COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







10 de set. de 2013

3º TRIMESTRE DE 2013 - LIÇÃO Nº 11 - 15/09/2013 - "UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 11- DATA: 15/09/2013
TÍTULO: “UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA”
TEXTO ÁUREO – Fp 4.8
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Fp 4.5-9
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/





I – INTRODUÇÃO:


Fp 4.8-9 - Paulo entendia a influência que os pensamentos exercem sobre a vida humana. O que a pessoa permite que ocupe a sua mente, vai, mais cedo ou mais tarde, determinar as suas palavras e ações. A exortação de Paulo: - “PENSEM NESSAS COISAS” é seguida por uma segunda exortação: - “PONHAM-NO EM PRÁTICA”. A combinação das virtudes alistadas nestes dois versículos bíblicos produzirá, com certeza, um modo sadio de pensar, e este resultará numa vida de excelência moral e espiritual.


II - NOVO NASCIMENTO:


É o mesmo que falar: NOVA CRIATURA, ou seja, expressão com que é designado o pecador que aceita a Cristo Jesus como Salvador. Em decorrência da regeneração, ele nasce de cima para baixo (nascimento vindo de Deus - Jo 1:12-13; I Jo 3:9; 4:7; 5:1); de dentro para fora; e nasce, ainda, da água e do Espírito (Jo 3:4-5).


III - CRISTO EXIGIU O NOVO NASCIMENTO DE NICODEMOS:


Jo 3.1-21 – Leiamos esta passagem bíblica e vejamos o que Nicodemos tinha:


(1) - TINHA UMA BÍBLIA E CONHECIMENTO BÍBLICO - (Jo 3:2) - Tinha uma atitude religiosa e certamente tinha experiências religiosas. No entanto, não tinha nenhum sinal de renascimento.


(2) - PERTENCIA A UMA SINAGOGA (IGREJA) - Muitos dizem: - “Já pertenço a uma igreja, já sou batizado, vou aos cultos, vivo corretamente e não faço mal a ninguém”. Nicodemos também tinha toda aparência exterior de quem pertencia a uma igreja, a uma religião. Mesmo assim, não era renascido!


IV - SETE CARACTERÍSTICAS DE UMA PESSOA RENASCIDA:


(1) - ELA SABE QUE É RENASCIDA - (Ef 1:13-14; Rm 8:16) - A certeza de salvação é a primeira alegre conseqüência do renascimento. Se alguém me perguntar se sou casado, eu não posso responder: “Acho que sou”.


(2) - A NOVA VIDA SE MANIFESTA - (I Jo 5:12 cf Mt 7:16) - O fato de uma pessoa ter renascido, não pode permanecer escondido. Quando uma criança acaba de nascer, o principal indicativo de que ela esteja viva é o fato de chorar. Se não chorar, provavelmente, nasceu morta. Quando nascemos de novo, nós choramos, isto é, a vida maravilhosa recebida torna-se evidente em nós, pelo testemunho e conduta (At 4:16-20)


(3) - O RENASCIDO TEM UM ESPÍRITO DE ORAÇÃO - (Ef 2:1) - Um morto não se mexe. A oração é a respiração da alma. Uma pessoa só vive se respira; também só se tem vida espiritual quando se ora (Rm 8:26) - Quem não tem o Espírito de Deus, a este também falta o espírito de oração (At 9:11).


(4) - O RENASCIDO TEM FOME DA PALAVRA DE DEUS - (Jo 5:39 cf Jo 6:48) - Quem recebeu vida de Deus, precisa de alimento divino. Dificilmente alimentamos o nosso corpo físico apenas no domingo; temos que alimentá-lo diariamente. Da mesma forma, ir à igreja só aos domingos faz com que fiquemos fracos espiritualmente, pois estaremos sem o alimento espiritual nos demais dias da semana.


(5) - O RENASCIDO ESTÁ EXPOSTO À GRANDES TENTAÇÕES - (Jo 16:33) - Onde há vida, há luta. Satanás tentará de todas as maneiras afastar o renascido do Seu Senhor, pelo pecado. Os maiores adversários de Jesus foram os religiosos. Os renascidos serão desprezados pelos cristãos sem Cristo.


(6) - O RENASCIDO VENCE A TENTAÇÃO - Jesus Cristo venceu a satanás, o pecado, o mundo e a morte. Todos os renascidos são também vencedores em Cristo. É certo que mesmo tendo nascido de novo, a natureza pecaminosa não desaparece: sentimos a presença do pecado e nada pode contra o poder do pecado que é muito grande. Logo, como teremos vitória? (Rm 8:10 cf  Rm 7:15-25; I Cor 15:57 cf Jo 10:27-29)


(7) - O RENASCIDO ESPERA COM ALEGRIA A VOLTA DE JESUS - (Lc 21:28; Apc 22:20)


V - O PROCEDER DO NOVO HOMEM:


Leiamos Efésios 4:25-32, e analisemos:

(1) - O NOVO HOMEM NÃO VIVE MENTINDO - (Efésios 4:25) - Neste caso a palavra MENTIRA significa QUALQUER TIPO DE DESONESTIDADE
PROFERIDA OU VIVIDA.


