COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







5 de nov. de 2012

4º TRIMESTRE DE 2012 - LIÇÃO Nº 06 - 11/11/2012 - "JONAS - A MISERICÓRDIA DIVINA"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 06 - DATA: 11/11/2012
TÍTULO: “JONAS – A MISERICÓRDIA DIVINA”
TEXTO ÁUREO – Jn 3.10
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Jn 3.1-3, 15, 17; 3.8-10; 4.1-2
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/




I – INTRODUÇÃO:

O livro de Jonas é atípico em relação aos outros profetas menores, por dois motivos:


(A) - Seu título não se refere ao autor, mas ao personagem principal; e


(B) - Não apresenta fatos históricos, mas uma parábola.


O livro é tido como uma preparação à revelação evangélica do amor de Deus, pela piedade demonstrada em relação a Jonas, salvo da morte, e a Nínive, salva da destruição. 



II – PEQUENO ESBOÇO DO LIVRO DE JONAS:


Capítulo 1:

Jonas, enviado para Nínive, foge para Társis – Jn 1.1-3.


O sofrimento de uma demora, por causa de uma tempestade – Jn 1.4-7.


O discurso de Jonas aos marinheiros – Jn 1.8-12.


Jonas é lançado ao mar e é milagrosamente preservado – Jn 1.13-17.


Capítulo 2:

A oração de Jonas – Jn 2.1-9.


Jonas é livrado do peixe – Jn 2.10.


Capítulo 3:

Jonas, novamente enviado a Nínive, prega ali – Jn 3.1-4.


Nínive se salva por causa do arrependimento de seus habitantes – Jn 3.5-10.


Capítulo 4:

Jonas se ira por causa da misericórdia de Deus e é repreendido – Jn 4.1-4.


É ensinado a Jonas o que ele fez, por meio de uma aboboreira que murchou – Jn 4.5-11.



III - POR QUE LER ESSE LIVRO:

Se já pensamos que algumas pessoas não têm mais jeito - são tão más que não podem ser mudadas - o livro de Jonas pode revolucionar esse nosso modo de pensar. 

Pensemos nos assassi­nos em série, nos estupradores, nos traficantes de drogas ou nos terroristas; não é contrário à natureza desejar o castigo desses indivíduos violentos e cheios de ódio. Esse livro, no entanto, mostra que Deus quer estender Sua graça e Sua misericórdia exatamente àqueles que temos a tendência de desprezar ou considerar fora do alcance da redenção.



IV - QUEM ESCREVEU O LIVRO?:

Jonas, que significa “Pombo”, numa espécie de autobiografia, narrando em primeira mão o que lhe aconteceu. 



V - QUANDO FOI ESCRITO?:

Talvez entre 785 e 750 a.C., ou cerca de 760 a.C., durante o reinado de Jeroboão II, rei de Israel (2 Rs 14.25).



VI - O QUE ACONTECIA NA ÉPOCA?:

O Reino do Norte, Israel, tinha reconquistado a sua influência c foi restaurado por Jeroboão II. Mas a Assíria, cuja capital era Nínive, estava querendo expandir-se de modo cada vez mais ameaçador.



VII - POR QUE FOI ESCRITO?:

Para dizer, por meio de uma história, que Deus se preocupa até mesmo com os inimigos do Seu povo. O livro também mostra que Deus usou um profeta relutante como veículo da Sua graça.



VIII - O QUE SE DEVE BUSCAR EM JONAS:

A compaixão de Deus por todo o Seu povo, Seu desejo de arrependimento sincero, independentemente do que a pessoa tenha feito. Também procuremos ver até onde Ele se dispõe a ir para nos chamar a atenção. Em resumo: A Magnitude da Misericórdia Salvífica de Deus.


A lição central da profecia é ensinar ao povo de Deus que Ele é Deus tanto do judeu, quanto do gentio; é ensinar que a providência de Deus não se limita a Israel, mas se estende também aos gentios (Rm 3:29).



