ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 13 - DATA 26/06/2016
TÍTULO: “O CULTIVO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
TEXTO ÁUREO – Rm 16.27
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Rm 16.1-16
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 13 - DATA 26/06/2016
TÍTULO: “O CULTIVO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
TEXTO ÁUREO – Rm 16.27
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Rm 16.1-16
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
Romanos 16 - E. Recomendações de
Febe. 16:1-2.
1. Ao recomendar Febe, Paulo diz quem
ela é e de onde ela vem. Era uma diaconisa da igreja da Cencréia. Suas
obrigações, como a dos diáconos, eram muito generalizadas. Necessidades
materiais e também espirituais de outros eram atendidas por crentes como Febe
(cons. Atos 6:1-6 com Atos 6:8-15 e 7:1-60).
2. Paulo pede aos romanos que a recebam
no Senhor, como convém aos santos, e que a ajudem em tudo o que vier
a precisar. Ela merecia tal acolhida, Paulo declara, porque tem sido
protetora de muitos e ao próprio Paulo também. Este capítulo refuta a idéia
de que Paulo não gostava de ver mulheres trabalhando nas igrejas ou entre os
crentes. Seu tributo prestado a Febe é seguido de saudações a várias pessoas e
grupos. Entre as pessoas saudadas estão oito mulheres. Paulo comenta
especificamente o trabalho de cinco dessas mulheres (Maria, v. 6; Priscila, uma
cooperadora, v. 3; Trifena e Trifosa, v. 12; Pérside, v. 12). A mãe de Rufo é
tão querida de Paulo que ele a chama também de mãe (v. 13). Só duas mulheres
são mencionadas sem comentários – Júlia e a irmã de Nereu (v. 15).
Saudações
Particulares a Indivíduos e Grupos. 16:3-16.
3. A freqüência desses nomes nas
catacumbas e inscrições dos antigos cemitérios de Roma e o significado destas
informações, são bem comentadas.
4. Paulo começa com dois dos seus mais
queridos amigos – Priscila e Áqüila. Desde que Paulo os conheceu em Corinto na
sua segunda viagem missionária, eles continuaram trabalhando esforçadamente serviço
de Deus (veja Atos 18:2, 18, 26; Rm. 16:3, 4; I Co. 16:19; lI Tm. 4:19).
4. Como exatamente arriscaram suas
vidas pela vida de Paulo, ele não diz. Mas o fato de que, além de Paulo, todas
as igrejas gentias agradeciam por eles, mostra a extensão dos seus esforços por
amor de Cristo.
5a. Paulo saúda a igreja em casa deles.
Isto prova que o zelo de ambos por Cristo, em Roma, não diferia do que fora em
outros lugares. Igrejas se reunindo em casas de família provavelmente também se
encontram em 16:10, 11, 14, 15. Se for assim, então a menção de cinco 1grejas
domésticas, faz-nos entender que os cristãos em Roma, eram membros de pequenos
grupos e não de uma só e grande assembléia.
5b. Epêneto foi saudado como o primeiro
converso da Ásia Menor.
7. Andrônico e Júnias eram conterrâneos
de Paulo, que estiveram com ele na cadeia em alguma ocasião. Paulo descreve-os
como pessoas notáveis entre os apóstolos e cristãos antes dele próprio. Isto
pode significar que eles já eram crentes há cerca de vinte e cinco anos.
13. Uma vez que, o que é escolhido
também pode ser considerado destacado ou excelente, Rufo, eleito no Senhor, também
poderia ser traduzido para: "Rufo, cristão notável" .
16. A ordem saudai-vos uns aos outros
com ósculo santo (cons. I Co. 16:20; lI Co.
13:12; I Ts. 5:26) ou com ósculo de amor (I Pe. 5:14) mostra que uma fervorosa
comunhão cristã era característica da igreja primitiva. Seja o que for que, na
cultura moderna, seja característica de profunda afeição cristã – um beijo no
rosto, um sincero aperto de mão, um segurar de ambas as mãos, etc. - é o
equivalente da ordem apostólica.
