Loading...

COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







20 de mai de 2012

2º TRIMESTRE DE 2012 - LIÇÃO Nº 09 - 27/05/2012 - "LAODICÉIA, A IGREJA MORNA"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 09 - DATA: 27/05/2012
TÍTULO: “LAODICÉIA, UMA IGREJA MORNA”
TEXTO ÁUREO – Mt 6.33
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Apc 3.14-22
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/


I – INTRODUÇÃO:

Uma Igreja pode deixar Deus com náuseas, levando-O a vomitá-la de Sua boca. Laudicéia é a Igreja morna, isto é, seus membros estão com um pé no mundo e o outro dentro da Igreja. Como consequencia haverá: pregação morna (sem unção); louvor morno (indiferente ou tanto faz), oração morna (sem fé), evangelismo morno (realizado por sal insípido). Tudo isso deixa Cristo doente, a ponto de mandar um solene aviso: “Vomitar-te-ei da minha boca!”. Eis aí um alerta para que tenhamos fervor espiritual, devoção e zelo santo pela Igreja do Senhor. Reparemos que Paulo e Epafras lutaram e zelaram pelo povo da Igreja de Laudicéia (Cl 2:1-3; 4:12-13).


II - A CIDADE DE LAUDICÉIA:

Laodicéia era uma pequena cidade situada no vale de Licos, na província de Frígia.

Foi fundada pelo Imperador Antiochus (Antíoco) II da Síria, no 3º século a.C. em homenagem à sua esposa de nome Laodice.

Seus habitantes eram sírios e judeus que vieram do exílio babilônico.

Mais tarde, em 190 a.C., a cidade ficou no meio de grandes rotas comerciais do oriente e com isso enriqueceu muito.

Laodicéia era famosa por 3 atividades essenciais:

(1) - Confecção de roupas de lã negra;

(2) - Fortíssimo centro bancário por causa do ouro que ali circulava (troca de moeda); e

(3) - Por uma escola de medicina que fabricava um raro colírio para cura dos olhos.

A cidade foi destruída por um terremoto em 62 a.C. e reconstruída por seu próprio povo, o qual se orgulhava de o fazer sem pedir auxílio do Estado. As riquezas da cidade, provenientes da excelência de suas lãs, produziu um ambiente que se refletia em apatia espiritual na igreja.


III - O REMETENTE:

Apc 3.14 – A uma igreja presunçosa, infiel e que vivia de mentiras, apresenta-se Jesus como:

(1) – O AMÉM – Em hebraico, esta palavra significa VERDADEIRAMENTE e ASSIM SEJA. Também significa: o fim; aprovação; a prova triunfante; a promessa imutável; o selo de Deus. Cristo é a garantia de todas as promessas – II Cor 1.20.

(2) – A TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA – Identificando-se desta forma, Jesus denuncia a infidelidade, a mentira e a ausência testemunhal de Laodicéia. Jesus é fiel ao Pai e ao Seu povo – Jo 5.36; Rm 3.3; II Tm 2.13

(3) – O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS – Jo 1.1-3 cf Gn 1.1, 26; Cl 1.16-17 - O Senhor Jesus não é apenas o princípio da criação, mas o Criador de tudo o que existe. Se tudo pertence a Ele, o que sobra a Laodicéia?


IV - O PROBLEMA DA IGREJA EM LAODICÉIA:

LAUDICÉIA – Significa DIREITOS DO POVO, DEMOCRACIA, isto é, DIREITO DO POVO MANDAR. É a Igreja em que a opinião do povo substitui a Palavra de Deus. Pela descrição de Cristo, uma Igreja que atua desta forma é mais uma maldição para o mundo do que uma bênção (Apc 3:15-18).

Trememos quando vemos alguém dizer que adora a Satanás. E pior que isto é alguém fingir ou pensar que está adorando a Deus sem o estar. Por isso, Satanás trabalha cada vez mais para mudar a liturgia na igreja, pois se conseguir que o abominável entre no lugar santo, o cerne da vida é atingido, a Palavra de Deus é substituída pela palavra do homem e a confusão se estabelece.

