ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 10 - DATA: 07/09/2014
TÍTULO: “O PERIGO DA BUSCA PELA AUTORREALIZAÇÃO HUMANA”
TEXTO ÁUREO – Tg 4.10
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Tg 4.1-10
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 10 - DATA: 07/09/2014
TÍTULO: “O PERIGO DA BUSCA PELA AUTORREALIZAÇÃO HUMANA”
TEXTO ÁUREO – Tg 4.10
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Tg 4.1-10
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/
I – INTRODUÇÃO:
O servo de Deus precisa estar orando
e vigiando para não se deixar dominar pelas paixões carnais.
II - ORIGEM DAS GUERRAS E PELEJAS NAS IGREJAS
(1) - O Diabo - Ele tentou Jesus (Lc
4.2; Mt 4.1) e continua tentando os servos de Deus, provocando guerras c
pelejas entre os crentes que dão lugar à sua ação. Ele anda "em derredor,
bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (l Pe 5.8). Havendo
guerras e pelejas, não há união e, sem esta, não há bênção. Devemos prevenir-nos
contra as "astutas ciladas do diabo" (Ef 6.11).
(2) - A carne - Tiago, indagando de
onde vêm as guerras e pelejas entre os crentes, responde que vêm dos deleites
que guerreiam nos seus membros (v. l). Paulo diz que os pecados "operavam
em nossos membros" (Rm 7.5). Essas paixões ou deleites que operam nos
nossos membros (a natureza carnal), tanto podem ser de origem sexual, como
emocional e moral, as quais geram contendas. Alguém pode deleitar-se, em ver o
mal ou a queda do outro. É prazer diabólico.
(3) - Desejo de poder - Esse desejo
carnal de poder tem origem em Lúcifer, que, ao desejar tomar o lugar de Deus,
imaginou-se grande (cf. Ez 28.2,17). Há muitos que, para "subir" nos
cargos, procuram passar por cima dos outros, gerando guerras e pelejas
desnecessárias. O melhor é humilhar-se sob a potente mão de Deus e ser exaltado
por Ele a Seu tempo (Tg 4.10, l Pe 5.6).
(4) – Cobiça - O apóstolo diz:
"Cobiçais e nada tendes" (v.2a). Cobiça é a "ambição desmedida
de riquezas". É irmã da avareza. É o desejo incontrolável e malsão de
obter dinheiro e outros bens materiais, não importando como. Isso é pecado. A
Bíblia diz que "...o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e
nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas
dores" (l Tm 6.10).
(5) – Invejas - "...sois
invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar" (v.2b). A inveja é prima da
cobiça e da avareza. Esta palavra vem do latim “invídia”, significando
"desgosto ou pesar pela felicidade de outrem; desejo violento de possuir o
bem alheio" (Dicionário Aurélio). Na Bíblia, inveja é "obra da
carne" (Gl 5.21). Seja qual for o sentido, inveja é sentimento carnal e
diabólico, sendo causa de guerras e contendas entre pessoas nas igrejas. O
invejoso é um fraco, um escravo de si mesmo. Que Deus tenha misericórdia dessa
gente, despertando-as para a conversão do seu eu.
III - CONSEQUÊNCIAS DAS
PAIXÕES HUMANAS:
(1) - Carência de bens espirituais -
"Nada tendes, porque não pedis" (v.2c). O apóstolo falava a crentes
que, ao invés de buscarem a Deus, em oração sincera, ficavam a guerrear entre
eles, cobiçar o que era dos outros. Tudo isso gerava um clima de inquietação,
que não motivava a adoração a Deus. Paulo, escrevendo aos filipenses, diz que
devemos orar, suplicar e apresentar ações de graças, em lugar de inquietar-nos.
Assim, teremos a paz de Deus (Fp 4.6,7).
(2) - Orações não respondidas -
"Pedis e não recebeis" (v.3). No versículo anterior, o apóstolo diz
que eles não pediam. Aqui, diz que pediam, mas não recebiam. Por quê? A
resposta é dada em seguida: "...porque pedis mal, para o gastardes em
vossos deleites" (v.3). Em meio às guerras e pelejas internas, na igreja
local, seus pedidos não tinham valor. Temos o direito de pedir o que quisermos
ao Senhor, desde que o objetivo não seja egoísta, e, acima de tudo, seja para a
glória de Deus. Jesus ensinou os discípulos a orar (ver Mt 6.5-13).
(3) - Infidelidade espiritual -
Tiago chamou aqueles crentes de "adúlteros e adúlteras" (v.4a).
