COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







31 de jan. de 2012

1º TRIMESTRE DE 2012 - LIÇÃO Nº 06 - 05/02/2012 - "A PROSPERIDADE DOS BEM-AVENTURADOS"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 06 - DATA: 05/02/2012
TÍTULO: “A PROSPERIDADE DOS BEM-AVENTURADOS”
TEXTO ÁUREO – Lc 4:18
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Mt 5.1-12
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/


I – INTRODUÇÃO:

Para os filósofos, a felicidade é inalcançável: Alguns são felizes por serem ricos, mas, por outro lado, a posse de muitos bens não tem garantido a felicidade de muitos outros. O que tem deixado muitas pessoas felizes, produz tristeza em outras. Dentro dessa cosmovisão, a felicidade é algo extremamente relativo. Todavia, não é esse o conceito que encontramos nas bem-aventuranças pregadas por Jesus. Uma simples leitura no Sermão do Monte nos revelará quem são as pessoas realmente felizes.


II – OS VERDADEIRAMENTE FELIZES:

(1) – BEM-AVENTURADOS OS POBRES – Mt 5.3 – Também podemos expressar: Bem-aventurados os humildes ou de espírito despojado – Aqui Jesus não está se referindo apenas a coisas materiais. Mateus coloca como sendo palavras de Jesus a expressão: “Bem-aventurados os pobres de espírito”. Nesse contexto, pobre é quem tem uma carencia. Os pobres de espírito, isto é, aqueles que reconhecem suas verdadeiras carencias são quem, de fato, prosperam. O termo empregado nesta passagem bíblica é o mesmo que foi aplicado ao mendigo Lázaro em Lc 16.20, 22 – sugerindo destituição espiritual.


(2) – BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM – Mt 5.4 – Esta é a bem-aventurança das lágrimas ou do quebrantamento. Feliz é aquele que chora tanto pela sua própria situação, como também a do mundo. Da mesma forma que o Profeta Isaías, é aquele que sente seus próprios pecados, mas também lamenta os pecados do seu próximo (Is 6.5). 

Leiamos II Rs 8:11; Lc 19:41; Jo 11:35 - OS MELHORES HOMENS CHORAM MAIS FACILMENTE! AS LÁGRIMAS TÊM EM SI UMA MENSAGEM SILENCIOSA DO CORAÇÃO.


(3) – BEM-AVENTURADOS OS MANSOS – Mt 5.5 - Os mansos não são os fracos ou covardes; os mansos...

(A) - São os que, sob as pressões da vida, aprenderam a curvar as suas vontades e colocar de lado as suas noções próprias, diante da grandeza e da graça de Deus;

(B) - São caracterizados por uma confiança humilde, em vez de arrogância independente.

(C) - São os que não se ofendem, mas os que sabem responder brandamente.


(4) – BEM-AVENTURADOS OS QUE TEM FOME E SEDE DE JUSTIÇA – Mt 5.6 - As palavras "fome" e “sede”, no texto, significam "estar necessitado", "ter forte desejo", "almejar ardentemente", "buscar ansiosamente".

Jesus procura nos mostrar através desta bem-aventurança que antes de possuirmos Deus e seu Reino, precisamos fazer dEle o centro de nossa imaginação e busca. É preciso ansiar por Deus – Sl 42:1-2; Am 8:11; Mt 22:37; Apc 21:6 – O bem-aventurado está consciente de que a verdadeira prosperidade só se realiza com a implantação do Reino de Deus, onde a justiça é superabundade – Sl 119.40, 47, 70, 70, 92, 97, 103; Jr 15.16.


(5) – BEM-AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS – Mt 5.7 - A palavra misericórdia, dependendo do sentido abordado, pode significar: DEVOÇÃO, COMPAIXÃO, DÓ, BONDADE, FAVOR, GRAÇA. No caso deste versículo, expressa um sentimento emanante do amor de Deus e do coração daqueles que são nascidos e guiados pelo Espírito Santo.

Leiamos Gn 41:51-52 – Aí seria uma oportunidade magnífica para a maioria das pessoas que não tem maturidade espiritual se ufanarem. Teria sido uma perfeita oportunidade para José se envaidecer e dizer: “OLHEM PARA MIM. SE LEMBRAM DOS SONHOS QUE TIVE? ACABAM DE SER REALIZADOS!” Todavia, José era misericordioso, tinha grandeza de alma (Gn 45:5, 7-9).


(6) – BEM-AVENTURADOS OS LIMPOS DE CORAÇÃO – Mt 5.8 – São aqueles cujos motivos estão absolutamente livres de mistura, cujas mentes são totalmente sinceras, que são completa e totalmente de um só propósito. Se examinarmos com honestidade os nossos motivos, ficaremos humilhados, porque um motivo sem mistura de segundas intenções é uma das coisas mais raras no mundo. Temos aqui uma conclamação ao autoexame. Este é o padrão segundo o qual deveremos nos medir, de acordo com o significado desta bem-aventurança.


(7) – BEM-AVENTURADOS OS PACIFICADORES – Mt 6.9 - Este texto não é para os que amam a paz, mas para os que a promovem. Não basta querer ou amar a paz; é necessário promovê-la - Tg 3:18 cf Sl 34:14 - O pacificador é alguém convencido do fato de haver recebido de Deus o ministério da reconciliação (II Cor 5:18). É um homem cuja bandeira é a paz; é aquele que sabe acalmar as contendas. Leiamos e meditemos em Gn 26.6-30.


(8) – BEM-AVENTURADOS OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA – Mt 5.9 – Aqui se encontra um conceito sobre prosperidade que se contrapõe àquele existente nos nossos dias. Sofrer injustiça, ser perseguido e até mesmo ser martirizado por causa do Reino de Deus, é considerado pelo Senhor como sinal de bem-aventurança. Dificilmente aqueles que se consideram prósperos dentro da teologia da prosperidade admitem esse conceito.

Apresentar-se como vítima é um artifício muito seguido. O reino dos céus pertente somente àqueles que são perseguidos por causa da bondade, não àqueles que o são por algum mal cometido.


III - CONSIDERAÇÕES FINAIS:

As bem-aventuranças põem em contraste todos os modelos de prosperidade existentes, quer tenham sido vividos nos dias bíblicos, quer hoje. A lição é que alguém próspero não é aquele que é medido por fora, mas alguém que é medido por dentro. Deus quer que Seus filhos prosperem, mas que essa prosperidade reflita mais uma atitude interior do que simplesmente o acúmulo de bens terrenos.


FONTES DE CONSULTA:

A Prosperidade à Luz da Bíblia – CPAD – José Gonçalves

Lições Bíblicas Maturidade Cristã - Edições CPAD - 1º Trimestre de 1987 -
Comentário: Raimundo F. de Oliveira

Lições Bíblicas CPAD – 4º Trimestre de 1998 – Comentário: Geremias do Couto

A Mensagem do Sermão do Monte - ABU EDITORA - Autor: John R. W. Stott

10 comentários:

Anônimo disse...

gostei. min ajudou bastante esta semana a paz do senhor sou aluna da escola dominical

Anônimo disse...

Também gostei, pois tem me ajudado a compreender melhor as bem aventuranças.

Edilza Coriolano disse...

estes comentários tem mim ajudado muito pois não tenho tempo de ir aos estudos ,Jesus continue vos abençoando.

Ev. Samuel Renovato de Lima disse...

Pr. Geraldo, a paz do Senhor.
Gostei dos comentários, muito enriquecedores, como sempre, Deus continue lhe abençoando ricamente e o use como vaso de bênçãos, para glória do seu nome.

adriana sabariego bretas reis disse...

gostei muito sempre amei a ebd desde meus 12 anos hoje com 37 só frequento 2 aulas por mes,pois trabalho aos domingos.que Deus me dê outro emprego...é jesus mostra que o mais importante em seu reino não é a posição social e sim a obediencia a ele devemos ser manso, humildes,misericordiosos,tranquilos e retos, para termos um quadro de progresso na vida espiritual,.
os puros receberão mais compreensão espiritual e os pacificadores sempre acalmarão as contendas, e se não fizermos isso então com a mesma medida que medirmos seremos medidos tb.abraços

adriana sabariego bretas reis disse...

gostei muito sempre amei a ebd desde meus 12 anos hoje com 37 só frequento 2 aulas por mes,pois trabalho aos domingos.que Deus me dê outro emprego...é jesus mostra que o mais importante em seu reino não é a posição social e sim a obediencia a ele devemos ser manso, humildes,misericordiosos,tranquilos e retos, para termos um quadro de progresso na vida espiritual,.
os puros receberão mais compreensão espiritual e os pacificadores sempre acalmarão as contendas, e se não fizermos isso então com a mesma medida que medirmos seremos medidos tb.abraços

Anônimo disse...

O DEUS DE ABRAÃO ISAQUE E JACÓ TE RECOMPENSE. GÊNESIS,CA,26/V.28)

Anônimo disse...

MEU NOME E LUCIVALDO, (PERNAMBUCO RECIFE)O DEUS DE ABRAÃO ISAQUE E JACÓ TE RECOMPENSE! GÊNESIS,CAP,26,V,28.APAS DO SENHO JESUS CRISTO,SEJA CONTIGO E COM TUA FAMÍLIA E COM TUAS OVELHAS.AMEM!

PROJETO ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE disse...

Olá; Pastor Geraldo;
Graça e Paz te seja multiplicada.
Venho estudando a lição através deste Blog e tenho aprendido bastante. DEUS abençoe o irmão. Sou serva do SENHOR JESUS, professora da Escola Dominical e Tutora do Curso de Educação Empreendedora. Conheça aqui;
www.irmalurdinha.com.br .

GERALDO CARNEIRO FILHO disse...

Prezados irmãos em Cristo Jesus,

Muito obrigado por todos aqueles que postaram seus comentarios, desejando que o nosso Deus também continue derramando Suas ricas bênçãos dos céus sobre seus ministerios. Em nome de Jesus, é o nosso sincero desejo.