Apc 3.15-16 - Essa é uma figura muito forte. Na verdade é a única vez em toda bíblia que alguém é capaz de provocar náuseas em Deus, a ponto de ser vomitado.

Se analisarmos bem, nesta carta Jesus usou de uma parábola. Para entendermos, é preciso conhecer um pequeno detalhe sobre a cidade de Laodicéia. Vejamos:

Apesar de sua notável riqueza em ouro, indústria têxtil e medicina, a cidade padecia de uma sistemática ausência de fontes de água natural. Laodicéia era um verdadeiro deserto. A água precisava ser importada.

Esta cidade estava no meio de duas outras especializadas no ramo de água: Hierápolis e Colosso.

Hierápolis era um verdadeiro ‘spa’ antigo, com suas fontes de água quentes, usadas para o tratamento de varias doenças.

Do lado oposto, estava Colosso, uma pequena cidade cercada de fontes de água mineral fresca.

Dessas duas cidades, vinha a água para Laodicéia através de pequenos canos de barro.

Mas, veja o que acontecia com Laodicéia: a água quente chegava morna; a água fresca, que esquentava no calor do sol, também chegava morna.

É exatamente a esse fato que Jesus se refere na sua carta.

A igreja havia se tornado tão inútil, que Jesus estava quase a ponto de vomitá-la da sua boca. Devido a isso, o Senhor revelou o estado espiritual daquela igreja:

(1) – SER QUENTE – É estar vivo, como um corpo vivo é quente. Assim, todos quantos se chegam a Deus recebem vida, pois Cristo é a própria vida; estar nEle é permanecer vivo para sempre – Dt 4.4; Jo 4.4; 5.39-40; 6.53-56; 11.25-26; 15.6-7;; Cl 3.4; I Jo 1.1-2.

(2) – SER FRIO – É estar morto, como um corpo morto é frio, sem vida, sem calor. A Bíblia diz:

(2.1) – DUAS VEZES MORTO - Jd 12 – Morto para Deus e para o mundo; é estar destinado à segunda morte; são os que perecem sem Cristo e o juízo os aguarda – Hb 9.27; Apc 21.8.

(2.2) – MORTO NO PECADO – Ef 2.1-5; 4.18; Cl 2.13 – É estar morto para Deus, mesmo que esteja vivo para o mundo (Mt 22.32). Somente com a presença do Dono da Vida tornar-se-ão quentes – Jo 11.26

(3) – SER MORNO – É não estar vivo, nem morto; é não ser nem espiritual, nem carnal; é desejar estar em Cristo e também no mundo – Mt 6.24; Is 29.13-15.

Por isso, o morno é repugnante e o Senhor não o tolera; para este, resta apenas o juízo de Deus.

Porém, por que Jesus prefere que alguém seja mais frio do que morno?

Porque com o ‘frio’ Ele pode fazer alguma coisa. O perdido sabe que está perdido. Então, quando lhe é revelado o amor de Deus, ele se joga nos braços de Cristo.

E o que realmente significa mornidão ao espiritual?

Mornidão espiritual é uma crônica indiferença para com as realidades espirituais; é um crônico desinteresse para com qualquer reunião de oração, leitura da bíblia, ou para com a vida em comunhão. Qualquer um de nós pode ser atingido pela mornidão espiritual.

Mas espere um momento. O crente morno não é morno para tudo...:

(A) - Ele NÃO É MORNO para o seu trabalho secular;

(B) - Ele NÃO É MORNO para o seu divertimento e passeios;

(C) - Ele NÃO É MORNO para discutir futebol;

(D) - Ele NÃO É MORNO para ir ao show gospel do seu ídolo musical;

(E) - Ele NÃO É MORNO para ficar muito tempo na Internet;

(F) - Ele NÃO É MORNO para frequentar a academia;

(G) - Ele NÃO É MORNO para as suas paixões mundanas;

A mornidão ataca apenas uma área da sua vida – SUA VIDA ESPIRITUAL.


V - UMA IGREJA QUE SE VANGLORIAVA NAS SUAS RIQUEZAS E INFLUÊNCIA:

Apc 3.17 – Infeliz é o crente que se acha satisfeito e seguro sem nada lhe faltar. Bem-aventurados os que têm fome e sede daquilo que lhes falta; os que anelam não somente a vida, mas vida em abundância; os que anseiam por Deus.

(1) – NÃO SABES QUE ÉS... POBRE – Isso é uma descrição exata da igreja moderna, que se vangloria no número de seus membros, orgulha-se dos recursos financeiros e influência de seus membros entre o povo.

Os crentes de Laodicéia não sabiam que eram pobres; não perceberam que suas almas estavam emagrecendo, apesar de cercados de abundância. Esqueceram-se de que estavam endividados para com Deus e não possuíam coisa alguma para Lhe pagar.

(2) – NÃO SABES QUE ÉS... CEGO – Os membros da igreja de Laodicéia não compreenderam que Deus ia vomitá-los da Sua boca. Não perceberam a Cristo crucificado. Não viram a eternidade, apesar de estarem constantemente perante à sua entrada.

A igreja é verdadeiramente cega quando fita pedras, torres, órgãos, bancadas confortáveis, etc, sem enxergar as glórias dos céus e nem o suplício das almas que estão indo para o inferno.

(3) – NÃO SABES QUE ÉS... NU – Estavam nus, não trajando vestes de justificação, nem de santificação. Todo o aparato e luxo no vestir ao corpo não vale coisa alguma. Somente o incorruptível traje do espírito esconde a nudez da alma – I Pe 3.4.


VI - OS CONSELHOS DE DEUS PARA UMA IGREJA MORNA:

Apc 3.18 – Neste momento, Jesus faz-se irônico. Se Laodicéia é tão rica e poderosa, então que lhe compre esses produtos: ouro refinado, vestiduras brancas e colírio.

(1) – OURO REFINADO PARA ENRIQUECER – Com o seu ouro, Laodicéia havia comprado a simpatia daqueles que, de igreja em igreja, buscam uma teologia que lhes prospere a vida e acalme-lhes a consciência. Ela só não conseguiu comprar o ouro que um dia Jesus lhe ofereceu, mas que ela displicentemente desprezou: A PALAVRA DE DEUS – Somente ela é pura e refinada sete vezes – Pv 30.5; Sl 12.6 cf Ag 2.8.

Nossa fé também é constantemente comparada ao ouro refinado – Pv 17.3; Tg 1.2-4.

(2) – VESTITURAS BRANCAS PARA VESTIR – Isto significa que a igreja deve vestir-se da pureza e praticar a justiça de Deus na terra, posto que o linho fino são as justiças dos santos (Apc 19.8 cf II Cor 5.1-3). A admoestação é: Entregue-se novamente a Cristo para obter a justiça dos santos.

Na verdade, a igreja de Laodicéia não possuía bens sequer para comprar as vestiduras que o Senhor lhe oferecia por um preço que somente Ele podia pagar: O Seu precioso sangue – I Pe 1.17-21.

(3) – COLÍRIO PARA UNGIRES OS OLHOS – Tendo como pano de fundo a evolução médica de Laodicéia, prescreve Jesus à Sua igreja um colírio para que ela passe a contemplar, mais uma vez, a glória de Deus. Isto porque ela já havia perdido a visão do Reino de Deus, tomada que fora pela contemplação de seus bens.

O pecado cega a visão espiritual (II Cor 4:4), mas a salvação abre os olhos espirituais (II Cor 4:6; 3:16). Desta forma, quando o Senhor abre os nossos olhos espirituais, podemos ver:

(A) - O MAL QUE NOS AMEAÇA (II Rs 6:9-10 cf At 8:18-20);

(B) - VER OS CAMPOS BRANCOS PARA A CEIFA (Jo 4:36);

(C) - VER DEUS (Mt 5:8);

(D) - A POSSIBILIDADE DE VITÓRIA (II Rs 6:16-17);

(E) - VER OS SINAIS QUE NOS MOSTRAM QUE JESUS VEM BREVE (Lc 21:28).


VII – A DISCIPLINA AMOROSA DE UM DEUS DE AMOR:

Apc 3.19 – Laudicéia não é um caso perdido. Afinal, fora também escolhida como uma das destinatárias do Apocalipse. Jesus a ama de tal maneira, que a submete a uma dolorida, mas amorosa disciplina. O Senhor poderia tê-la ignorado como aquela igreja o ignorou. Ou mostrar-se-lhe indiferente, porque ela com indiferença o tratara. No entanto, Ele vence-lhe o desamor com o amor que o Seu Espírito, localmente, universaliza sobre toda a Sua igreja – Hb 12.6-10

Ante toda esta admoestação, ainda o Senhor, grandemente compassivo e misericordioso, convida: - “SÊ POIS ZELOSO E ARREPENDE-TE”.

A fé precisa ser exercitada. O Senhor não abandona jamais a igreja, porém deixa de dirigir-se à coletividade para falar a cada um – Jó 5.17-18; Pv 3.11-12.


VIII – QUANDO JESUS FICA DO LADO DE FORA:

Apc 3.20 – Este apelo não é para os perdidos descrentes, mas para cada crente em particular. Os crentes modernos têm deixado o Senhor do lado de fora do coração, da própria casa em que habitam e da igreja onde congregam. O coração está ocupado dos sentimentos, em como agradar o mundo, os amigos, para que tenham uma vida folgada e possam ser estimados por todos.

O Senhor é santo, puro e imaculado. Ele não poderá ser hóspede de uma igreja onde haja manchas e sentimentos abomináveis.

Cristo está à porta, como o grande Amado clama para entrar. Aquele que ama o Senhor não o deve deixar do lado de fora, porque assim será perigoso para criatura quando bater também à Sua porta – Ct 5.2; Jo 13.23; Lc 24-29.


IX – PROMESSA DIVINA A UMA IGREJA MORNA:

Apc 3.21 – Cristo, mesmo do lado de fora, oferece um prêmio ao vencedor. Inexplicavelmente, a nenhuma das sete igrejas Jesus promete compartilhar o Seu trono, a não ser para a indiferente Laodicéia.

Aos que ouvem a Sua voz, Jesus os convida a partilhar do Seu trono do mesmo modo como Ele recebeu do Pai – Sl 110.1; Hb 1.3 cf Mt 19.28-29; Lc 22.29-30; Jo 12.26.

Podemos ver, assim, que qualquer igreja pode ser reanimada pela graça de Deus, firmar-se e vencer, herdando a mais alta promessa de comunhão íntima com Cristo em Seu reino de glória. O Senhor Jesus, através do Espírito Santo, quer avivar as igrejas que se deixam amornar pelos cuidados deste mundo. Busquemos, pois, o refrigério de um avivamento.


X - CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Querem saber o final da história da igreja de Laodicéia?

Aquela carta mudou a vida daquela igreja: arrependeu-se e tornou-se uma das mais influentes igrejas da antiguidade. Prova disso é que cerca 100 anos depois dessa carta, Sagaris, um dos bispos da igreja de Laodicéia, foi torturado e morto por sua fé em Cristo. Graças a Deus, Laodicéia arrependeu-se a tempo.

Apc 3.22 – O estado das igrejas, figurado em cada um das cartas do apocalipse, continua até a vinda do Senhor. O atual dia da graça está prestes a terminar. A dispensação cristã aproxima-se do fim. Gozos e alegrias perenes aguardam o cristão fiel. Cumprir-se-á, assim, a promessa do nosso bendito e amado Salvador – Jo 14.3.

FONTES DE CONSULTA:

1) Revista Educação Cristã Volume I - Adoração e Louvor - “Os Resultados Espirituais do Falso Louvor” (Reverendo Cleómines A. de Figueiredo)


2) Daniel e Apocalipse – CPAD – Antônio Gilberto


3) Alerta Final – CPAD – Steven J. Lawson


4) Estudo Bíblico: “Características do cristão morno” - Paulo Rogério Petrizi


5) Estudo Bíblico: “Pessoas que deixam Deus nauseado” - Davi Liepkan


6) Estudo Bíblico: “Laodicéia: Uma carta que pode mudar sua vida” - Edilson Botelho

17 comentários:

Laudemir Almeida Santos disse...

Pastor DEUS abençoe a sua vida por esse comentario tão importante dessa lição.Pra mim foi muito util pois dou aula na escola dominical tambem e me serviu bastante de agora em diante vou sempre pesquisar seus comentarios sobre as lições da escola fica com DEUS e q ele possa lhe dar sabedoria sempre. A PAZ DO SENHOR.

GERALDO CARNEIRO FILHO disse...

Prezado irmão em Cristo, Laudemir Almeida.

A Paz do Senhor.

Agradecemos o seu comentário, desejando que o nosso Deus continue derramando sobre a sua vida, em especial quando o prezado estiver ministrando na EBD, a graça, a unçãoe a sabedoria dos altos céus. Que através de seu ministério de ensinamento vidas continuem sendo abençoadas.

Permaneçamos na paz do Senhor.

ana maria disse...

paz do senhor pastor gosto muito do seu ensino sobre esta liça tem sido uma bença na minha vida tenho aprendido muito Deus continui te dando sabedoria oreis por mim

GERALDO CARNEIRO FILHO disse...

Irmã Ana Maria. A paz do Senhor.

Glorifico a Deus por poder estar contribuindo com o seu ministério de ensinamento da palavra de Deus. Que Ele também possa continuar abençoando todos os seguimentos da sua vida.

E continue nesta sua força de levar avante a santa e poderosa palavra do Senhor.

Vera disse...

A Paz Do Senhor Pastor Geraldo:obrigada por este ensinamento tão glorioso,que encheu o coração do pastor e trasbordou em minha vida;ore por mim.

GERALDO CARNEIRO FILHO disse...

A Paz do Senhor, irmã Vera.

A Deus toda glória, honra e louvor.

Ficamos agradecidos somente a Ele por estas palavras, que muito vem nos estimular para continuarmos neste trabalho de divulgação da palavra de Deus.

Contine Ele derramando sobre a sua vida as mais ricas bênçãos dos altos céus.

Ajudemos um ao outro em oração.

A paz do Senhor.

Bia Bonfim disse...

A grandiosa paz do Senhor pastor Geraldo... estou maravilhada com sabias palavras "destrinchando" a passagem sobre a carta à Laodiceia, versiculo por versiculo e como podemos tomar essas palavras para nós e atraves das suas palavras pecebi que Deus nos fala conforme nós entendemos melhor ex: agua morna e fria, colirio, ouro reginado (tudo Laodiceia sabia o q era materialmente), Deus tem o cuidado de nos falar para não nos confundir pq Deus n é duvida e sim resposta, ou seja Deus fala p bom entendedor... agora atraves do q percebi irei com mais atenção a leitura da biblia, pq sou igual Jeremias como o rolo mesmo com a graça de Deus. Pr que Deus continue dando sabedoria espiritual para sempre nos ajudar como tem ajudado. Glorias seja dada a Deus para todo sempre.
Att
Beatris e ore por nós...

GERALDO CARNEIRO FILHO disse...

Prezada irmã em Cristo, Bia Bonfim.

Muito agradecido, em nome do nosso Deus, pelo teor do seu comentario.

Rogo a Deus que Ele continue também dando-lhe mais e mais da sabedoria dos altos céus e que a prezada continue sendo um canal de bênçãos para todos aqueles que necessitarem da sua orientação.

Que possamos ajudar um ao outro em oração.

Permaneçamos na paz do Senhor.

LUCAS disse...

PASTOR A PAZ DO SENHO PASTOR VOCE E UMA BENÇA NA NOSSAS VIDAS DEUS TE CAPACITE MAIS E MAIS

GERALDO CARNEIRO FILHO disse...

Irmão Lucas,

A Paz do Senhor.

Seu comentário muito contribui para o nome do Senhor continuar sendo glorificado, pois podemos ver como este humilde trabalho está cooperando com muitos servos de Deus na ministração de suas aulas.