IX – A CIDADE DE NÍNIVE:

Nínive era uma cidade extremamente fortificada. Segundo o historiador grego Deodoro Século, da Sicília, os muros de Nínive tinham de 30 a 33 metros de altura (não confundir com o muro da Babilônia), tão largo era aquele muro que três carros de guerra passavam lado a lado sobre ele; o muro possuía cerca de 87 a 100 quilômetros de circunferência. O mesmo historiador acrescentou que a cidade era guarnecida de 1500 torres de onde se podia avistar o inimigo a grande distância. Assim, a cidade de Nínive se orgulhava (Sf 2:15).



Era a antiga capital da Assíria - Gn 10:11 cf II Rs 19:36


Sua origem e antiguidade - Gn 10:8-12


Situada além do rio Eufrates e banhada pelo rio Tigre - Gn 2:14 cf Is 7:20; Na 2:6-8


Chamada de cidade sangrenta, cheia de mentiras e roubos - Na 3:1


Era uma cidade grande - Jn 1:2; 3:2


Era cidade extensa - Jn 3:3


Era uma cidade rica - Na 2:9


Era uma cidade poderosa - Na 3:12


Era uma cidade comercial - Na 3:16


Era uma cidade populosa - Jn 4:11


Era uma cidade vil e idólatra - Na 1:14 - Os ninivitas adoravam o deus-peixe DAGOM, pois acreditavam que ele havia saído do mar, fundado sua nação e que vinha a eles mensagens do mar, de tempo em tempos. No entanto, Deus lhes enviou um profeta SAÍDO DO MAR.


Era uma cidade ímpia - Jn 1:2


Era uma cidade cheia de alegria e descuido - Sf 2:15


Uma cidade cheia de feitiçarias - Na 3:4



X - OS MOTIVOS DA DESOBEDIÊNCIA DE JONAS:

Sendo Jonas um profeta, sabia que a Assíria, algum dia, invadiria a terra de Israel e praticaria contra seus habitantes as crueldades pelas quais era notável. Assim, pois, preferiu desagradar a Deus em vez de fazer o possível pela preservação de uma nação que traria sofrimentos indizíveis ao seu povo. 

João Urquhart, erudito, explica a questão conforme relato abaixo:


"A Assíria tinha posto as mãos, havia várias gerações, sobre as nações da costa do Mediterrâneo, dominando-as com crueldade e ferocidade. A política assíria não permitia nenhuma compaixão. Faltando-lhe os recursos para defender suas conquistas, punha em prática um plano que em sua maior parte tornava desnecessárias guarnições do exército assírio:



(1) - De início, começavam com uma matança geral. Os reis, segundo as inscrições, pareciam ver com avidez o espetáculo apresentado no campo de batalha. Descreviam como estava esse coberto de corpos dos conquistados.


(2) - A carnificina era seguida por sofrimentos cruéis nas cidades.


(3) - Os principais homens, como em Láquis, quando Senaqueribe conquistou essa cidade, foram presos e conduzidos pelos algozes, sujeitos a vários castigos, todos horrorosos. 


(4) - Algumas vítimas eram deitadas no chão enquanto alguém da parte dos conquistadores, que figuram no monumento apreciando diabolicamente sua obra horrível, introduz a mão na boca da vítima, prende-lhe a língua e arranca-a pela raiz.


(5) - Em outro lugar, cravavam-se estacas no chão e a estas amarravam os pulsos de outra vítima, com cordas. Seus tornozelos são atados de maneira semelhante, e o homem é estendido de tal maneira que não pode mover nenhum dos seus músculos. O algoz põe logo mão à obra: começando no lugar apropriado, a faca faz sua incisão, e a pele é levantada centímetro por centímetro até que o homem é esfolado vivo. Em seguida, estendem a pele nos muros da cidade ou usam-nas de alguma outra maneira, para criar terror no povo, deixando impressões vivas da vingança assíria. 


