ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 11 - DATA: 15/06/2014
TÍTULO: “O PRESBÍTERO, BISPO OU ANCIÃO”
TEXTO ÁUREO – Tt 1.5
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Tt 1.5-7; I Pe 5.1-4
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/
I – INTRODUÇÃO:
Tt 1.5 – Conforme o ensino
apostólico havia presbítero em cada Igreja (At 14.23); eles foram estabelecidos
para que a boa ordem fosse mantida nas igrejas, em cada cidade onde se
estabeleceu o trabalho. Para essa função usava-se simultaneamente: presbítero
(Tt 1.5), ancião (At 20.17) e bispo (At 20.28), sem que esses nomes
representassem diferença, quer no cargo, quer na responsabilidade: eram apenas
sinônimos.
II – ORIGEM DOS TÍTULOS:
Ancião, presbítero e bispo são
títulos que não tiveram origem na Igreja.
Ancião era a designação do
magistrado, escolhido entre os mais velhos, mais experientes e mais
respeitáveis da tribo, que exerciam influência no governo de algumas nações
antigas, como Egito, Moabe e Midiã e povos contemporâneos, sendo o sistema
adotado posteriormente pelos gregos e romanos.
Ao que se percebe, o costume foi
aceito pelo povo hebreu ainda antes do Êxodo - Êx 3.16,18; Ex 4.29 -. Daí por
diante são os anciãos encontrados frequentemente como representantes da comunidade.
Existiam no período dos Juízes e
exerciam grande influência nos negócios de mais importância (Js 20.4).
Aparecem também com grande
influência no governo monárquico – I Sm 15.30; II Sm 3.17; 5.3; I Rs 8.1).
Além destes, muitos outros trechos
bíblicos falam dos anciãos nas épocas do Antigo Testamento, relacionados com o
governo dos diversos reis dos hebreus. Conforme a Versão Atualizada, já eram
intitulados de superintendentes, que é o sentido de presbítero ou bispo - Nm
11.16.
Nos tempos de Jesus, os vemos
atuando destacadamente nas questões mais importantes - Mt 27.12, 20.
Ainda nos dias de Paulo, os judeus,
pretendendo matá-lo, "foram ter com os principais sacerdotes e os
anciãos" (At 23.14).
Já “Presbítero” é uma palavra de
origem grega, que também se traduz por “ancião” e “mais velho”. Por isto, os
cidadãos considerados de maior dignidade e mais experientes eram chamados tanto
anciãos, como presbíteros que têm o mesmo significado de bispo. Esta é,
portanto, a origem histórica de ancião, presbítero ou bispo.
III – O PRESBÍTERO NO
NOVO TESTAMENTO:
"Durante o período do Novo
Testamento, o sumo sacerdote era o presidente ex-ofício do Sinédrio. Uma
organização semelhante foi naturalmente seguida pela igreja cristã e o ancião
do Antigo Testamento se tornou no presbítero do Novo Testamento" (Novo
Dic. da Bíblia, Vol III, Pg 1314).
Com isto concordam os textos
bíblicos de At 20.17, 28 e Tito 1.5,7, que revelam claramente que os
presbíteros e bispos identificam uma e a mesma função.
De Whedon’s Commentary of New
Testament, editado em Nova Iorque em 1873, Vol. IV, pg. 422, traduzimos o
seguinte: - "A palavra grega presbítero era um termo político usado pelos
atenienses para designar pessoas indicadas como superintendentes de negócios de
dependência estrangeira. A palavra usada para designar um oficial da igreja, no
Novo Testamento grego, é aplicada somente por Paulo e seu discípulo Lucas (At
20.28; Fp 1.1; Tt 1.7) e é possível que tal aplicação se originou com
Paulo".
De fato, é na vigência do ministério
de Paulo, conforme os registros de Lucas, em Atos, que aparece o presbítero ou
bispo, logo na primeira viagem missionária (At 14.23).
IV – A HISTÓRIA DO PRESBÍTERO:
Nas diferentes opiniões a respeito
deste assunto, não deixa de haver um elevado percentual de influências
doutrinárias, de origens tradicionais.