JESUS E AS MULHERES: A MULHER ISRAELITA NA SOCIEDADE DO A.T.
ATITUDES POSITIVAS EM RELAÇÃO ÀS
MULHERES - (Gn 1:26-27) - A mulher não foi um produto secundário da criação,
uma espécie de idéia posterior. HOMEM E MULHER, JUNTOS, CONSTITUEM A IMAGEM DE
DEUS. ESSA IMAGEM SÓ FICOU COMPLETA DEPOIS QUE EVA FOI CRIADA.
Muitas mulheres hebréias tinham uma
participação ativa no relacionamento familiar e comunitário, eram criativas e
expressavam suas opiniões: Por exemplo:
JOQUEBEDE (Ex 2 - teve a iniciativa
de salvar o seu filho, tomando as providências necessárias para isso);
SARA E RAABE - Mulheres de grande
fé, foram elogiadas na famosa lista dos grandes heróis da fé (Hb 11)
ANA (I Sm 1:1-25 - Tomou uma
atitude, fazendo uma aliança com Deus para ter um filho);
DÉBORA (Jz 4:6-9 - ocupou posição de
liderança entre o povo de Israel, ajudando a orientar um exército)
MIRIÃ - Ocupava uma alta posição no
comando de Israel, vindo logo abaixo de Moisés e Arão;
ESTER - Tornou-se rainha da Pérsia
e, com muita coragem, conseguiu abortar um genocídio de judeus
HULDA - (II Rs 22:14-20 - Foi uma
profetisa a quem o rei Josias consultou, e que lhe entregou a mensagem de Deus
para ele)
A MULHER IDEAL (Pv 31:10-31 - Ela
supervisiona bem sua casa, com seus muitos serviços e tudo o mais, confecciona
roupas, dirige um negócio e compra um terreno. Trata-se da mulher que detém uma
ampla gama de responsabilidades e de oportunidades)
ASSIM, O JUDAÍSMO NÃO IMPEDIU QUE
ESSAS MULHERES OCUPASSEM POSIÇÕES DE COOPERADORAS.
No caso de um homem e uma mulher
serem surpreendidos em adultério, AMBOS DEVERIAM SER APEDREJADOS (Dt 22:22)
RESTRIÇÕES IMPOSTAS À MULHER - Israel era uma sociedade
definidamente patriarcal. Em geral, os homens eram os chefes da família e do
governo. EMBORA AOS OLHOS DE DEUS A MULHER FOSSE DE IMPORTÂNCIA IGUAL À DOS
HOMENS, ESSES NÃO AS VIAM ASSIM.
ALGUMAS LEIS QUE IMPUNHAM RESTRIÇÕES
À MULHER EM SUAS ATIVIDADES, EM SUA ATUAÇÃO SOCIAL E EM SEU VALOR PESSOAL
BÁSICO:
SÓ OS HOMENS PODIAM SER DONOS DE
ALGUMA PROPRIEDADE. UMA MULHER SÓ PODIA HERDAR OS BENS DE SEUS PAIS SOMENTE NO
CASO DE NÃO HAVER FILHO DO SEXO MASCULINO (Nm 27:8)
SE UMA MULHER FIZESSE UMA PROMESSA
OU JURAMENTO, SÓ PODERIA MANTÊ-LOS SE O MARIDO CONCORDASSE (Nm 30:1-12)
SE UMA MULHER NÃO TIVESSE FILHOS,
LOGO SE SUPUNHA QUE O PROBLEMA ESTAVA RESTRITO A ELA E QUE ISSO ERA SINAL DE
QUE DEUS NÃO SE AGRADAVA DELA (Gn 30:1, 2, 22)
A MULHER TINHA QUE TER AS PROVAS DE
SUA VIRGINDADE (Dt 22:20-21). Para o homem isso é impossível.
O VALOR MONETÁRIO ATRIBUÍDO À VIDA
DE UMA MULHER EQUIVALIA À METADE DO VALOR ATRIBUÍDO À DO HOMEM (Lv 27:1-8)
OS QUE ACHAVAM QUE AS MULHERES ERAM
PROPRIEDADE DE ALGUÉM CRIAM TAMBÉM QUE ELAS ERAM MUITO SIMPLES E PRECISAVAM DE
PROTEÇÃO. POR CAUSA DISSO, NÃO SE ESTIMULAVA A EDUCAÇÃO EXTRA-FAMILIAR PARA
ELAS: E ERAM MUITO POUCAS AS QUE TINHAM UMA CARREIRA PRÓPRIA.
MUITAS SE CASAVAM TRANQÜILAMENTE SEM
QUESTIONAR NADA E AS QUE NÃO SE CASAVAM, CONTINUAVAM DEBAIXO DA AUTORIDADE E
PROTEÇÃO DO PAI.
OS PAIS GOSTAVAM MAIS DE TER FILHOS
DO SEXO MASCULINO DO QUE DO FEMININO. ESSA ATITUDE TINHA REFLEXOS NO BAIXO
VALOR ATRIBUÍDO À MULHER.
1ª OBS : Isso não quer dizer que os homens não
amassem sua esposa ou filhas e, por vezes, não as tratassem de igual para igual
(Por exemplo: JACÓ - Gn 29:15-30 - ELE TRABALHOU 14 ANOS PARA SE CASAR COM
RAQUEL).
2ª OBS: Quando um homem maltratava ou humilhava sua
mulher, muitas vezes era repreendido pelo pai e irmãos dela.
A ATITUDE DE JESUS PARA COM AS
MULHERES
O fato de Jesus se relacionar bem
com as mulheres, criou muitas oportunidades para interpretações errôneas. Seus
acusadores teriam ficado muito satisfeitos se tivessem podido atribuir-lhe atos
de imoralidade e de conduta imprópria. No entanto, Jesus revelou grande coragem
quando ignorou as barreiras sociais existentes e exerceu um ministério vital e
pessoal junto a essas mulheres. Os riscos que Ele correu tornam-se ainda mais
sérios pelo fato de alguns críticos modernos distorcerem Seu trabalho entre
elas.
Hoje é muito difícil levantar todo o
leque de sentimentos e preconceitos que existiam contra o sexo feminino, nos
dias de Cristo. Mas, analisando-se algumas das atitudes que Ele tomou, podemos
captar um pouco do aspecto revolucionário que caracterizou muito de seus atos.
JESUS
ACEITOU MULHERES EM SEU GRUPO DE DISCÍPULOS
A mulher não podia ter participação
ativa nos cultos;
Nas sinagogas, deveriam sentar-se no
fundo;
Em vez de participar dos atos
religiosos, elas tinham que se manter a certa distância dos homens;
Em muitas sinagogas, elas não podiam
ler nem ter nenhum outro tipo de atuação
Jesus, simplesmente, ignorou essa
atitude geral dos judeus ortodoxos, contrária à mulher, e deu início a uma era
de total participação feminina. No reino de Deus, todas as pessoas têm acesso
total a Ele.
JESUS
ENSINOU VERDADES ESPIRITUAIS ÀS MULHERES
No conceito de Cristo, o papel da
mulher não era limitado apenas ao trabalho na cozinha e à tarefa de manter as
crianças em silêncio;
Alguns dos seus mais profundos
ensinamentos foram transmitidos às mulheres (Por exemplo: A MULHER SAMARITANA
(Jo 4) e à MARTA e MARIA (Jo 11);
Jesus rejeitou a idéia de que a
mulher não era inteligente, idéia essa que levava os antigos a achar que ela
não deveria ter direito à educação, exceto a relacionada com as tarefas
domésticas
Os discípulos de Jesus assumiram a
mesma postura do Mestre, pois sabemos que uma das maiores reuniões de oração da
Igreja primitiva foi assistida por crentes de ambos os sexos (At 1:14)
JESUS ENTROU
EM CASA DE MULHERES
Jesus enfrentou o perigo de ser
difamado, mas decidiu correr o risco de expor-se à duras críticas,
comprometendo o Seu bom nome (Lc 10:38);
CONVERSAVA
COM MULHERES EM PÚBLICO
Cristo sentia total liberdade de
conversar com mulheres em público, mas os discípulos não absorveram de imediato
esse seu exemplo (Jo 4:27)
Muitos rabis davam grande
importância à tese de que uma mulher não poderia conversar com desconhecidos em
público. Se um homem de certa posição, falasse com uma mulher em local onde
pudessem ser vistos, isso era considerado um ato escandaloso. Algumas das
autoridades achavam que este gesto era motivo para divórcio imediato;
Na época dos festejos religiosos, as
mulheres tinham que permanecer dentro de casa: As solteiras teriam que ficar no
interior da moradia; já as casadas, poderiam chegar até à porta
Os mais extremistas era de opinião
que na rua o homem não podia conversar nem com a própria esposa. Só um
indivíduo fora do juízo normal conversaria com desconhecidas;
Aquele que se encontrasse com uma
mulher a sós era um irresponsável
OBS:- TAIS CONCEITOS NÃO ERAM
IMPOSTOS PELA LEI JUDAICA; ERAM PROPOSIÇÕES DOS LÍDERES RELIGIOSOS.
JESUS
PERMITIA QUE AS MULHERES TOCASSEM NELE
A melhor atitude que Jesus poderia
tomar com vistas à sua segurança, seria procurar evitar contatos com mulheres;
O fato de haver mulheres em seu grupo
de seguidores já não era bom e, ainda por cima, permitir que elas tocassem nEle
parecia grande imprudência de Sua parte;
Jesus permitiu que uma mulher não
apenas lavasse os pés dEle, mas também os beijasse (Lc 7:38) no que
provavelmente contrariou o padrão de conduta estabelecido
AS
PROSTITUTAS SE APROXIMAVAM DE JESUS
Jesus não aprovava a atividade
dessas mulheres, mas ao que parece, tinha pena delas, pois o Seu ministério era
permeado de perdão e amor;
João Batista também conquistou a
atenção delas, já que pregava arrependimento e perdão (Lc 3:3; Mt 21:32)
Embora muitas meretrizes
demonstrassem esperanças de recuperação, os fariseus achavam que elas não
deveriam receber nenhum apoio (Mt 21:31-32)
Jesus preferia pregar a mulheres
promíscuas, como é o caso da que conversou com Ele junto ao poço de Samaria (Jo
4) - Não é de admirar, pois, que as pessoas dessa classe desprezada, se
sentissem atraídas para o Messias.
UMA REVOLUÇÃO
O apóstolo Paulo faz uma declaração
muito forte no sentido de que as mulheres não sejam encaradas como mera
propriedade do homem (I Cor 7:1-7; Ef 5:25)
Pedro diz aos homens que eles tinham
que tratar a esposa com dignidade e que, se não o fizessem, suas orações não
seriam atendidas (I Pe 3:7)
Embora a maioria da liderança
oficial fosse constituída de homens, a Igreja de modo geral contava com
inúmeras mulheres:
LÍDIA - Aceitou a mensagem do
evangelho prontamente (At 16:14, 40)
PRISCILA - Instruiu Apolo, um
poderoso pregador (At 18:24 e ss)
Paulo elogiou as mulheres que
participaram no ministério (Rm 16:1-4; 6-7, 12, 13, 15)
As quatro filhas de Felipe eram
profetisas (At 21:9)
AS MULHERES E O MINISTÉRIO DE CRISTO
No sentido espiritual, Jesus
considerava muitas mulheres como Sua mãe (Mc 3:35)
Maria Madalena era uma das mulheres
que acompanhavam Jesus e seus discípulos em suas viagens de evangelização de um
povoado a outro (Lc 8:1-3); por ocasião da morte de Jesus, Maria Madalena foi
uma das que estiveram presentes no Calvário, apesar dos perigos que corriam os
seguidores de Cristo em Jerusalém (Jo 19:25-27). Depois, foi uma das que
encontraram o túmulo vazio e a primeira a ver o Senhor ressuscitado (Jo 20:1-2,
11-18)
Maria de Betânia era uma pessoa
sensível, contemplativa, que se sentou aos pés de Jesus para ouvir seus
ensinamentos (Lc 10:38), para receber consolo (Jo 11:32-33) e para lavar a
cabeça de Jesus com um perfume caríssimo (Mt 26:7)
Apesar de algumas terem cometido
graves delitos, existe a referência a quatro heroínas que foram agraciadas com
o perdão e a redenção pela fé no sacrifício vicário de Cristo e fazem parte de
sua genealogia: (Mt 1:3-6)
Maria, a mãe de Jesus, foi escolhida
para o cumprimento da promessa de Gn 3:15 e das demais profecias relacionadas
ao Messias. Essa humilde serva de Deus agasalhou em seu ventre o Verbo de Deus,
amamentou-o, acalentou-o em seus braços, viu-o crescer, desenvolver-se, iniciar
o Seu glorioso ministério terreno e morrer na cruz como Cordeiro de Deus
Jesus nunca teve preconceitos contra
as mulheres, parando para evangelizar uma delas (Jo 4:27)
Jesus ofereceu à mulher o amor e o
perdão, mesmo contrariando seus líderes que a desprezavam (Lc 7:36-50)
Jesus acolheu a mulher como uma das
filhas de Abraão, opondo-se aos dirigentes que a expulsavam (Lc 13:10-17)
Jesus recebeu a mulher, mesmo sendo
considerada impura e, sem qualquer censura, curou-a de sua doença (Mc 5:25-34)
Jesus defendeu a mulher contra os
fariseus que queriam matá-la a pedradas num linchamento popular, dando-lhe o
perdão (Jo 8:2-11)
Jesus revelou pela primeira vez o
segredo de ser o Messias prometido a uma mulher samaritana desprezada como
herética (Jo 4:25-26)
Jesus incluiu as mulheres em seus
ensinamentos (Mt 25:1-2; Lc 13:20-21; 15:8-10; 18:2-3)
Jesus aceitou mulheres em Seu
ministério (Mt 27:55-56; Lc 8:1-3)
Jesus deixou-se ungir por uma
mulher, aceitando a voluntariedade dela (Lc 10:38-39)
A FILHA DE JAIRO E A MULHER COM O
FLUXO DE SANGUE - Algumas ligações entre os dois incidentes são óbvias. Por um
lado, ambos dizem respeito a Jesus ministrando a mulheres (JESUS E AS
MULHERES): uma delas é adulta e a outra, uma criança. Ambas se encontram
desamparadas, em estado desesperador. Uma delas aparentemente sofre de doença
incurável, enquanto a outra aparece, primeiro, em estado terminal e, logo
depois, morta. Outro fato que liga ambos os incidentes é o número 12: a mulher
sofre há doze anos e a menina tem doze anos de idade.
A mulher, que de acordo com a lei
religiosa israelita, seria considerada imunda e socialmente inaceitável por
causa da sua condição patológica, é libertada de seu estado de desamparo a que
a própria lei a condenou. E, embora as exigências rituais judaicas lhe
proibissem tocar qualquer coisa sagrada, ela se liberta precisamente pelo fato
de tocar no Santo Jesus, o Filho de Deus!
OBS:- Merece atenção o fato de que nos
momentos mais cruciais da vida de Jesus, como sua prisão, morte e sepultamento,
as mulheres foram suficientemente corajosas para permanecer ao lado dEle. Mas
em compensação, também foram as primeiras a gozar da enorme alegria de ver as
evidências da Sua ressurreição. (Mt 2755-61; 28:1-6; Mc 15:46-47; Lc 23:49,
55-56; 24:1; Jo 19:25; 20:1-18)
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