(2)  - O NOVO HOMEM NÃO VIVE SE EXASPERANDO - Efésios 4:26 - O sentido permissivo para a ira significa uma REAÇÃO CONTRA QUALQUER TIPO DE PECADO QUE AFETE A NOVA VIDA. Por exemplo, quando somos tentados pelo Diabo, reagimos com ira contra as insinuações do inimigo.


Irar-se não é com o tipo de ira acionado pela carne, mas uma ira natural contra tudo que possa ofender a santidade de Deus e fazer morrer a nossa vida espiritual.


(3)  - O NOVO HOMEM NÃO ABRE ESPAÇO PARA O DIABO - Efésios 4:27 - São muitas as brechas que abrimos em nossa vida emocional, física e espiritual para o Diabo entrar. Por isso, devemos manter um controle severo das portas da nossa mente, sentidos físicos, pensamentos e sentimentos através da meditação e do estudo da Palavra de Deus.


(4)  - O NOVO HOMEM NÃO PRATICA AS COISAS DA VELHA VIDA - Efésios 4:28-29 - Como novas criaturas em Cristo, às vezes praticamos certas coisas erradas, que constituem em pecados e afetam a nossa vida espiritual.


(5)  - O NOVO HOMEM NÃO ENTRISTECE O ESPÍRITO SANTO - Efésios 4:30 - O Espírito Santo habita no crente e pode ser ofendido com atitudes impuras. Por isso, nós fomos selados e esse selo é a marca de propriedade que impede que Satanás interfira e venha rasurar a vida espiritual do servo de Deus.


(6) - O NOVO HOMEM EVITA PECADOS QUE MAGOAM O ESPÍRITO SANTO - Efésios 4:31 - Atitudes de amarguras não combinam com a natureza amorosa do Espírito Santo.


(7)  - O NOVO HOMEM PROCURA DESENVOLVER AS QUALIDADES PRÓPRIAS DO CRENTE - Efésios 4:32 - Na verdade, quem nasce do Espírito tem as características do Espírito. Essas qualidades são indispensáveis ao cultivo da vida cristã.


VI - CINCO COISAS QUE O RENASCIDO DEVE SABER:


No início de caminhada com Jesus Cristo, há, pelo menos, cinco coisas importantes que o Novo Convertido deve saber. São elas:


(1) – NOSSOS PECADOS FORAM PERDOADOS - A Bíblia apresenta a sua vida de outrora, como uma vida de escravidão ao pecado, mas diz também que você, agora, é servo da justiça divina – Rm 6:17-18.


(2) – SOMOS UMA NOVA CRIATURA EM CRISTO – II Cor 5:17 - O "velho" e o "antigo" têm a ver com a vida de outrora, ou seja, a vida que você tinha até o instante em que se decidiu por aceitar a Jesus como seu Salvador único e pessoal. "Nova criatura" ou aquilo que se fez "novo", diz respeito à vida que você passou a viver desde aí – I Pe 1:3, 23.


(3) - DEUS NOS AMA – Jo 3:16; Rm 5:8 - A maior prova do amor de Deus para com você e para com todo o mundo, é ter Ele permitido que o seu Filho Jesus Cristo padecesse e morresse para salvar-nos e reconciliar-nos com Ele – Rm 5:9 - Descanse no amor de Deus. Ele sempre faz o melhor em benefício de seus amados.


(4) – SOMO FILHOS DE DEUS – Rm 8:14-17 - O seu relacionamento com Deus mudou a partir de agora. A sua relação anterior com Deus era à base de criatura e Criador, réu e Juiz. Agora é diferente: Você é filho de Deus, é herdeiro dEle e co-herdeiro de Jesus Cristo. Nesta condição o seu vínculo familiar com Deus vem torná-lo infinitamente mais digno e mais honrado que o principal dos herdeiros da maior fortuna deste mundo. Repouse no privilégio de ser filho amado de Deus.


(5) – PODEMOS VIVER VITORIOSAMENTE – I Cor 15:57 - A sua vida de outrora era uma vida de fracassos e de derrotas espirituais. Agora, porém, liberto do pecado e salvo por Jesus Cristo, você tem pela frente uma deslumbrante vida de triunfos. Apesar de a partir de agora você passar a possuir três terríveis inimigos, Deus lhe oferece provisão que o habilita a vencê-los. Esses três inimigos são: a carne, o mundo e Satanás. Você pode vencer a carne (Rm 13:13-14); você pode vencer o mundo (I Jo 5:4);  você pode vencer a Satanás (I Jo 5:18). Não se assuste diante da perda de algumas das suas batalhas. Perder uma batalha, não significa perder a guerra. Certamente que você perderá algumas das suas batalhas, mas o triunfo final será seu. Segundo a Bíblia, ao apagar as luzes desta vida, bem como ao brilhar as da eternidade, você será levado a dizer de forma triunfal: "Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?" – I Cor 15:54-55.