(6) - Para outras vítimas, foram preparados postes compridos e pontiagudos. A vítima tomada dentre os homens principais da cidade, é colocada no chão; a ponta do poste é introduzida na parte inferior do peito; depois levantam o poste, que suspende a vítima retorcendo-se de dor e ficam-no em um buraco feito no chão, deixando-a ali para morrer. 


Ninguém em Israel ignorava essas coisas. Jonas pode até ter sido testemunha ocular delas. Não havia dúvida de que também Jonas sabia que a Assíria, a despojadora das nações, seria o instrumento nas mãos de Deus, para a vingança divina das dez tribos. 


No entanto, a palavra do Senhor veio a Jonas: “Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim” (Jn 1:2). 


O cálice da iniquidade de Nínive estava, então, cheio. A sentença esperava ser pronunciada. Nunca Jonas tinha ouvido novas mais felizes do que essas. Se Nínive perecesse, Israel então estaria a salvo! Havia somente uma coisa a temer: A misericórdia de Deus, que poderia sustar o golpe da Sua justiça.



Jonas sabia que Jeová era um Deus misericordioso e que se Nínive a Ele clamasse, a Assíria poderia ser salva e Israel pereceria. Foi uma escolha entre a vingança de Deus sobre ele, Jonas, por ser um profeta rebelde e a vingança sobre o seu povo. Jonas, então, se sacrificaria; deixaria que Nínive perecesse e, assim, salvaria a Israel! Esse parece ter sido o propósito de Jonas e a razão de seu pesar pelo salvamento de Nínive. 


Comparemos, nesta conexão, II Rs 8:7-13, onde lemos que Eliseu chorou, quando, olhando o futuro, viu as atrocidades que um exército invasor praticaria contra o seu povo.


Jonas se acomodou à desgraça alheia; não conseguia ver a misericórdia de Deus por Nínive, mas tinha misericórdia de uma planta (Jn 4:10-11)".



XI - ALGUMAS LIÇÕES DA PROFECIA DE JONAS:

(1) - DEUS FRUSTRA OS PLANOS DOS DESOBEDIENTES: Aquele que tenta fugir de Deus ou desobedecê-Lo, sempre desce na vida (Jn 1:3, 5; 2:3, 6). 


(2) - DEUS SOCORRE EM TEMPO DE CRISE: A angústia se tornou uma oportunidade para que Jonas buscasse a Deus de modo intenso (Jn 2). 


Há crises por todos os lados: na saúde, na educação, na economia. Se o povo de Deus buscá-Lo, como fez Jonas, essas crises poderão ser vencidas, pois as crises são inevitáveis, mas Deus é maior do que todas elas. Nas aflições, crises e sofrimentos da vida, a única solução eficaz é o socorro infalível de Deus (Sl 18:6-18; 81:7; Mt 14:28-32; Mc 4:35-41). 


(3) - DEUS RESTAURA OS ARREPENDIDOS: O profeta Jonas foi restaurado em seu ofício e anunciou a importante mensagem de arrependimento aos ninivitas, que se converteram e reconheceram a Jonas como um mensageiro de Deus. 


O arrependimento é pessoal, mas também pode ser coletivo; quando é coletivo, pode evitar muitas tragédias, porque Deus sempre é um Deus de paciência e misericórdia. 


(4) - DEUS EXERCE MISERICÓRDIA PARA TODAS AS NAÇÕES: (Jn 3:10; 4:11 cf Sl 24:1) – Sabe-se hoje que há incontáveis preconceitos a serem enfrentados e superados. Até mesmo na tarefa evangelística existem aqueles que não querem pregar para determinadas classes sociais, não indo a lugares difíceis. Porém, as boas novas de salvação precisam ser anunciadas em todos os lugares e a todas as pessoas, sem preconceito algum, pois o Mestre demonstrou em Seu ministério público, uma eficaz misericórdia para com as pessoas de todas as classes (Lc 4:18; Jo 3:16).



XII - CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Deus não ama uma nação mais do que outra. O seu amor é infinito. Sabe amar os piores homens com um perfeito amor, até o ponto de dar o Seu Único Filho para salvá-los. Deus não é racista; com Ele não há distinção de pessoas.


