ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 03 - DATA: 18/10/2015
TÍTULO: “E DEUS OS CRIOU HOMEM E MULHER"
TEXTO ÁUREO – At 17.26
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Gn 2.7, 18-24
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 03 - DATA: 18/10/2015
TÍTULO: “E DEUS OS CRIOU HOMEM E MULHER"
TEXTO ÁUREO – At 17.26
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Gn 2.7, 18-24
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
I - INTRODUÇÃO:
Têm surgido as mais variadas teorias acerca da
origem do homem. De um modo geral, elas não conseguem anular a ligação do ser
humano com a Terra. Entretanto, a única fonte realmente autorizada, acerca da
origem da humanidade, é a Bíblia Sagrada. Os dois primeiros capítulos de
Gênesis nos oferecem, de modo plausível e coerente, a verdadeira história das
origens, inclusive a do homem.
II - OS DOIS RELATOS BÍBLICOS
DA CRIAÇÃO DO HOMEM:
1. O primeiro relato sobre a criação
do homem. Encontra-se em Gênesis 1.26,27. Neste texto, está
declarada a ordem criativa da Trindade, quando diz: "Façamos o homem".
A despeito da importância teológica que se dá ao "façamos", para
denotar a participação triúnica da Deidade, o fundamental, nesta passagem, é a
palavra "BARAH" (hebraico), do versículo 27, que quer dizer :
"criou". Deus o fez do pó da terra, mas sua criação foi um ato
divino. Ele foi feito especial e diferente da vida vegetal, aquática e animal.
2. O segundo relato da criação do homem. Encontra-se
em Gênesis 2.4-8. Neste relato histórico, temos, além da criação do homem,
também a descrição da origem da mulher. Enquanto a primeira narração se preocupou
mais em mostrar a ordem da criação e a decisão da Corte Divina, em criar o
homem à sua imagem e semelhança, o segundo relato apresenta a sua efetivação.
No texto de Gênesis 2.7, temos a seguinte declaração: "E formou o Senhor
Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida, e o
homem foi feito alma vivente".
3. A criação da mulher. No
segundo relato da criação, podemos destacar, no texto de Gênesis 2.18-25, a
formação da mulher. Depois de Deus ter criado Adão, Ele também fez Eva. Em Gênesis
1.27, está escrito: "macho e fêmea os criou".
III - TEORIAS
ANTIBÍBLICAS SOBRE A ORIGEM DO HOMEM
1. A teoria evolucionista. Esta
teoria apresenta o homem como um ser que evoluiu de uma ordem inferior, no
mundo animal. Ensina que esta evolução resultou de sucessivas alterações nas
formas materiais, devido às forças latentes que existem na matéria. Mas a
Bíblia refuta esta teoria, quando declara que:
(A) a origem do homem resultou de um ato criativo
de Deus;
(B) o ser físico do homem também é resultado de um
ato criativo de Deus, que utilizou a matéria já existente "afar"
(hebraico), que significa "pó da terra";
(C) o homem, hoje, tem a mesma estrutura física e
espiritual do dia em que foi criado;
(D) o homem foi tirado da terra e está destinado a
ela, depois da morte (Ec 3.20);
(5) o homem não é evolução natural da terra,
pois ele foi "plasmado".
2. A
teoria filosófico-materialista. Sigmund Freud, que lançou esta
teoria, era ateu, filósofo e psicanalista. Ele enfatizou, em seus argumentos,
a ideia de que o homem, em sua vida biológica e psicológica, tem como
base e formação de sua personalidade e seus instintos naturais. Afirmou ele
que coisas, como sexo, fome, sede, segurança e prazer, são pressões que
determinam as ações e os padrões da personalidade do homem. No conceito de
Freud, a natureza do homem não se relaciona com o sobrenatural, no caso, Deus.
Para ele, a ideia de uma relação do Criador com o ser humano é imprópria e
inexistente, pois o mesmo vê o homem como uma criatura egocêntrica, voltada
apenas para as suas necessidades, sem qualquer comunhão com um ser supremo.
Acreditava ele que, ao morrer o homem, nada mais resta.
3. A teoria do humanismo científico. As
fontes de informações, para os adeptos desta teoria, sobre a natureza e origem
do homem, estão na Biologia, Psicologia e Medicina. Para esta escola de
pensamento, o homem é um produto evolucionário da Natureza, sem a menor
possibilidade de imortalidade.
IV - O
ENSINO DA BÍBLIA SOBRE A ORIGEM DO HOMEM:
1. A biforme natureza do homem. O
homem foi criado com uma biforme natureza: material e imaterial. A primeira foi
formada do pó da terra (Gn 2.7) e a segunda, outorgada diretamente pelo
Criador. O sopro divino nas narinas do homem concedeu-lhe a vida física e a
espiritual. A vida imaterial do homem é representada pela alma e pelo
espírito. Porém, esta dupla natureza do homem é representada por uma
tricotomia, que se constitui, na parte material, pelo corpo; na imaterial,
pela alma e pelo espírito (l Ts 5.23).
2. A
tricotomia do homem - Ts 5.23; Hb 4.12 - O termo tricotomia significa
"aquilo que é dividido em três", ou "que se divide em três
tomos". Em relação ao homem, refere-se às três partes do seu ser: corpo,
alma e espírito. Há divergência neste ponto daqueles que entendem o homem como
apenas um ser dicótomo, ou seja, que se divide em duas partes: corpo, alma ou
espírito. Os defensores da dicotomia do homem unem alma e espírito como uma só
parte e, às vezes, como se fossem uma só coisa. Entretanto, parece-nos mais
aceitável o ponto de vista da tricotomia. Este conceito crê que o homem é uma
triunidade composta e inseparável. Só a morte física é capaz de separar o corpo
de nua parte imaterial.
a)
O corpo. É a parte inferior do homem que se constitui de elementos químicos da
terra, como oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo,
potássio, enxofre, sódio, cloro, iodo, ferro, cobre, zinco, e outros elementos
em proporções menores. Porém, o corpo, com dos estes produtos, sem a bênção
divina, é de ínfimo valor.
b)
A alma. É preciso saber que corpo sem a alma é inerte. Ela precisa dele para
expressar sua vida funcional e racional. É identificada, no hebraico do Antigo
Testamento, por "NEPHESH" e, no grego do Novo Testamento, por
"PSIQUÊ" .
c)
O espírito. No hebraico é "RUACH" e no grego é "PNEUMA". O
espírito do homem não é um simples sopro ou fôlego, mas também vida imortal (Ec
12.7; Dn 12.2; Lc 20.37; l Co 15.53). Ele é o princípio ativo de nossa vida
espiritual, religiosa e imortal. É o elemento de comunicação entre Deus e o homem.
Certo autor cristão escreveu que "o corpo, a alma e o espírito constituem
a base real dos três elementos do homem: consciência do mundo externo,
consciência própria e consciência de Deus".
IV - AS
FACULDADES DISTINTAS DO HOMEM
1.
As faculdades do corpo. São cinco as faculdades principais, as quais se
manifestam através do corpo: visão, audição, olfato, paladar e tato. Ainda que
sejam distintas umas das outras, elas não atuam independentes do comando da
alma. São denominadas de instintos naturais ou sentidos corporais, os quais
recebem impressões do mundo exterior, transmitidas ao cérebro, através do sistema
nervoso. É daí que partem as ordens para todas as partes do corpo. Os sentidos
físicos obedecem às leis naturais que estão impressas no ser humano. São elas
que regem as atividades do corpo.
2.
As faculdades da alma. São três as faculdades ou qualidades da alma, pelas
quais ela se manifesta: intelecto, sentimento e vontade.
O
INTELECTO (Gn 1.28; 2.19,20) é a parte da alma que pensa, raciocina, decide,
julga e conhece. É ele quem recebe os conhecimentos. Três outras manifestações
lhe são peculiares: a imaginação, memória e razão. Com a primeira, o homem é
capacitado a idealizar e projetar. É um processo do pensamento que habilita o
ser humano a construir imagens, através do raciocínio. A segunda é outro
atributo do intelecto que capacita o homem a guardar em seu cérebro os fatos
passados e presentes. Ela retém os conhecimentos adquiridos e os traz à
lembrança. A terceira é um atributo do intelecto que leva o homem a pensar,
julgar e compreender as relações entre as coisas, distinguir entre o verdadeiro
e o falso, o bem e o mal.
O
SENTIMENTO faz o homem um ser emotivo. Ele não é uma máquina insensível, pois
pode sentir todas as grandes emoções, como alegria, gozo, paz, prazer,
tristeza, descontentamento, pesar e dor.
A
VONTADE se expressa como resultante das influências do intelecto e dos
sentimentos. Ela não age sozinha. Não há vontade livre ou independente. Ela
obedece às forças emotivas e intelectuais da alma.
3.
As faculdades do espírito. Duas faculdades principais se destacam com
abrangência sobre outras qualidades importantes, as quais são: Fé e
Consciência. Elas identificam o ser religioso do homem. Podemos chamar de
natureza espiritual, da qual o ser humano é dotado especialmente para uma
perfeita comunhão com Deus. Os sentidos físicos e psicológicos tornam o homem
um ser terreno e racional, mas os espirituais o tornam um ser especial.
A
faculdade da fé é uma qualidade do espírito humano que expressa a religiosidade
do homem e o torna capaz de adorar, reverenciar, louvar e orar a Deus, o
Criador. Não se trata de um tipo de fé, adquirida ou ensinada, mas é uma forma
inata que nasce com qualquer ser humano. Ela nos estimula a buscar a Deus e
comungar com Ele. A faculdade da consciência é a lei moral e espiritual, no
interior do homem, que aprova ou desaprova as suas ações. É a intuição que o
espírito tem dos atos e estados do ser humano em sua vida cotidiana. A
consciência não está sujeita à vontade, e nem aos sentimentos da alma.
V - CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Após
estudarmos as faculdades do corpo, da alma e do espírito, concluímos que o
homem é a obra-prima da criação e não uma simples manifestação da Natureza,
como querem os evolucionistas, descompromissados com a verdade bíblica.
FONTE DE CONSULTA
E PESQUISA:
Lições Bíblicas CPAD - 4º Trimestre de 1995 - Comentarista:
Elienai Cabral
2 comentários:
A PAZ DO SENHOR MEU PASTOR,QUE MENSAGEM TREMENDA,É O ENSINAMENTO DAS COISAS QUE DEUS, FEZ E NÃO DAS QUE O HOMEM IMAGINA QUE SÃO,NA SUA TERMINOLOGIA DA LIÇÃO DE HOJE ,DEIXOU BEM CLARO ISSO.
QUE DEUS CONTINUE A LHE ABENÇOAR COM GRANDES BENÇÃOS EM RELAÇÃO A SUA SAÚDE E LHE PROVENDO DE SABEDORIA NAS SUAS COLOCAÇÕES A RESPEITO DOS ENSINAMENTOS BÍBLICO!!
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