VII – CINCO COISAS QUE O NASCIDO DE NOVO DEVE FAZER:


O nascer espiritual para Deus é muito parecido com o nascimento físico. Assim como um bebê precisa de exercícios para crescer sadio e forte, da mesma forma, você, como um bebê espiritual, precisa exercitar-se, a fim de que seja espiritualmente sadio e forte.


Com o propósito de ajudar no seu crescimento espiritual, é importante que você faça o seguinte:


(1) - ESTUDE A SUA BÍBLIA DIARIAMENTE – Mt 4:4; Sl 1:2 - O que o alimento (carne, arroz, feijão, massas, legumes, frutas e verduras) é para o corpo, o estudo piedoso da Bíblia Sagrada é para a sua alma. Além de enriquecê-lo espiritualmente através dum melhor conhecimento de Deus, o estudo diário da Bíblia lhe dará os meios de responder convincentemente àqueles que hão de indagar-lhe quanto à nova vida que agora você tem em Jesus Cristo.


(2) - ORE CONSTANTEMENTE – I Tm 2:1-2, 8 - A oração é como uma ponte ou uma grande avenida através da qual a terra se liga ao céu. Atra­vés dessa grande via, você pode ir ao trono da graça divina, bem como receber os grandes "carregamen­tos" de bênçãos prometidas por Deus. A oração é o mais eloquente e o mais humilde discurso da alma a Deus. Quando você ora, Deus intervém alargando as fronteiras de suas possibilidades. Quando você ora, você está dizendo a Deus que não pode lutar e vencer sem o auxílio dEle. A oração é como o cálcio necessário ao cresci­mento e fortalecimento dos ossos. Para que você cresça e se desenvolva espiritualmente sadio e for­te, exercite-se na oração. Deus está disponível, pronto a atendê-lo.


(3) - VIVA FIELMENTE - Vivendo num mundo em que os valores morais e espirituais são tidos em pouca conta, mesmo as­sim Deus espera que você viva fielmente diante dEle e diante dos homens. Certamente que algu­mas vezes você será tentado a abandonar o ideal duma vida fiel a Deus e aos princípios do Evange­lho, e a abraçar os princípios morais do mundo sem Deus. O que fazer no momento em que isto venha a acontecer? Resista. Não abra mão da sua fidelida­de – Sl 101:6 - Aos que porventura indaguem até onde e quando devem ser fiéis diante de Deus, Jesus Cristo responde: "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida" (Apc 2:10). Isto é: ainda que a sua decisão de seguir a Jesus Cristo, nalgum momento, exija como paga a sua morte física, não importa, seja fiel até aí, na esperança da vida da ressurreição ("a coroa da vida").


(4) - TENHA COMUNHÃO COM OS SEUS IRMÃOS - Como uma nova criatura em Cristo, você foi feito membro dum corpo: a Igreja. Assim como todos os membros dum corpo funcionam cònjuntamente para o bem-estar de todo o corpo, assim também você deve contribuir com a edificação e progresso dos demais irmãos, membros da comunidade, da igreja à qual você passa a pertencer a par­tir de agora. De acordo com o apóstolo João, a comunhão com os irmãos, além de identificar o seu caráter com o de Deus, assegura-lhe o perdão de pecados (I Jo 1:7). Portanto, nunca permita que o Diabo ou qual­quer outro ser, levante entre você e seu irmão, qual­quer coisa que venha a ser razão de contenda, ini­mizade e consequente afastamento um do outro – Rm 12:10.


(5) - TESTEMUNHE DE JESUS CRISTO - A Bíblia registra muitos milagres operados por Jesus Cristo. Dentre esses, consta o de um endemoninhado que foi miraculosamente liberto do demônio que o atormentava. Agradecido a Jesus pelo que Ele lhe havia feito, aquele homem pediu que Jesus lhe permitisse acompanhá-Lo a partir daí - Mc 5.18-20 - Testemunhar é dizer aos outros o que Jesus fez por você e o quanto Ele teve misericórdia de você. Note que aquele homem foi mandado por Jesus no sentido de testemunhar primeiro para os seus pró­prios parentes. É isto o que Jesus espera de você também. Possivelmente os seus parentes não vão aceitar o seu testemunho da primeira vez. Não tem problema. Mais cedo ou mais tarde eles hão de des­cobrir que o Cristo que fez de você uma nova criatu­ra, tem o poder de fazer o mesmo por eles. Você deve testemunhar de Jesus, seja por mandamento (Mc 16:15); seja por questão de gratidão (Sl 116:12-13).



VIII - CINCO COISAS QUE O RENASCIDO PODE TER:


Além de tudo quanto você pode saber e fazer decorrente da sua nova vida em Cristo, existem ainda cinco coisas que Deus está interessado que você tenha; são elas:


(1) - A PAZ VERDADEIRA - Na condição de pecador não remido, o homem está em conflito com Deus, com o próximo e consigo mesmo. Isto é: o pecador que não conhece a Jesus Cristo como Salvador pessoal, vive em conflito, não conhece a paz verdadeira. Essa era a sua situação antes que aceitasse a Jesus e nascesse de novo (Ef 2:13-16). Agora você tem paz com Deus (Rm 5:1-2); paz com o seu semelhante (Ef 2:13-17); e paz com você mesmo (Jo 14:27). A paz que você agora goza em Deus, com o seu semelhante, e com você mesmo, resulta da sua aceitação a Jesus Cristo, o "Príncipe da paz" (Is 9:6).


(2) - O BATISMO COM O ESPIRITO SANTO - Quando você aceitou a Jesus como seu sufi­ciente Salvador, foi trazido a Ele pelo Espírito Santo. Ele lhe convenceu do pecado, da justiça e do juí­zo (Jo 16:18). Agora, que você é um crente em Jesus, precisa ser batizado e cheio do Espírito Santo. No momento em que você for batizado com o Espírito Santo, você será cheio do poder divino pa­ra, com autoridade, testemunhar de Jesus para o maior número de pessoas possível (At 1:8). Procure saber mais sobre o batismo com o Espírito Santo. Busque-o. Ele é para você.


(3) - UMA VIDA MELHOR - Antes que qualquer outra coisa, a nova vida que você agora tem em Cristo traduz-se numa vida melhor, à medida em que ela procede de Deus através de Jesus Cristo (Jo 10:10). Vida abundante em Cristo é vida plena, melhor em todos os sentidos. Em primeiro lugar, Deus quer que você desfrute de bênçãos espirituais (Ef 1:3); Em segundo lugar, Deus quer que você goze de bênçãos físicas, isto é, Ele quer que você prospere (Sl 103:3-5). Finalmente, Deus quer que você seja abençoa­do materialmente (Mt 6:31-32). : "Não andeis pois inquietos, di­zendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?... De certo vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas estas coisas; mas bus­cai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6.31-32). Todas estas bênçãos somadas hão de contri­buir no sentido de que você tenha uma vida cada vez melhor.


(4) - UMA VIDA DE CONFIANÇA EM DEUS - Na sua caminhada com Cristo, você há de aprender que o melhor e mais duradouro para a sua vida, não é precisamente aquilo que você mesmo seja capaz de fazer e de adquirir. O melhor para a sua vida é aquilo que Deus tem prometido a você e que fará por você. Evidentemente Deus espera que você seja capaz de confiar na Sua fidelidade e de es­perar no cumprimento cabal das Suas promessas – Sl 37:1-8 - "Confia", "deleita-te", "entrega" e "descan­sa" no Senhor, são termos que na prática indicam a confiança que você precisa ter em Deus. O que Deus lhe tem prometido, Ele fará (Nm 23:14).


(5) - O CÉU - O ponto mais elevado de Sua experiência de seguir a Jesus será o privilégio de estar para sempre na Sua augusta presença, bem como desfrutar das riquezas e tesouros do Seu reino vindouro, o céu.  A Bíblia designa o céu como a cidade dos crentes (Fp 3:20-21). Na sua revelação, registrada no Apocalipse, o apóstolo João descreve o céu como a habitação domiciliar de Deus com os homens redimidos de toda a terra (Apc 21:3-4). Jesus o inclui na sua oração feita ao Pai, há quase dois mil anos, desejando ter você junto a Ele, para sempre (Jo 17:24).



XI – CONSIDERAÇÕES FINAIS:


Agora que conhecemos de todas estas coisas que Deus quer que saibamos, façamos e tenhamos, devemos por jamais abandonarmos a decisão de seguir a Jesus. Jamais devemos dar-Lhe as costas – Hb 10:38-39.




FONTES DE CONSULTA:


Lições Bíblicas - Edições CPAD - 4º Trimestre de 1999 - Comentarista : Elienai Cabral

Sua nova vida em Cristo – Os Primeiros Passos Na Fé Cristã – Raimundo de Oliveira – CPAD

Dicionário Teológico - CPAD - Claudionor Corrêa de Andrade

Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia - Editora e Distribuidora Candeia - R. N. Champlin e João M. Bentes

Características de um Renascido - Chamada da Meia-Noite - Wim Malgo