A lição é clara. Quem ama, deve amar toda a criação de Deus: as plantas, os animais e os homens. Deus ama o mundo. Para nós sermos porta-vozes do Evangelho de Jesus Cristo é preciso aprender a amar. Não basta pregar a verdade, toda a verdade e somente a verdade: a obediência ao apelo evangelístico e missionário não é válida sem a demonstração de amor real.

FONTES DE CONSULTA:

Revista Educação Cristã – Volume III – SOCEP – Sociedade Cristã Evangélica de Publicações Ltda

Bíblia de Estudo Vida


Tesouros de Conhecimentos Bíblicos - Edições CPAD - Autor: Emílio Conde


A Bíblia Vida Nova - Sociedade Religiosa Edições Vida Nova


Através da Bíblia Livro por Livro - Editora Vida Nova - Autor: Myer Pearlman


A Mensagem dos Profetas Menores – ABU – Dionísio Pape

9 comentários:

Anônimo disse...

gOSTEI MUITO DA APRESENTACAO. QUE DA UMA LEITURA QUE NAO E CANSATIVA. ESTA MUITO OBJETIVO, CLARO E ESPECIFICO. DEUS ABENCOE MAIS E MAIOS

Anônimo disse...

eu estou maravilhado co a estrutura destudo sei que vaiajudar muito aos professores.fortaleza CE

Anônimo disse...

gostei muito, parabéns por nos proporcionar um estudo como esse.

Anônimo disse...

De Lambari, MG é um estudo que nos enriquece, tornando-nos mais entendidos na palavra de Deus.

GERALDO CARNEIRO FILHO disse...

A paz do Senhor a todos, em especial aos irmãos em Cristo que deixaram seus comentárioa aqui publicados.

Que o nosso Deus continue abençoando a todos e rogo a ajuda na oração para que possamos prosseguir com este humilde trabalho de divulgação da santa Palavra do Senhor.

Muito obrigado, em nome de Jesus.

PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO

Minas Gerais disse...

Reli algumas vezes e copiei para com a graça do SENHOR JESUS , dar essa aula aos meus alunos, onde juntos entenderemos mais sobre toda essa aula apresentada. Obrigada pastor.

Anônimo disse...

ESTUDO ABENÇOADO PALAVRA FORTE,DEUS QUE NOS USAR PARA PREGAR SUA MENSAGEM E AQUELE QUE ELE ESCOLHE,E ABENÇOADO POIS E UM PRIVILEGIO SER MENSAGEIRO DE DEUS, JONAS TEVE MEDO!!POR ISSO QUE DEUS TEVE MISERICORDIA.. ALELUIA

DCº GIL ALISSON disse...

APAZ DO SENHOR, TENHO ACOMPANHADO OS ESTUDO , E TENHO VISTO DEUS FALA COMIGO E COM OUTRAS PESSOAS. MAS QUANDO PARA TENTAR ENTENDER O AGIR DE DEUS, NESTA PASSAGEM DE JONAS,EU VEJO MUITO MAIS DO QUE AMOR, VEJO OBEDIENCIA, HOJE VC VER MUITO MISSIONARIO SEREM FORMADOS. MAS PARA LUGARES AONDE ELES QUEREM ESCOLHER. PORTUGAL, USA, LUGARES DE PRIMEIRO MUND. DIRESCIONAR ELES PARA AFRICA ANGOLA, FAVELAS DOS RIO DE JANEIRO,LUGAS CONSINDERADO MISERAVEIS, AONDE NESSECITA MUITO DA PALAVRA, DO AMOR, DA OBEDIENCIA DA AUTORIDADE DE DEUS, QUE DEUS EM CRISTO OS ABENCOE

GERALDO CARNEIRO FILHO disse...

Mais uma vez, agradecemos aos irmãos em Cristo que postam seus comentários neste "blog".

Que o nosso Deus derrame mais e mais das suas copiosas bênçãos sobre a vida de todos os Seus servos.

É a minha oração, em nome de Jesus.

PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO