COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







6 de fev. de 2013

1º TRIMESTRE DE 2013 - LIÇÃO Nº 06 - 10/02/2013 - "A VIÚVA DE SAREPTA"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 06- DATA: 10/02/2013
TÍTULO: “A VIÚVA DE SAREPTA”
TEXTO ÁUREO – Lc 4.25-26
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: I Rs 17.8-16
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO

e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/





I – INTRODUÇÃO:


A viúva de Sarepta obedeceu ao verdadeiro profeta de Deus e trocou a INCERTEZA PELA CERTEZA; A FOME PELA FARTURA; A MORTE PELA VIDA.


II - DEPENDENDO DE DEUS:

Nunca se ouviu tanto sobre situação financeira como estamos vivendo nestes últimos dias; salvo raras e nobres exceções, temos somente reclamações. Eis algumas delas:

(A) - "Trabalha-se muito e ganha-se pouco!” 

(B) - “O salário não dá para vencer o mês!” 

(C) - “As contas parecem que se multiplicam!". 

Muitas vezes, vemos a tristeza dos trabalhadores que, com o suor do rosto, trabalham duramente o mês inteiro e, quando deveriam estar alegres, ficam em desespero: Água, luz, aluguel, telefone, mantimentos, prestações, etc... Feitos os cálculos, sobram contas a pagar!

Para piorar a situação, chegam em casa, ligam a TV e, de repente, surge na tela alguém que conseguiu se manter em pé num ringue durante um curto período de tempo e recebe um cheque de $ 1.000.000,00 (um milhão de dólares).

Desesperado troca de canal e depara-se com outro ser humano felizardo: por responder acertadamente algumas perguntas, recebe em barras de ouro 10... 20... 50... 100... 500 mil reais!

Mais indignado ainda, passando para outro canal, vê o apelo atraente para ser tornar o próximo milionário: é a megassena, raspadinha, loteria esportiva e muitos outros jogos de azar...

SERÁ QUE A CRISE FINANCEIRA É ALGO SOMENTE PARA NÓS HOJE?

As dificuldades financeiras existiram, existem e sempre existirão. Dizer que os filhos de Deus não passam por elas é simples falácia, sem fundamento bíblico.

Não obstante, Deus tem os Seus meios para suprir as necessidades dos que nEle confiam. Para isso, é necessário que aprendamos a depender dEle. Isto é ponto fundamental!

Depender de Deus significa confiar que Ele não nos abandonará; é crer que o mínimo pode transformar-se no suficiente; é esperar, qual o filhote do pardal espera pela mãe, na certeza de que o alimento vem a caminho.


III - DEUS NUNCA ABANDONA OS QUE SE CHEGAM A ELE:


As coisas que consideramos pequenas são suficientes para Deus operar o milagre, quando as colocamos ao Seu dispor.


(1) - A VIÚVA DE SAREPTA – 1 Reis 17 - Interpelada pelo profeta Elias, tinha somente em casa um punhado de farinha e um pouco de azeite; o suficiente para fazer um bolo para ela e seu filho comerem e esperar a morte.

Porém, ela resolve obedecer a Palavra de Deus, ministrada pelo profeta Elias, e partilhar o que tinha com o estrangeiro que acabara de chegar.

O resultado desta ação é simplesmente maravilhoso: por três anos a farinha e o azeite não acabaram! Isso é que é Deus!


(2) - A VIÚVA DE 2º REIS CAPÍTULO 4 - Chega desesperada, tomada de pânico pela possibilidade de perder seus dois filhos em troca das dívidas existentes.


Deus, então, utilizando o pouco de azeite que a viúva possuía, multiplica-o ao ponto de, ao vendê-lo, pagar as dívidas e viver do restante que sobrou.

(3) - OS CINCO MIL HOMENS (FORA MULHERES E CRIANÇAS) - Foram alimentados por cinco pães e dois peixes, pelo poder multiplicador de Jesus Cristo (Mateus 14.13-21).

(4) - E o que falar da MOEDA ENCONTRADA NA BOCA DO PEIXE para pagar o imposto do Templo que o próprio Jesus estava atrasado?! (Mateus 17.24-27)?

(5) - E A FOME SACIADA EM SAMARIA? - Sem plantar um grão de trigo e sem ter tempo para a frutificação e colheita (2 Reis 7)? 


IV - DEUS CONTINUA CUIDANDO DO SUSTENTO DE SEUS SERVOS:

Leiamos I Rs 17:1-16 e analisemos:

(1) - Há Igrejas que não conseguem sustentar seus líderes. Mas estes, como uns heróis da fé, continuam fazendo a obra do Senhor, porque sabem que foram chamados pelo Deus Sustentador e Provedor de todas as coisas.

(2) - No tempo em que Elias iniciou o seu ministério, havia fome na terra. Foi ele mesmo quem transmitiu ao rei Acabe a mensagem de Deus que não cairia chuva sobre a terra.

(3) - As águas nos rios se secaram e a fome reinava. Porém, Deus sempre se responsabilizou pela vida e pelo sustento de Seus servos.

(4) - Elias alcançou as provisões materiais de Deus quando obedeceu às Suas ordens. Foi milagre de Deus tanto o providenciar o pão e carne, como o impedir que os corvos comessem tal comida.

(5) - Quando as águas do ribeiro Querite se secaram, Deus mandou Elias para Zarefate, onde também, por meio de um milagre, o sustentou, usando uma pobre viúva.

Logo, Deus cuida daqueles que O servem com sinceridade, sustentando-os, pois continua sendo O DEUS DA PROVIDÊNCIA! - Sl 33:18-19; 34:9.

Vejamos:

(A) – Mt 6.32 - Ele é um excelente Pai - Mt 6:32 - “...VOSSO PAI CELESTIAL BEM SABE...”

(B) - Mt 6:26 - A expressão “OLHAI” significa “OBSERVAI BEM”, “APRENDEI BEM”.

(B.1) - Quando as aves estão em movimento, indica que Deus está vivo e, se Ele é vivo, está se movimentando em direção às nossas necessidades.

(C) - Mt 10:29 cf Lc 12:6 - Em Mateus se compram DOIS PÁSSAROS por apenas UM CEITIL;

(C.1) - Em Lucas, compram-se CINCO PÁSSAROS por DOIS CEITIS.

(C.2) - Isso significa que UM DESSES PÁSSAROS FICOU SEM VALOR DIANTE DOS HOMENS.

(C.3) - É exatamente sobre esse “PÁSSARO SEM VALOR ou ESQUECIDO” QUE RECAI O CUIDADO DE DEUS.

(C.4) - O Criador de todas as coisas afirmou “NENHUM DELES ESTÁ ESQUECIDO”

(D) - Lc 12:7 - Ele conta até os nossos cabelos!

(E) - Lc 22:35 - “E perguntou-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: NADA”.


Tenhamos compromisso com a Palavra de Deus e confiemos no Senhor (Sl 27:3; 33:18-19; 34:9). Só então poderemos responder da mesma maneira que os discípulos responderam àquela pergunta de Jesus.


ALGUMAS LIÇÕES QUE PODEMOS EXTRAIR:

(A) - Deus tem e manda seus provedores: ORDENEI AOS CORVOS e ORDENEI ALI UMA MULHER VIÚVA – I Rs 17.4, 9.


(B) - Os caminhos de Deus são vários: Uma vez serve-se de CORVOS; outro, de UMA POBRE VIÚVA, DE UM VASO DE FARINHA e DE UMA BOTIJA DE AZEITE.



(C) – A fé pode ver a TORRENTE SECAR. Porém, CONFIEMOS EM DEUS, POIS, LOGO EM SEGUIDA, HAVERÁ CORVOS TRAZENDO PÃO E CARNE, UMA VIÚVA POBRE, UM VASO DE AZEITE e UM PUNHADO DE FARINHA ordenados por Deus para nos socorrerem.



(D) – A incredulidade poderá perguntar: “PORVENTURA PODE DEUS PREPARAR UMA MESA NO DESERTO?” (Sl 78:19)


Ou...: “AINDA QUE JEOVÁ FIZESSE JANELAS NO CÉU, PODERIA ISSO SUCEDER?” (II Rs 7:2).

Mas a fé está sempre descansada na verdade de que DEUS TEM SEUS PROVEDORES EM TODA A PARTE.


(E) - PARA DEUS NÃO HÁ CRISES; PARA ELE, NÃO HÁ PORTAS FECHADAS!


V - CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Terminamos este subsídio solicitando que o leitor apenas deixe Deus falar ao seu coração por meio da Sua Poderosa Palavra:

(A) - "Os leõezinhos necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor, bem algum lhes faltará." Salmo 34.10

(B) - "Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios." Salmo 37.7

(C) - "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades." Filipenses 4.19.

"A Bíblia contém a mente de Deus, o estado do homem, o caminho da salvação, a condenação dos pecadores e a felicidade dos cristãos. As doutrinas da Bíblia são santas; suas histórias são verdadeiras e suas decisões são imutáveis. Leiamos a Bíblia para sermos sábios; creiamo-la para sermos salvos; pratiquemo-la para sermos santos. Ela é o mapa do viajante, o bordão do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado e o manual do cristão" (A.J. Disbio).

FONTES DE CONSULTA:


Estudo Bíblico: “Dependendo de Deus” do Pr. Davi Secundo de Souza

Lições Bíblicas Maturidade Cristã - Edições CPAD - 2º Trimestre de 1987 - Comentário: Elienai Cabral

O Crente e a Prosperidade - Edições CPAD - Autor: Severino Pedro da Silva

Lições Bíblicas Maturidade Cristã - Edições CPAD - 3º Trimestre de 1981 - Comentário: Eurico Bergstén

5 comentários:

Anônimo disse...

A paz do senhor. Ótima postagem muito esclarecedor seu texto . que Deus continue lhes abençoando.

Gil disse...

Seja Deus o referencial permanente em sua vida Pastor!
Na Paz e no Amor Fraternal...
Gil.

GERALDO CARNEIRO FILHO disse...

A paz do Senhor, meus queridos irmãos.

Agradeço as postagens de seus comentários e rogo a Deus que também continue abençoando grandemente suas vidas.

Permaneçamos sempre na paz do Senhor.

PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO

Anônimo disse...

pena que só descubri esta pagina agora as 2232 hs porque dei hoje aula na minha igreja totalmente sem noção do assuntopois pouco peguei na lição para estudar mas amei esta postagem

Pr. Éderson disse...

AMADO PASTOR, É COM MUITA ALEGRIA QUE COMENTO PELA 1ª VEZ. MEU NOME É ÉDERSON E SOU PASTOR NA CIDADE DE JUIZ DE FORA-NG. ACOMPANHO SEU EXCELENTE TRABALHO DESDE 2009.LOUVO AO SENHOR JESUS PELA SUA VIDA. CONTINUE FIRME COMO UM OBREIRO DE QUE NÃO TEM DE SE ENVERGONHAR.QUE O SENHOR JESUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO.