Loading...

COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







14 de jan de 2015

1º TRIMESTRE DE 2015 - LIÇÃO Nº 03 - 18/01/2015 - "NÃO TERÁS OUTROS DEUSES"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 03 - DATA: 18/01/2015
TÍTULO: “NÃO TERÁS OUTROS DEUSES"
TEXTO ÁUREO – Dt 6.4
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Dt 5.6-7; 6.1-6

PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO













I - INTRODUÇÃO:



Os mandamentos demonstram a preocupação de Deus com todos os aspectos da vida humana. Ele estabelece os padrões para os relacionamentos familiares, impõe respeito pela vida humana, o sexo, a propriedade, a palavra e o pensamento. Foi Deus quem nos criou; quem mais poderia determinar a melhor maneira de viver?





II - ALGUMAS OBSERVAÇÕES BÍBLICAS SOBRE OS DEZ MANDAMENTOS:



Podem ser chamados de:



(1) - DECÁLOGO ou DEZ PALAVRAS (Ex 34:28);  



(2) - FOGO DA LEI (Dt 33:1-2);  



(3) - LEI DE DEUS (Lv 26:46)



(4) - Foram proferidos por Deus - Ex 20:1; Dt 5:4, 22



(5) - Foram escritos por Deus - Ex 32:16; 34:1, 28; Dt 4:13; 10:4



(6) - Encontram-se escritos em Ex 20:1-17 e também em Dt 5:1-21;



(7) - Foram escritos em duas tábuas de pedras, chamadas TÁBUAS DO PACTO e TÁBUAS DO TESTEMUNHO (Dt 9:9-11; Ex 25:16)



Os DEZ MANDAMENTOS se dividem em duas partes:



(1) - Os quatro primeiros mandamentos abrangem OS DEVERES DO HOMEM PARA COM DEUS; e



(2) - Os seis últimos, OS DEVERES DO HOMEM PARA COM O SEU SEMELHANTE.



A fiel observância dos quatro primeiros mandamentos garante a fidelidade para com os últimos seis.




III - ANÁLISE DO PRIMEIRO MANDAMENTO: DEUS ou ÍDOLO:



A palavra “DEUSES” (ELOIM ou ELOHIM) é um termo genérico para divindade, bem como um nome próprio do verdadeiro Deus, revelando-O como o Supremo Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis.



Esse termo era, originalmente, um simples apelativo para designar TODOS OS DEUSES e DEUSAS.



É usado para:



(1) - Deuses pagãos - Gn 31:30; Ex 12:12;



(2) - Anjos - Sl 8:5;



(3) - Homens - Sl 82:6; e



(4) - Juízes - Ex 21:6



No entanto, é utilizado de forma mais frequente como designação do verdadeiro Deus. Por isso os judeus consagraram este nome como SUBSTANTIVO DO NOME INFALÍVEL DE JEOVÁ.



Os judeus, então, o entendiam de duas formas:



(1) - Para salientar que o Senhor era o Deus por excelência e que o Criador era o Supremo de todo o Universo; e



(2) - Para indicar que, apesar de Ser Uno, contudo, havia outras manifestações pluralizadas que indicavam os demais membros da Santíssima Trindade, na Divindade. 



Assim a palavra ELOIM, em seu sentido básico é: FORTE; LÍDER PODEROSO; DEIDADE SUPREMA.



No Primeiro Mandamento, Deus requer adoração exclusiva. Além disso, estabelece várias verdades fundamentais, como segue:



(1) - AFIRMA A EXISTÊNCIA DE UM SÓ DEUS, VIVO E VERDADEIRO - Todos os povos ao redor de Israel tinham seus deuses, entidades imaginárias representadas por ídolos. Jeová, entretanto, revelou-se ao Seu povo falando-lhe e manifestando Seu poder por meio de várias maravilhas que operou no Egito, na travessia do Mar Vermelho e na peregrinação até o Monte Horebe.  



(2) - REVELA A PERSONALIDADE DE DEUS - Ele se revelou como uma Pessoa: um ser que pensa, ouve, decide e atua, segundo um propósito predeterminado.


Por conseguinte, Jeová não é uma ideia, nem uma concepção filosófica dos homens, nem uma força cega operante na natureza, porém é uma Pessoa.  



(3) - NEGA O POLITEÍSMO - Não há outros deuses. O que existe na mente dos povos, tomando o lugar do único e verdadeiro Deus nos seus cultos, são criações da imaginação humana em seu afastamento do Senhor.



Leiamos Mt 22:37 - Esse é o maior mandamento que apela ao nosso coração, à nossa alma, ao nosso entendimento, a todo o nosso ser. Deus não quer dividir nosso coração com nada nem com ninguém.



Essa verdade foi lembrada ao povo de Israel, que vivia em meio aos gentios com muitos ídolos - Dt 6:4



Aquele que rejeita o verdadeiro Deus da Bíblia, com toda certeza tem um ídolo: o dinheiro; o marido; a esposa; o filho; o amigo; o orientador espiritual; o animal de estimação; a superstição; a adivinhação; o horóscopo; os obscuros métodos de curar (I Jo 5:21)



Entretanto, a finalidade do primeiro mandamento não é apenas levar os homens a reconhecerem Deus como único; é, também, e principalmente isso, levar Seus servos a manterem com Ele um relacionamento em que a adoração e o serviço não se façam à base do medo, mas do amor (Dt 6:4-5 cf Mt 22:38).




IV - CONSIDERAÇÕES FINAIS:



Os princípios espirituais existentes nos Dez Mandamentos foram gravados em nossos corações de filhos de Deus. Vivamos de modo a refletir em atitudes, palavras e atos esses princípios.


FONTES DE CONSULTA E PESQUISA:
1)       Conciso Dicionário Bíblico - Imprensa Bíblia Brasileira
2)       A Bíblia Vida Nova
3)   O Significado dos Dez Mandamentos Para o Homem de Hoje - Obra Missionária Chamada da Meia-Noite - Gertrud Wasserzug 
4)    A Bíblia Livro por Livro - Volume 4 - Êxodo II - JUERP - Delcyr de Souza Lima

5 comentários:

Anônimo disse...

Glorificamos a Deus pelo restabelecimento do amado irmão e pelo retorno de seus comentários. Continuamos orando pelo amado. Portal Escola Dominical - www.portalebd.org.br

Anônimo disse...

Pastor Geraldo estou muito feliz pelo retorno de suas postagens e agradeço a Deus por toda a graça que o Sr. Jesus tem lhe dado para suportar toda essa luta.Não desanime, pois Ele estar no seu barco em meio a essa tempestade.
São os sinceros votos de Adriano e Ozana, seus irmãos em Cristo de Fortaleza-ce

tiago calado disse...

PASTOR GERALDO,COMO DISSE ANTES EM OUTRO COMENTÁRIO,A VITÓRIA É NOSSA PELO SANGUE DE JESUS,QUANDO DA MINHA ÚLTIMA FALA,DISSE QUE JÁ ESTAVA NA HORA DE VOLTAR A ESCREVER OS SEUS COMENTÁRIOS QUE SERVE DE EDIFICAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS,O DEUS QUE ME CUROU DE UM ADENOCACINOMA MALIGNA COM METASTASE,COM UM CEA(MARCADOR CANCERIGRNO)ALTÍSSIMO,É O MESMO QUE VAI TE CURAR OU MELHOR,JÁ TE CUROU.FICO ALEGRE COM A SUA VITÓRIA E CONTINUE COM OS COMENTÁRIOS,QUE DEUS VAI SEMPRE LHE HONRAR, AMÉM?FICA NA PAZ.IRMÃO TIAGO CALADO, DE MACEIO ALAGOAS

GERALDO CARNEIRO FILHO disse...

Prezados irmãos em Cristo. A paz do Senhor. Em nome de Jesus, muito obrigado a todos pelas postagens de seus comentários, o que muito me incentiva a continuar com este humilde trabalho de divulgação da Palavra do Senhor. Aos irmão Tiago Calado, que já passou pela mesma doença grave que estou acometido,que o nosso Deus também continue abençoando grandemente. Rogo a todos que permaneçam nos acobertando com suas orações para que o nosso Deus nos dê a vitória final. Amém.

Pastor Geraldo Carneiro Filho

natan barreto gonzaga disse...

PASTOR GERALDO CARNEIRO
A PAZ SEJA CONTIGO
FOI MARAVILHOSO ENCONTRAR SEUS COMENTARIOS QUE SAO MUITO ESPECIAL PARA QUEM LECIONA NA ESCOLA BIBLICA DOMINICAL
QUE DEUS CONTINUE TE ABENCOANDO E TE DANDO SAUDE