ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 01- DATA: 06/07/2014
TÍTULO: “TIAGO – FÉ QUE SE MOSTRA PELAS OBRAS”
TEXTO ÁUREO – Tg 2.17
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Tg 2.14-26
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 01- DATA: 06/07/2014
TÍTULO: “TIAGO – FÉ QUE SE MOSTRA PELAS OBRAS”
TEXTO ÁUREO – Tg 2.17
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Tg 2.14-26
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/
I – INTRODUÇÃO:
A epístola de Tiago tem uma história
controvertida. Ao lado das cartas de I e II Pedro, I, II e II João e Judas, ela
pertence àquela classe de epístolas do Novo Testamento chamadas de “gerais” ou “católicas”
(no sentido de “universais”). Tal designação foi dada a estas sete cartas nos
primórdios da história da Igreja, pelo fato de cada uma ser endereçada à Igreja
em geral, e não a uma única congregação. Estas cartas também tiveram uma situação
incerta em muitas áreas da Igreja Primitiva. Juntamente com Hebreus e
Apocalipse, várias entre elas foram as últimas a receberem um “status” canônico.
No caso de Tiago, apenas no final do quarto século as cristandades oriental e
ocidental a reconheceram como Escritura.
II – O LIVRO DE TIAGO:
Tendo havido claramente as
dificuldades que circundam este livro, no tocante a sua autoria, vejamos os
vários “Tiagos” do Novo Testamento.
(A) - Tiago, pai ou irmão de um dos
12 apóstolos de Jesus, chamado Judas, não o Iscariotes (Lc 6:16 cf At 1:13) - O
versículo não só diferencia os dois Judas como mostra que um deles era filho de
um homem chamado Tiago.
(B) - Tiago, um dos discípulos,
filho de Alfeu (Mt 10:3; Mc 3:18; Lc 6:15; At 1:13) - Era irmão de Mateus (Mt
9:9 cf Mc 2:14) - Mateus é chamado Levi e se diz que era filho de Alfeu. Logo,
Mateus e Levi são a mesma pessoa, tendo por pai Alfeu e um irmão Tiago.
(C) - Tiago, o menor (Mt 27:56; Mc
15:40; Lc 24:10) - O termo “MENOR” pode significar “PEQUENO” ou “DE BAIXA
ESTATURA” ou “FILHO” ou “JÚNIOR” - Sabe-se pouco sobre esse homem.
(D) - Tiago, irmão de João e filho
de Zebedeu (Mt 10:2) - é aquele quem temos mais informações: foi o primeiro dos
doze apóstolos a sofrer martírio, provavelmente no ano 40 d.C. (At 12:1-2) e,
por isso, não é o autor do livro de Tiago.
(E) – Tiago, irmão de Judas (Jd 1)
por meio de quem a epístola de Judas teria sido escrita.
(F) - Tiago, irmão do Senhor (Mt
13:55; Gl 1:19; 2:9) - Era incrédulo (Mc 3:21 cf Jo 7:5), mas, a partir do
livro de Atos vemos uma surpreendente mudança (At 1:14). Por que? Vejamos I Cor
15:7. Ele era casado (I Cor 9:5). Suas palavras foram acatadas no Concílio de
Jerusalém e governou a Igreja após a partida de Pedro (At 15:13; 21:18).
Segundo historiadores, foi martirizado no ano 62 d.C., data que o torna o mais
possível autor da epístola. Esta conclusão é apoiada pelas semelhanças
existentes entre esta carta e o discurso de Tiago, no Concílio de Jerusalém (Tg
1:1 cf At 15:23) (Tg 2:5 cf At 15:13)
III - A QUEM SE DIRIGE?
Não há dúvidas de que Tiago escreve
a pessoas que já são membradas na comunidade cristã:
(1) - Ele repetidamente chama os
seus leitores de IRMÃOS;
(2) – Refere-se refere a assuntos
internos da Igreja, como o tratamento a ser dispensado a pessoas pobres (Tg
2:1-7);
(3) – Refere-se à responsabilidade
dos mestres (Tg 3:1-12);
(4) - Ele se considera regenerado,
juntamente como seu auditório (Tg 1:8).
IV - A MENSAGEM:
Aparentemente Tiago enfrentou uma
situação em que as pessoas estavam professando fé em Cristo e participando da
comunidade cristã sem perceberem as vastas implicações morais e éticas de tal
envolvimento (Tg 2:14-16).
Para Tiago, ser membro de uma
comunidade cristã significava:
(1) - Viver uma batalha dedicada
contra o pecado (Tg 1:12-15, 19-21);
(2) – Contra a imoralidade (Tg
4:1-10);
(3) - E contra a injustiça (Tg
4:13-5:6)
V - A ÊNFASE TEOLÓGICA
É bastante comum a afirmação de que
Tiago não tem nenhuma teologia. Contudo, é injusto acusar Tiago de não ser
teológico. Além disso, apesar de a carta não se caracterizar por ensino
doutrinário explícito, não podemos presumir que lhe faltem base teológicas (Tg
5:3 - Últimos dias) e também olha para o futuro, para o julgamento ligado com a
vinda do Senhor (Tg 5:7-9).
O livro se preocupa com os aspectos
práticos da conduta cristã e apresenta o modo pelo qual a fé opera na vida
cotidiana. O propósito de Tiago foi oferecer instrução ética concreta.
Comparado a Paulo, Tiago demonstra muito pouco interesse em teologia formal,
embora a carta não esteja isenta de declarações teológicas (Tg 1.12; 2.1,
10-12, 19; 3.9; 5.7-9, 12, 14).
Muitos assuntos são tratados no
livro, dando-se-lhe uma forma de uma série de máximas dispostas em formato de
carta. Embora haja pouca estrutura formal no livro, suas muitas instruções
explicam como ser praticante da Palavra (Tg 1.22).
Nos 108 versículos da carta há
referências ou alusões a 22 livros do A.T. e, pelo menos, 15 alusões a ensinos
diretos de Cristo, contidos no Sermão do Monte. Entre os assuntos principais
nela tratados estão fé e obras (Tg 2.14-26),o uso da língua (Tg 3.1-12) e a
oração pelos enfermos (Tg 5.13-16).
VI - POR QUE LER ESSE
LIVRO?
Se procuramos maneira prática de
viver como cristãos, este é o Livro certo. Tiago mostra que é possível crer em
coisas certas e ainda assim viver de maneira errada. Porém, este Livro nos
mostrará como transformar a correta doutrina em correto viver.
VII - POR QUE FOI ESCRITO?
Para advertir os crentes sobre
alguns hábitos que haviam adquirido e que corroíam a essência de sua fé: coisas
como favoritismo, calúnias, orgulho, mau uso das riquezas e gentios (Gl 6.6).
VIII – CONTEÚDO:
(1) - Saudação (1:1)
(2) - O teste da fé (1:2-4)
(3) - Deus responde à oração e dá
sabedoria (1:5-8)
(4) - A futilidade das riquezas
(1:9-11)
(5) - Promessa aos vencedores (1:12)
(6) - A tentação para a prática do
mal não vem de Deus (1:13-15)
(7) - Todas as coisas boas procedem
de Deus (1:16-18)
(8) - Contra a ira e o mau
temperamento (1:19-21)
(9) - O fazer adicionado ao servir
(1:22-25)
(10) - O abuso da língua (1:26)
(11) - Definição da verdadeira
religião (1:27)
(12) - Contra o respeito humano
(2:1-13)
(13) - Fé e obras opostas e unidas
(2:14-26)
(14) - Os males da língua (3:1-12)
(15) - A sabedoria mundana (3:13-18)
(16) - Reprimenda contra os desejos
mundanos (4:1-10)
(17) - Mais males da língua
(4:13-16)
(18) - O pecado de omissão (4:17)
(19) - Desgraça espiritual dos ricos
(5:1-6)
(20) - A parousia e a paciência
cristã (5:7-11)
(21) - Contra os juramentos (5:12)
(22) - Conduta na tristeza e na
alegria (5:13)
(23) - Sobre a enfermidade (5:14-18)
(24) - Bem-aventurança de quem
converte o errante (5:19-20)
IX – CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Essa carta faz um tratamento
objetivo da hipocrisia. Tiago fala dos males de uma língua descontrolada, do
uso do favoritismo para com os ricos ou da vanglória acerca dos planos. Não
esperemos encontrar chavões piedosos aqui, e sim uma série de instruções
contundentes, específicas e práticas para ajudá-lo a levar uma vida cristã
autêntica.
FONTES DE PESQUISA E CONSULTA:
A Bíblia Anotada – Editora Mundo Cristão
A Bíblia de Estudo Vida
Tiago – Introdução e Comentário – Mundo Cristão – Douglas J.
Moo
6 comentários:
Sempre leio suas postagens, Deus que lhe abençoe mais e mais, comentário maravilhoso...
Agradeço, em nome de Jesus, o comentário aqui postado, rogando a Deus que também abençoe grandemente o autor.
Gostei. Benção de Deus !
Gostei. Benção de Deus !
Agradeço a Deus pela sua vida . obrigado. irmão Fidelis
O livro que ensina aos cristãos sobre a prática para uma vida vitoriosa.
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