Nos países onde a literatura sofre a
influência do catolicismo romano, com frequência o termo presbítero é traduzido
- padre, sacerdote.
A Igreja é constituída de homens e estes
não deixam de sofrer influência do meio ambiente e das circunstâncias em que
ocorre a sua formação.
Não há dúvida de que a influência de
Calvino e John Knox foi sentida fortemente na Escócia e outros países da
Europa, especialmente na Escandinávia, através dos contatos com Zwinglio.
"Fundamentadas na doutrina cristã
de Calvino, as ordenanças Eclesiásticas de Genebra distinguiam: Os pastores e
presbíteros docentes (clérigos) e os presbíteros regentes e diáconos
(leigos)" (Enciclopédia Barsa, Vol
II, pg. 222).
Daí originou-se a teoria de presbítero
geral e presbítero local que, através dos missionários, foi levada para
diferentes partes do mundo, atingindo até mesmo algumas denominações
independentes do bloco presbiteriano, sendo aceita por uma mesma confissão
religiosa em um país e recusada em outro, de acordo com as influências
doutrinárias mais vigorosas.
O certo é que no início o corpo docente
(ministério) da Igreja era constituído de dois cargos e duas funções, diácono e
presbítero ou bispo, visto que os próprios apóstolos se consideravam
presbíteros, conforme veremos mais adiante.
A Igreja Católica dividiu em dois o
cargo de presbítero ou bispo, formando o sacerdócio e o bispado. Depois,
adicionou ao termo bispo o prefixo grego “arce” (que significa superior, acima
de...), arranjando o título de arcebispo (superior dos bispos), iniciando
assim, a escada do episcopado hierárquico que chegaria à culminância com o
papado.
Algumas igrejas adotaram o sistema
episcopal, sem papa. "Outras, como as do grupo presbiteriano, não aceitam
a autoridade episcopal, nem admitem hierarquia superior à dos presbíteros”
(Enciclopédia Barsa, Vol II, pg. 222).
A Igreja Batista e outras da mesma
origem admitem certa a interpretação de que o presbítero ou bispo são a mesma
coisa que o pastor. Além do diácono, limitam o seu ministério a este único
cargo e a esta única função.
A Assembleia de Deus, especialmente
no Brasil, certamente em razão de se constituir inicialmente de crentes de
diversos grupos evangélicos, atraídos pela crença bíblica do batismo no
Espírito Santo, do ponto de vista administrativo, ministerial, adotou uma
posição intermediária, mais aproximada do sistema presbiteriano. Não admite
hierarquia. Não aceita o episcopado formal, senão o conceito bíblico de que o
pastor é o mesmo bispo mencionado no Novo Testamento. Admite, entretanto, o
encargo separado de presbítero.
V – CONSIDERAÇÕES BÍBLICAS:
Além do exposto e dos pareceres
fundamentados na Sagrada Escritura, passamos a considerar outros passos
bíblicos, a respeito do assunto.
Como já antes afirmamos, em Atos
20.17, Paulo manda "chamar os presbíteros da Igreja" e no versículo 28,
falando a esses presbíteros, diz: "Atendei por vós e por todo o rebanho,
sobre o qual o Espírito Santo vos constitui bispos, para pastoreardes a igreja
de Deus".
Aqui temos o presbítero ou o bispo
pastoreando a igreja de Deus. São as mesmas pessoas, com a mesma função, de pastorear.
Em l Timóteo 5.17, Paulo preceituou:
"Devem ser considerados merecedores de dobrada honra os presbíteros que
presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no
ensino". Notemos as atribuições desses presbíteros:
(1º) - Devem ser considerados
merecedores de dobrada honra, ou remuneração, como sugere o versículo 18, logo
em seguida. Um erudito cristão traduz esta recomendação assim: "Devem ser
mantidos honradamente". Isto certamente fala daqueles que dão tempo
integral ao trabalho;
(2º) - Presidem, significa ter a
responsabilidade da direção e da administração geral da comunidade;
(3º) - Se afadigam na palavra, que
representam a atividade evangelística de quem se dedica inteiramente ao serviço
da igreja;
(4º) - Se afadigam no ensino,
incumbência do pastor da igreja mais de que de qualquer outro. É difícil,
portanto, admitir-se que ao ministro responsável pelo rebanho é que cabem estas
prerrogativas.
Em l Timóteo 4.14, Paulo fez uma
exortação ao seu discípulo - Este trecho, tomado ao pé da letra, parece
favorecer aos que pretendem estabelecer distinção entre presbítero e bispo
(pastor).
Torna-se necessário observar que em
2 Timóteo 1.6, o mesmo apóstolo fez uma advertência a Timóteo - Haverá aqui uma
contradição de Paulo? Não significa isto que Paulo fazia parte desse
"presbitério" ou conselho de ministros que consagrou Timóteo ao
ministério?
Em Tito 1.5, Paulo recomendou a Tito
que constituísse presbíteros; no versículo 6 menciona as qualidades que devem
adornar esses ministros e, no versículo 7, diz: "Porque é indispensável
que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus". Aqui, mais uma
vez, na concepção de Paulo, presbítero e bispo (pastor) identificam uma única
função.
Em l Pedro 5.1-3, é Pedro, o
apóstolo, o pastor, o líder da igreja judaica, que também se intitula de presbítero,
que exorta os presbíteros: "Pastoreai o rebanho de Deus".
Em 2 João, versículo l2, é o
veterano apóstolo João que começa a sua carta dizendo: "O presbítero à
senhora eleita e aos seus filhos..."
Em 3 João, versículo l, escreve o
mesmo apóstolo: "O presbítero ao amado Gaio..."
Estas passagens bíblicas demonstram
com clareza meridiana que os presbíteros no Novo Testamento constituíam a
classe ministerial de pastores, de líderes, tal como há atualmente, e não a
classe que existe com o nome de presbíteros ou presbitério, em nossos dias.
Em face de tudo isto, se os
presbíteros não eram os mesmos bispos, pastores, os ministros, inclusive os
apóstolos, forçoso nos será admitir que os presbíteros constituíam uma classe
ministerial superior a todos e, se assim era, deveria ser ainda hoje e
continuar sendo sempre...
Talvez seja este conceito, esta
ideia, ao alcance dos presbíteros, a razão da autoridade que muitos pretendem
exercer sobre os seus pastores. Assim sendo, têm razão!
VI – CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Aprouve
a Deus levantar obreiros para cuidar da Sua Igreja. Esta jamais pode ser
administrada por um único líder. Apesar da importância do Pastor titular, este
deve contar com um grupo de obreiros aptos a ensinar e a administrar a igreja
local: O Presbitério. O nosso Pai levantou presbíteros, homens honrados, de boa
índole e idôneos para, junto ao Pastor titular, cuidar e zelar do rebanho do
Senhor.
FONTES DE CONSULTA E
PESQUISA:
Títulos
e Dons do Ministério Cristão – CPAD – Estêvam Ângelo de Souza
Teologia
Sistemática – CPAD - Eurico Bergstén
3 comentários:
SUAS AULAS TEM MUITO ME AJUDADO,DEUS ABENÇOE PASTOR,DE VEZ EM QUANDO VOU POSTAR SEUS ESTUDOS EM MEU BLOG
http://euvoupraebd.blogspot.com.br/
PRA QUE OUTROS TENHAM OPORTUNIDADE DE CONHECER.MUITO OBRIGADO.
Fique bem à vontade, para postar no blog o subsídio, pois quanto mais espalharmos a Palavra de Deus, melhor.
Eu é que agradeço a oportunidade do prezado poder disponibilizar o seu blog como mais um canal para divulgação da poderosa e santa Palavra de Deus.
Permaneçamos na paz do Senhor. Amém.
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
MUITO OBRIGADO MEU NOBRE PASTOR,AGRADEÇO POR SEGUIR MEU SIMPLES BLOG,NASCEU EM MEU CORAÇÃO O DESEJO DE AJUDAR OS MESTRES NESTA ÁREA TÃO IMPORTANTE.OBRIGADO POR SUA PERMISSÃO,SERÁ DE GRANDE AJUDA PARA NOSSOS LEITORES,CONTINUAREMOS O TRABALHO DE NOSSOS PIONEIROS.QUE DEUS NOS ABENÇOE.A PAZ.GRATO.
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