COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







27 de set. de 2011

4º TRIMESTRE DE 2011 - LIÇÃO Nº 01 - 02/10/2011 - "QUANDO A CRISE MOSTRA A SUA FACE"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 01 - DATA: 02/10/2011
TÍTULO: “QUANDO A CRISE MOSTRA A SUA FACE”
TEXTO ÁUREO – Ne 1:3
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Ne 1:1-7
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/


I - INTRODUÇÃO:

Neemias foi um homem simples, caracterizado, principalmente, por humildade e pureza de intenções, e revelando o vigoroso poder que pode ser exercido por alguém que não tem outro propósito na vida nem outro poder que não estejam centralizados em Deus. O segredo de sua eficiência estava em seu hábito de constantemente apresentar todos os problemas a Deus.


II - QUANDO A CRISE MOSTRA A SUA FACE, FICAMOS DESANIMADOS:

Ne 1:4 - Quando Neemias ouviu a notícia da situação em que se encontravam os judeus que escaparam, ele "... ASSENTOU-SE..."

Embora vivendo no palácio real, o coração de Neemias era profundamente sensível a tudo que afetava seu povo.

Todos nós também já experimentamos e nos sentimos afetados por algum desânimo e abatimento, ante notícias recebidas ou momentos difíceis pelos quais passamos. 

Aliás, temos exemplos bíblicos disto:

JÓ - amaldiçoou o seu dia natalício (Jó 3:3-10); ansiou pela morte (Jó 3:11-19); deplorou a vida (Jó 3:20-23) e terminou o seu discurso com um gemido (Jó 3:24-26);


MOISÉS (Nm 11:11-15) - Vemos o grande líder de Israel demonstrando imensa tristeza diante das murmurações dos israelitas.


ELIAS (I Rs 19:4) - Após ter matado os profetas de Baal e Aserá, Elias, ameaçado por Jezabel, pediu a morte.


Mas, leiamos II Cor 1:3-10; Ef 3:13; Cl 1:24 - Por meio destes versículos bíblicos, podemos ver o porquê de, às vezes, passarmos por períodos de desânimo e abatimento: Somos portadores de luz e, por onde quer que formos, muitas vezes teremos que passar por vales escuros para iluminá-los com a presença gloriosa de Deus em nossas vidas.

Os fiéis podem louvar a Deus nas provas, porque:

(1) - DEUS DETERMINA A CONTINUAÇÃO DELAS E TAMBÉM AS MANDA PARAR - Gn 15:13-14; Is 29:10-11, 22-23

(2) - AS PROVAS DOS FIÉIS SÃO APENAS TEMPORÁRIAS - Sl 30:5

(3) - EXIBEM O AMOR E A FIDELIDADE DE DEUS - Sl 119:75

(4) - SÃO PARA LOUVORES A DEUS - Sl 71:20-24

(5) - FAZEM NOS MANTER HUMILDES E DE JOELHOS - O sofrimento aumenta nossa vida de oração. Nada nos porá de joelhos mais depressa do que os sofrimentos. - Dt 4:30-31; Sl 78:34-35


II - QUANDO A CRISE MOSTRA A SUA FACE, DEVEMOS CHORAR:

Ne 1:4 - Depois de "assentar-se", Neemias "... CHOROU..."

Neemias sentou-se e chorou por Jerusalém e quando soube da situação de seus irmãos.

Está na hora dos solos das Igrejas ficarem banhadas de lágrimas!

Muitos homens de Deus choraram:

(1) - Jó testemunhou - Jó 30:25;

(2) - Moisés e outros filhos de Deus choraram sobre o pecado do povo - Nm 25:6;

(3) - Davi testemunhou ter chorado e jejuado pelo povo de Deus - Sl 69:10;

(4) - Isaías chorou pela necessidade de seu povo - Is 16:9;

(5) - Deus disse ao rei Josias - II Rs 22:19;

(6) - Quando Esdras chorou pelo povo, todos choraram e oraram - Ed 10:1;

(7) - Jeremias ficou conhecido como o profeta pranteador por causa do grande peso de oração que sentia carregar pelo seu povo - Jr 8:21; 9:1; 13:17; 14:17; Lm 2:11; 3:48-51;

(8) - Paulo, o apóstolo-missionário, era também conhecido pelo seu ministério de lágrimas - At 20:18-19, 31; II Cor 2:4;

(9) - Eliseu, o homem de Deus que chorou – II Rs 8:7-11.

(10) - O nosso Deus vê e registra nossas lágrimas – Sl 56:8.


III - QUANDO A CRISE MOSTRA A SUA FACE, DEVEMOS LAMENTAR:

Ne 1:4 - Após Neemias "assentar-se... e chorar...", a Palavra de Deus diz que ele "... LAMENTOU...".

Esta palavra indica o senso interior de tristeza, lamentação, bater no peito, rasgar, cortar.

Na Palavra de Deus, vemos algumas razões pelas quais devemos lamentar:

(1) - DIANTE DA MORTE - Gn 23:1-2; 37:34-35; 50:3, 10; II Sm 3:31, 35; Jo 11:31

(2) - EM FACE DAS CALAMIDADES JÁ SOFRIDAS OU APENAS ANTECIPADAS - Jó 1:21-22; Ex 33:4; Jn 3:5; Jr 14:2; Et 4:3

(3) - POR CAUSA DO ARREPENDIMENTO PELO PECADO - Lv 23:27; I Sm 7:6; Zc 12:10-11; At 26:9

IV - QUANDO A CRISE MOSTRA A SUA FACE, DEVEMOS JEJUAR E ORAR PERANTE O DEUS DOS CÉUS:

Ne 1:4 - Depois de "assentar-se", "chorar" e "lamentar", a Palavra do Senhor registra que Neemias "... JEJUOU E OROU PERANTE O DEUS DOS CÉUS..."

Grandes crises são vencidas quando o crente se humilha, ora e jejua. A Bíblia prova isto.

(1) - O JEJUM DA RAINHA ESTER E DE TODO O POVO JUDEU - Et 3:13; 4:1-3, 16 – Todos os judeus haviam sido condenados à morte. Isso ocorreria em um mesmo dia e já estava com data marcada. A única saída para os judeus era a de uma reconciliação unânime com Deus. E isto foi feito através de JEJUM e ORAÇÃO, além de uma humilhação geral de todo o povo. Deus ouviu as orações e viu o quebrantamento de Seu povo e deu-lhe a vitória que precisavam. No dia em que deveriam ser exterminados, foram os judeus que destruíram os seus inimigos. Cerca de 75 mil (Et 9)

(2) - O JEJUM FEITO POR MOISÉS – Ex 24:12-18; 34:1-28 – A Bíblia destaca dois grandes jejuns de Moisés, durante quarenta dias, cada um. O primeiro jejum ocorreu quando Moisés estava no Monte Sinai recebendo da parte de Deus as duas tábuas com os Dez Mandamentos. A segunda vez, Deus manda que Moisés faça, agora ele mesmo, outras duas tábuas para nelas escrever os mesmos mandamentos contidos nas duas primeiras tábuas quebradas por Moisés em protesto ao bezerro de ouro feito pelo povo para receber honra e adoração em lugar de Jeová.

(3) - O JEJUM DE ESDRAS – Ed 8:21-31; 10:1 – Com a ordem do rei Artarxerxes para edificar o templo em Jerusalém, Esdras e seus auxiliares diretos precisavam ir de Babilônia a Jerusalém. Havia risco de encontrarem inimigos pelo caminho, mas tiveram vergonha de pedir ao rei guardas para os acompanhar neste percurso, pois tinham falado ao rei dizendo: A MÃO DO NOSSO DEUS É SOBRE TODOS OS QUE O BUSCAM PARA O BEM. A solução para manterem a fé em dia foi o uso do jejum e da oração. Houve aceitação por parte de Deus quanto ao que pediram. Todo o período de consagração durou enquanto persistiu a crise.

(4) - O JEJUM DA PROFETISA ANA – Lc 2:36-38 – Era viúva de quase oitenta anos e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações de noite e de dia. Por esse motivo, teve a alegria de ver o menino Jesus, aos oito dias de nascido, quando foi levado ao templo para ser apresentado a Deus. Esta mulher mantinha uma vida de íntima comunhão com Deus servindo-O fielmente, NÃO ESPERANDO UM MOTIVO SÉRIO PARA PARTICAR O JEJUM. Ela o fazia como uma maneira de melhor servir ao Senhor, espontaneamente.

- "E há de ser que, QUANDO ESTES SINAIS TE VIEREM, FAZE O QUE ACHAR A TUA MÃO, porque Deus é contigo" - I Sm 10:7

Logo, não existem na Bíblia mandamentos ou regras determinando tipo ou duração do jejum. Aprendamos, porém, que, em alguns casos, o jejum é necessário. Não existe uma regra fixa e firme. O HOMEM DE ORAÇÃO FARÁ O QUE A OCASIÃO PEDIR E DEUS DETERMINAR.

JEJUM E ORAÇÃO SÃO SINÔNIMOS DE FORÇA, PODER E VITÓRIA NA VIDA DE QUEM OS PRATICA. NÃO DEIXEMOS QUE TAIS PRÁTICAS DESAPAREÇAM DE NOSSAS VIDAS E DA VIDA DE NOSSAS IGREJAS.

Neemias começou seu trabalho em oração (Ne 1:4) e não cessou de orar, até que terminou sua jornada (Ne 13:31).

V - CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Servos do Deus Altíssimo, assim o Senhor vos diz:

QUANDO A CRISE MOSTRAR A SUA FACE...

- "Cingi-vos e LAMENTAI-VOS, SACERDOTES; GEMEI, MINISTROS DO ALTAR; entrai e passai, vestidos de panos de sacos, durante a noite, MINISTROS DO MEU DEUS... SANTIFICAI UM JEJUM... e CLAMAI AO SENHOR" - Jl 1:13-14

- "... e isso com JEJUM, E COM CHORO, E COM PRANTO... CHOREM OS SACERDOTES, MINISTROS DO SENHOR... e digam:... POUPA O TEU POVO, Ó SENHOR..." - Jl 2:12, 17 .

Que assim seja para todo sempre.