Podemos entender que se tratava de infidelidade espiritual, pois o apóstolo
acentua que "a amizade do mundo é inimizade contra Deus". Entre
aqueles crentes, não havia lugar para o Espírito de Deus. João diz que "Se
alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" (l Jo 2.15). Esse amor ao
mundo configura adultério ou infidelidade espiritual. Deus não aceita isso, em
hipótese alguma. Jesus disse que "ninguém pode servir a dois
senhores..." (Mt 6.24).
IV - O RELACIONAMENTO COM DEUS PREJUDICADO
(1) - O Espírito tem ciúmes (v.5b) -
Apesar de certos estudiosos da Bíblia acharem que o versículo é ambíguo quanto
ao termo Espírito, o cuidadoso e amplo estudo do contexto, acrescido das demais
passagens correlatas, deixa claro tratar-se do Espírito Santo, que, ante a
amizade do crente com o mundo, tem zelo extremo, entristecendo-se com esse
"adultério" espiritual. As guerras e pelejas, próprias de carnais,
sufocam a comunhão com o Espírito Santo.
(2) - "Deus resiste aos
soberbos" (v.6a) - O soberbo é o mesmo que orgulhoso. Este, na verdade,
não tem nada de positivo em sua vida. De acordo com a Psicologia, orgulho é
medo. O orgulhoso tem medo de não ser respeitado, de não ser reconhecido. Por
isso, exalta-se a si mesmo, buscando a qualquer custo "honra e estima dos
outros a fim de satisfazer o seu orgulho" (Bíblia de Estudo Pentecostal).
Assim, em sua exaltação, perde a oportunidade de ser abençoado por Deus. E
pior: encontra pela frente a resistência da poderosa mão de Deus. Ao contrário
disso, diz Tiago que Deus "dá, porém, graça aos humildes".
V - COMO EVITAR AS PAIXÕES HUMANAS:
(1) - Sujeitando-se a Deus e resistindo
ao Diabo (v.7) - O apóstolo diz que devemos sujeitar-nos a Deus, resistindo ao
Diabo, e este fugirá de nós. Sem a ação diabólica na igreja, não haverá lugar
para guerras, pelejas e contendas.
(2) - Chegando-se a Deus (v.8) -
Estando perto de Deus, pela oração e comunhão, os crentes adquirem intimidade
com o Senhor. Os sentimentos maus são afastados pela presença do Espírito de
Deus.
(3) - Purificando o coração (v.8c) -
Davi disse que o jovem purifica o seu caminho e não peca, observando a Palavra
de Deus e escondendo-a no coração (Sl 119.9-11). Tiago exorta aos crentes
pecadores a limparem seus corações e, aos de duplo ânimo, a purificar o
coração. Isso afugenta as paixões humanas.
(4) - Sentindo as misérias (v.9) - O
apóstolo exorta a que os crentes carnais, cheios de inveja e cobiça, ao invés
de pelejarem entre si, devem converter-se, sentindo suas misérias, através do
lamento e do choro, tornando o riso da carne em pranto interior, e o gozo
mundano em tristeza, atitudes essas que significam mudanças perante Deus.
(5) - Humilhando-se perante o Senhor
(v.10) - Já vimos que Deus dá graça aos humildes (v.6). Se os crentes se
humilharem, Deus os exaltará. Se eles se exaltarem, serão humilhados. A
humildade é a arma por excelência contra o orgulho, a inveja, a cobiça, as pelejas
e guerras nas igrejas.
(6) - Não falar mal uns dos outros
(v.ll) - Tiago ensina-nos que não devemos falar mal uns dos outros. Se o fizermos,
passamos à condição de juízes da lei, tomando o lugar de Deus, o que é
perigoso. Finalmente, o apóstolo conclui: "Tu, porém, quem és, que julgas
a outrem?" (v.!2b). Todos os meses, tomamos a Ceia do Senhor e o texto
básico de l Cor 11.31 diz que ali temos um momento apropriado em que devemos
julgar a nós mesmos e não aos outros.
VI – CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Fica bem claro que as guerras e
pelejas entre os crentes, como manifestações das paixões humanas, têm sido
utilizadas como instrumento de perturbação da obra do Senhor. O Adversário sabe
que a igreja só marcha mais rápido, quando há união, amor, humildade, oração
sincera e comunhão com Deus. Se ele conseguir prejudicar o clima espiritual, o
caminho está aberto para o fracasso. Que Deus nos ajude a evitar esses males em
nós mesmos e ao mesmo tempo combatê-los.
FONTE DE
PESQUISA E CONSULTA:
Lições Bíblicas CPAD – 1º TRIMESTRE
DE 1999 – COMENTARISTA: Elinaldo Renovato de Lima.
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