COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







10 de jul. de 2011

3º TRIMESTRE DE 2011 - LIÇÃO Nº O3 - 17/07/2011 - "A VIDA DO NOVO CONVERTIDO"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 03 - DATA: 17/07/2011
TÍTULO: “A VIDA DO NOVO CONVERTIDO”
TEXTO ÁUREO – II Cor 5:17
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: II Cor 5:17; Tt 2:11-13; 3:3-8
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/



I – INTRODUÇÃO:





Aceitar a Jesus Cristo como Salvador e Senhor é, sem dúvida, o mais fascinante projeto de vida de uma pessoa. Na verdade, esta decisão é muito mais significativa, porquanto há de alterar nossa vida no tempo e na eternidade. Ainda mais: A decisão de seguir a Jesus, constitui-se em motivo de alegria para a Igreja a qual passamos a pertencer, bem como para os anjos de Deus, pois foi em decorrencia dessa nossa importante decisão que eles se alegraram no céu – Lc 15:7



II - CINCO COISAS QUE O NOVO CONVERTIDO DEVE SABER:





No início de caminhada com Jesus Cristo, há, pelo menos, cinco coisas importantes que você,  Novo Convertido, deve saber. São elas:

(1) - OS SEUS PECADOS FORAM PERDOADOS - A Bíblia apresenta a sua vida de outrora, como uma vida de escravidão ao pecado, mas diz também que você, agora, é servo da justiça divina – Rm 6:17-18.


(2) - AGORA VOCÊ É UMA NOVA CRIATURA EM CRISTO – II Cor 5:17 - O "velho" e o "antigo" têm a ver com a vida de outrora, ou seja, a vida que você tinha até o instante em que se decidiu por aceitar a Jesus como seu Salvador único e pessoal. "Nova criatura" ou aquilo que se fez "novo", diz respeito à vida que você passou a viver desde aí – I Pe 1:3, 23.


(3) - DEUS AMA VOCÊ – Jo 3:16; Rm 5:8 - A maior prova do amor de Deus para com você e para com todo o mundo, é ter Ele permitido que o seu Filho Jesus Cristo padecesse e morresse para salvar-nos e reconciliar-nos com Ele – Rm 5:9 - Descanse no amor de Deus. Ele sempre faz o melhor em benefício de seus amados.


(4) - VOCÊ É FILHO DE DEUS – Rm 8:14-17 - O seu relacionamento com Deus mudou a partir de agora. A sua relação anterior com Deus era à base de criatura e Criador, réu e Juiz. Agora é diferente: Você é filho de Deus, é herdeiro dEle e co-herdeiro de Jesus Cristo. Nesta condição o seu vínculo familiar com Deus vem torná-lo infinitamente mais digno e mais honrado que o principal dos herdeiros da maior fortuna deste mundo. Repouse no privilégio de ser filho amado de Deus.


(5) - VOCÊ PODE VIVER VITORIOSAMENTE – I Cor 15:57 - A sua vida de outrora era uma vida de fracassos e de derrotas espirituais. Agora, porém, liberto do pecado e salvo por Jesus Cristo, você tem pela frente uma deslumbrante vida de triunfos. Apesar de a partir de agora você passar a possuir três terríveis inimigos, Deus lhe oferece provisão que o habilita a vencê-los. Esses três inimigos são: a carne, o mundo e Satanás. Você pode vencer a carne (Rm 13:13-14); você pode vencer o mundo (I Jo 5:4); você pode vencer a Satanás (I Jo 5:18). Não se assuste diante da perda de algumas das suas batalhas. Perder uma batalha, não significa perder a guerra. Certamente que você perderá algumas das suas batalhas, mas o triunfo final será seu. Segundo a Bíblia, ao apagar as luzes desta vida, bem como ao brilhar as da eternidade, você será levado a dizer de forma triunfal: "Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?" – I Cor 15:54-55.



III – CINCO COISAS QUE O NOVO CONVERTIDO DEVE FAZER:





O nascer espiritual para Deus é muito parecido com o nascimento físico. Assim como um bebê precisa de exercícios para crescer sadio e forte, da mesma forma, você, como um bebê espiritual, precisa exercitar-se, a fim de que seja espiritualmente sadio e forte. Com o propósito de ajudar no seu crescimento espiritual, é importante que você, Novo Convertido, faça o seguinte:

(1) - ESTUDE A SUA BÍBLIA DIARIAMENTE – Mt 4:4; Sl 1:2 - O que o alimento (carne, arroz, feijão, massas, legumes, frutas e verduras) é para o corpo, o estudo piedoso da Bíblia Sagrada é para a sua alma. Além de enriquecê-lo espiritualmente através dum melhor conhecimento de Deus, o estudo diário da Bíblia lhe dará os meios de responder convincentemente àqueles que hão de indagar-lhe quanto à nova vida que agora você tem em Jesus Cristo.


(2) - ORE CONSTANTEMENTE – I Tm 2:1-2, 8 - A oração é como uma ponte ou uma grande avenida através da qual a terra se liga ao céu. Através dessa grande via, você pode ir ao trono da graça divina, bem como receber os grandes "carregamentos" de bênçãos prometidas por Deus. A oração é o mais eloquente e o mais humilde discurso da alma a Deus. Quando você ora, Deus intervém alargando as fronteiras de suas possibilidades. Quando você ora, você está dizendo a Deus que não pode lutar e vencer sem o auxílio dEle. A oração é como o cálcio necessário ao crescimento e fortalecimento dos ossos. Para que você cresça e se desenvolva espiritualmente sadio e forte, exercite-se na oração. Deus está disponível, pronto a atendê-lo.


(3) - VIVA FIELMENTE - Vivendo num mundo em que os valores morais e espirituais são tidos em pouca conta, mesmo assim Deus espera que você viva fielmente diante dEle e diante dos homens. Certamente que algumas vezes você será tentado a abandonar o ideal duma vida fiel a Deus e aos princípios do Evangelho, e a abraçar os princípios morais do mundo sem Deus. O que fazer no momento em que isto venha a acontecer? Resista. Não abra mão da sua fidelidade – Sl 101:6 - Aos que porventura indaguem até onde e quando devem ser fiéis diante de Deus, Jesus Cristo responde: "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida" (Apc 2:10). Isto é: ainda que a sua decisão de seguir a Jesus Cristo, nalgum momento, exija como paga a sua morte física, não importa, seja fiel até aí, na esperança da vida da ressurreição ("a coroa da vida").


(4) - TENHA COMUNHÃO COM OS SEUS IRMÃOS - Como uma nova criatura em Cristo, você foi feito membro dum corpo: a Igreja. Assim como todos os membros dum corpo funcionam conjuntamente para o bem-estar de todo o corpo, assim também você deve contribuir com a edificação e progresso dos demais irmãos, membros da comunidade, da igreja à qual você passa a pertencer a partir de agora. De acordo com o apóstolo João, a comunhão com os irmãos, além de identificar o seu caráter com o de Deus, assegura-lhe o perdão de pecados (I Jo 1:7). Portanto, nunca permita que o Diabo ou qualquer outro ser, levante entre você e seu irmão, qualquer coisa que venha a ser razão de contenda, inimizade e consequente afastamento um do outro – Rm 12:10.


(5) - TESTEMUNHE DE JESUS CRISTO - Testemunhar é dizer aos outros o que Jesus fez por você e o quanto Ele teve misericórdia de você. A Bíblia registra muitos milagres operados por Jesus Cristo. Dentre esses, consta o de um endemoninhado que foi miraculosamente liberto do demônio que o atormentava. Agradecido a Jesus pelo que Ele lhe havia feito, aquele homem pediu que Jesus lhe permitisse acompanhá-Lo a partir daí - Mc 5.18-20 - Note que aquele homem foi mandado por Jesus no sentido de testemunhar primeiro para os seus próprios parentes. É isto o que Jesus espera de você também. Possivelmente os seus parentes não vão aceitar o seu testemunho da primeira vez. Não tem problema. Mais cedo ou mais tarde eles hão de descobrir que o Cristo que fez de você uma nova criatura, tem o poder de fazer o mesmo por eles. Você deve testemunhar de Jesus, seja por mandamento (Mc 16:15); seja por questão de gratidão (Sl 116:12-13).



IV - CINCO COISAS QUE O NOVO CONVERTIDO PODE TER:





Além de tudo quanto o Novo Convertido pode saber e fazer decorrente da sua nova vida em Cristo, existem ainda cinco coisas que Deus está interessado que você, Novo Convertido, tenha; são elas:

(1) - A PAZ VERDADEIRA - Na condição de pecador não remido, o homem está em conflito com Deus, com o próximo e consigo mesmo. Isto é: o pecador que não conhece a Jesus Cristo como Salvador pessoal, vive em conflito, não conhece a paz verdadeira. Essa era a sua situação antes que aceitasse a Jesus e nascesse de novo (Ef 2:13-16). Agora você tem paz com Deus (Rm 5:1-2); paz com o seu semelhante (Ef 2:13-17); e paz com você mesmo (Jo 14:27). Tudo isso resulta da sua aceitação a Jesus Cristo, o "Príncipe da paz" (Is 9:6).


(2) - O BATISMO COM O ESPIRITO SANTO - Quando você aceitou a Jesus como seu suficiente Salvador, foi trazido a Ele pelo Espírito Santo. Ele lhe convenceu do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:18). Agora, que você é um crente em Jesus, precisa ser batizado e cheio do Espírito Santo. No momento em que for batizado com o Espírito Santo, você será cheio do poder divino para, com autoridade, testemunhar de Jesus para o maior número de pessoas possível (At 1:8). Procure saber mais sobre o batismo com o Espírito Santo. Busque-o. Ele é para você.


(3) - UMA VIDA MELHOR - Antes que qualquer outra coisa, a nova vida que você agora tem em Cristo traduz-se numa vida melhor, à medida em que ela procede de Deus através de Jesus Cristo (Jo 10:10). Vida abundante em Cristo, é vida plena, melhor em todos os sentidos. Em primeiro lugar, Deus quer que você desfrute de bênçãos espirituais (Ef 1:3); segundo: Deus quer que você goze de bênçãos físicas, isto é, Ele quer que você prospere (Sl 103:3-5). Finalmente, Deus quer que você seja abençoado materialmente (Mt 6:31-32). Todas estas bênçãos somadas hão de contribuir no sentido de que você tenha uma vida cada vez melhor.


(4) - UMA VIDA DE CONFIANÇA EM DEUS - Na sua caminhada com Cristo, você há de aprender que o melhor e mais duradouro para a sua vida, não é precisamente aquilo que você mesmo seja capaz de fazer e de adquirir. O melhor para a sua vida é aquilo que Deus tem prometido e que fará por você. Evidentemente Deus espera que você seja capaz de confiar na fidelidade dEle e de esperar no cumprimento cabal das Suas promessas – Sl 37:1-8 - "Confia", "deleita-te", "entrega" e "descansa" no Senhor, são termos que na prática indicam a confiança que você precisa ter em Deus. O que Deus lhe tem prometido, Ele fará (Nm 23:14).


(5) - O CÉU - O ponto mais elevado de Sua experiência de seguir a Jesus será o privilégio de estar para sempre na Sua augusta presença, bem como desfrutar das riquezas e tesouros do Seu reino vindouro, o céu. A Bíblia designa o céu como a cidade dos crentes (Fp 3:20-21). Na sua revelação registrada no Apocalipse, o apóstolo João descreve o céu como a habitação domiciliar de Deus com os homens redimidos de toda a terra (Apc 21:3-4). Há quase dois mil anos, Jesus o inclui na sua oração feita ao Pai, desejando ter você junto a Ele, para sempre (Jo 17:24).


V – CONSIDERAÇÕES FINAIS:





Novo Convertido, agora que você tomou conhecimento de todas estas coisas que Deus quer que você saiba, faça e tenha, decida-se por jamais abandonar a decisão de seguir a Jesus. Jamais dê as costas a Deus – Hb 10:38-39.


"... QUANDO ANDAR EM TREVAS E NÃO TIVER LUZ NENHUMA, CONFIE NO NOME DO SENHOR E FIRME-SE SOBRE O SEU DEUS" - Is 50:10 b.

Fonte de consulta:

SUA NOVA VIDA EM CRISTO – OS PRIMEIROS PASSOS NA FÉ CRISTÃ – Raimundo de Oliveira - CPAD