto, apesar de nossas falhas pessoais e familiares, Deus se utiliza de nós e de nossas famílias para Seus eternos propósitos.

Assim, o que podemos extrair destas historias familiares bíblicas é que Deus permitiu que estivessem registradas na Sua Palavra para alertar-nos (como pessoas e famílias) de que não estamos imunes aos mesmos pecados que os antigos cometeram.

- No entanto, um lar construído debaixo da orientação e da MÃO DO SENHOR e em cima da ROCHA, será um lar firme, uma vez que os conflitos ali existentes poderão ser resolvidos e superados com a ajuda e a orientação de Deus.

FONTES DE CONSULTA:
1)       Estudo Bíblico: “Tipos de Conflitos no Lar” - Prof. e Dr. Caramuru Afonso Francisco
2)       A Bíblia Vida Nova – Edições Vida Nova
3)       As Anotações da Bíblia de D. L. Moody – JUERP – Davi Gomes
4)       A Família na Bíblia – Ministério Oikos – Gílson Bifano