ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 01- DATA: 07/07/2013
TÍTULO: “PAULO E A IGREJA EM FILIPOS”
TEXTO ÁUREO – Fp 1.9
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Fp 1.1-11
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 01- DATA: 07/07/2013
TÍTULO: “PAULO E A IGREJA EM FILIPOS”
TEXTO ÁUREO – Fp 1.9
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Fp 1.1-11
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/
I – INTRODUÇÃO:
A igreja de Filipos
parece ter sido uma das mais puras da era apostólica, e recebeu mais agradecimentos
e elogios do apóstolo Paulo que qualquer outra.
A ocasião da epístola
parece ter sido a volta de Epafrodito, que trouxera a Paulo um donativo dos seus
amigos de Filipos, mas que caíra gravemente enfermo.
Paulo era prisioneiro
na própria casa que alugara, em Roma, e estava na expectativa de seu julgamento
perante o imperador.
Nessa carta não há
nada de caráter polêmico. A paz de Deus guarda a mente e o coração do apóstolo
e do seu coração flui uma torrente de profundo e terno amor. A esperança de
estar vivo na vida de Cristo ainda é sua estrela guia. Sua cidadania é no céu e
tudo de que foi privado em relação a riquezas e alegria terrenas, é mais do que
compensado pelo que ele obteve em Cristo.
II – A CIDADE DE FILIPOS:
A
primeira menção que o Novo Testamento faz de Filipos se encontra em At 16.12.
Nesse texto, lemos que se tratava de uma importante “cidade da Macedônia,
primeira do distrito e colônia”, evidentemente romana. O seu nome primitivo havia
sido Krênides, que significa “lugar das fontes”, mas, quando em 360 a.C., o pai
de Alexandre Magno, o rei Filipe II da Macedônia, conquistou a cidade, trocou
aquele antigo nome pelo seu próprio.
Filipos
estava situada sobre a célebre “Via Egnatia”, que ligava Roma com a Ásia Menor.
Elevava-se a uns 12 km da costa norte do mar Egeu, junto ao limite da região
macedônica com a da Trácia.
Submetida
a Roma desde o ano 167 a.C., a partir de 31 a.C., com a categoria de colônia e
por regulamentação do césar Otávio Augusto, gozou dos privilégios e direitos
que as leis do império outorgavam às cidades romanas.
III – A IGREJA DE
FILIPOS:
A
Epístola aos Filipenses (Fp), junto com a dirigida a Filemom, é a mais pessoal
das que possuímos do apóstolo Paulo. É também o testemunho de um sentimento de
alegria e de mútua gratidão: de Paulo para com os filipenses, que o haviam
socorrido em momentos muito difíceis para ele; e dos filipenses para com Paulo,
agradecidos pelo trabalho que havia realizado entre eles.
Desde
os primeiros contatos até a redação desta carta haviam-se passado vários anos.
Aqueles encontros iniciais, que deram origem a um estreito relacionamento
fraternal (Fp 1.3-8; 4.1), ocorreram durante a segunda viagem missionária de
Paulo, depois de ele ter percorrido o interior da Ásia Menor, desde a Cilícia,
situada a sudeste da península, até Trôade, situada a noroeste.
Em
Trôade, acompanhado de Silas, Timóteo e seguramente também de Lucas, Paulo
embarcou rumo a Neápolis, porto do Norte da Grécia. Dali, dirigiu-se a Filipos,
onde não se deteve muito tempo, ainda que o suficiente para fundar uma igreja,
a primeira nascida em solo europeu.
Essa
comunidade cristã era formada na sua maior parte por pessoas que haviam passado
do paganismo ao Judaísmo (ver, p. ex., o caso de Lídia, de Tiatira, At
16.14-15), as quais se reuniam para o culto fora da cidade, junto ao rio, onde
estava o seu “lugar de oração” (At 16.13).
IV - AUTOR, DATA E LUGAR DA COMPOSIÇÃO:
A igreja primitiva era unânime no testemunho de que Filipenses fora
escrita pelo apóstolo Paulo (Fp 1.1). Internamente, a carta revela sinais de
autenticidade.
As muitas referências pessoais ao autor harmonizam-se com o que
conhecemos a respeito de Paulo por meio dos demais livros do N.T..
Fica evidente que Paulo escreveu a carta na prisão (Fp 1.13-14). Alguns
sustentam que esse encarceramento ocorreu em Éfeso, talvez cerca de 53-55
d.C..
Outros, o situam em Cesaréia, cerca de 57-59 d.C..
A melhor evidência, no entanto, apoia Roma como lugar de origem e entre os anos 60 a 63 d.C. como data.
Esses dados encaixam-se bem com o relato da prisão domiciliar de Paulo
registrada em At 28.14-31.
Por outro lado, se a menção da “guarda pretoriana”
(Fp 1.13) for interpretada como uma referência ao palácio imperial, poderemos
ter maior apoio a hipótese que localiza a prisão em Roma (At 28.16-31).
Quando escreveu Filipenses, Paulo estava numa casa alugada, onde, por
dois anos, esteve livre para compartilhar o evangelho como todos os que
chegassem até ele.
V – PROPÓSITO DA
CARTA:
O propósito primordial de Paulo ao escrever essa carta era agradecer aos
filipenses a oferta que lhe tinham mandado após saberem da sua detenção em Roma
(Fp 1.5; 4.10-19).
No entanto, faz uso da ocasião para cumprir vários outros desejos:
(1) - Dar um relato das suas circunstâncias (Fp 1.12-26; 4.10-19);
(2) - Encorajar os filipenses a se manterem firmes diante da perseguição
e a se regozijar a despeito das circunstâncias (Fp 1.27-30; 4.4);
(3) - Exortá-los à humildade e à unidade (Fp 2.1-11; 4.2-5);
(4) - Recomendar Timóteo e Epafrodito à greja de Filipos (Fp 2.19-30); e
(5) - Advertir os filipenses contra os judaizantes (legalistas) e os antinomistas
(libertinos) entre eles (Fp cap 3).
VI – ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
DA CARTA:
(1) - Filipenses não contém nenhuma citação do A.T..
(2) - É uma carta missionária de agradecimentos, na qual o missionário
presta um relatório do progresso da sua obra.
(3) - Manifesta um tipo notavelmente vigoroso de viver cristão:
(A) - Humildade (Fp 2.1-4);
(B) - Prosseguimento para o alvo (Fp 3.13,14);
(C) - Falta de ansiedade (Fp 4.6);
(D) - Capacidade de fazer todas as coisas (Fp 4.13).
(4) - Destaca-se como carta da alegria do N.T.; a palavra “alegria”
ocorre umas dezesseis vezes nas suas várias formas.
(5) - Contém um dos trechos cristológicos mais profundos do NT (Fp
2.5-11). Mas, por mais profundo que seja, Paulo o incluiu principalmente com
fins ilustrativos.
VII
– ESBOÇO:
Prólogo (Fp 1.1-11)
(1) - O evangelho de Cristo também cresce na prisão
(Fp 1.12-26).
(2) - Exortação à unidade (Fp 1.27—2.18).
(3) - Os valorosos colaboradores do apóstolo (Fp 2.19-30).
(4) - Advertências contra falsos mestres (Fp 3.1—4.1).
(5) - Exortações (Fp 4.2-9).
(6) - Agradecimento pela ajuda dos filipenses (Fp 4.10-20).
Epílogo (Fp 4.21-23).
VIII
– CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Paulo escreveu esta carta
aos Filipenses, não tanto como o apóstolo fundador da Igreja em Filipo, mas
como seu pai em Cristo.
Observemos a diferença na
saudação: Não diz aqui, “... Paulo, apóstolo...”, que era sua introdução costumeira;
antes, diz: “Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo...”.
A nota dominante de humildade e solicitude pelos outros também são muito evidentes. Em vista do que Cristo realizou, não há lugar para a soberba no coração do filho de Deus. Em virtude do profundo exemplo lançado por Cristo, Seus seguidores jamais devem adotar conduta egoísta.
FONTES
DE CONSULTA:
A Bíblia de Estudo NVI
Comentário Bíblico Devocional – Editora Betânia –
F. B. Meyer
Bíblia Vida
4 comentários:
que bom poder contar com esse apoio,amei as expressões,são bem compreensivas obrigada meu amado,Deus em cristo continue vos abençoando.
queria saber em que livro da biblia cap.e vers,. se encontra o ano que a cidade de filipos foi fundada
Prezadas irmãs em Cristo. A paz do Senhor.
De coração e em nome de Jesus, agradeço as postagens de seus comentários, o que nos anima a continuarmos com a obra do Senhor.
Quanto à pergunta da irmã Madalena, não há nenhum livro bíblico onde possamos encontrar o ano em que a cidade de Filipos foi fundada. A irmã poderá encontrar essa informação em livros seculares ou enciclopédia bíblicas.
A paz do Senhor.
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
Muito obrigado, por todas as informações que encontrei em todas as lições que já li.Aprendi muito. Que o Santo Espírito de Deus continue inspirando-o, para que possamos estudarmos a Palavra de Senhor com maior compreensão. Fique na paz.
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