Bênçãos divinas continuem sendo derramadas sobre a sua vida, em nome de Jesus.

Javã Vidal de Negreiros disse...

parabéns muito pertinente suas considerações a respeito da igreja de laudiceia. pastor o senhor não tem ideia o quanto seus esboços esta nos abençoando..moro em uma cidade chamada Mataraca no interior da paraíba minha cidade tem cerca de 7.000 habitantes mais através desse instrumento de comunicação tenho lido seus estudos todas as semanas. Eu coloquei onde eu moro para o senhor ver pastor que mesmo nos lugares mais distante, mais remoto da terra seu ministério tem ajudado muitas pessoas na labuta do ensino da palavra de Deus... DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O SENHOR E TODA SUA FAMÍLIA...

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR SEUS COMENTARIOS TEM ME AJUDADO MUITO SO DEUS PODE LHE RECOMPENSAR OBRIGADO

GERALDO CARNEIRO FILHO disse...

Ao prezado irmão Javã Vidal e ao irmão "anônimo". A Paz do Senhor.

Deus continue sendo louvado por podermos estar auxiliando nos esboços de suas aulas para a EBD.

Continue o nosso Senhor derramando Suas ricas bênçãos dos altos céus sobre suas vidas e a de todos os seus.

Continue Deus também abençoando ricamente a todos os moradores de Mataraca.

Muito agradecido, em nome de Jesus.

Igreja P. Renovação disse...

Meu amado pastor, tenho a honra de convidar como escritor de lições bíblicas dominicais, para uma parceria de muito e grande projeto importante, procuro na Internet lições que não decolou no país, ou seja, não alcançou o objetivo nas igrejas em todo país, para que possamos fazer isto acontecer. Sou presidente de uma convenção nacional para igrejas independentes por nome ( CONOMEIB) pode inclusive acessar na internet, conomeib.net e ver como funciona nossa convenção, precisamos de uma lições Bíblica que possa ter vinculo com todas igrejas do país, vamos divulgar sua lição, e, tu serás uma benção neste país me responda- ( pastor-jeseriel@hotmail.com / jeserielnc@hotmail.com / igreja-iprm.comunidade.net para nos conhecer digite no Google, pr-jeseriel ou pelos fones 98)99824982) 98)81271856. pastor Jeseriel obrigado e não perca tempo ok...

GERALDO CARNEIRO FILHO disse...

Prezado Pastor Jeseriel, a paz do Senhor.

Fique bem à vontade no tocante à divugação dos subsídios aqui postados, uma vez que um dos nossos objetivos é divulgarmos mais e mais a santa e poderosa Palavra de Deus.

Lembro que os subsídios do meu "blog" não são de minha autoria e, sim, frutos de pesquisas junto à "sites" na internet e livros evangélicos que, após consultados, geram este humilde trabalho de ajuda e cooperação para aqueles que não possuem o material necessário para as pesquisas e elaboração das aulas da EBD.

No mais, que Deus possa tirar todas as barreiras para que o projeto do prezado Pastor siga em frente, para glória e honra do nome do Senhor.

Que Ele continue derramando as ricas bênçãos dos altos céus sobre o seu honrado ministério.

Permaneçamos na paz do Senhor.

Igreja P. Renovação disse...

pastor tenho um convite imperdivel para seu projeto de lições bíblicas. Sou presidente de uma Convenlçao nacional e desejo coloar em nosso projeto uma lição fechada para a convenção em todo país.Conheça nossa convenção pelo site. conomeib.net. mande mensagem pelos imails, conomeibcnc@hotmail.com /
pastor-jeseriel @hotmail.com e faça uma escolha sábia no propósito de Deus e no seu ministério.
pastor Jeseriel Presidente da CONOMEIB

Igreja P. Renovação disse...

pastor tenho um convite imperdivel para seu projeto de lições bíblicas. Sou presidente de uma Convenlçao nacional e desejo coloar em nosso projeto uma lição fechada para a convenção em todo país.Conheça nossa convenção pelo site. conomeib.net. mande mensagem pelos imails, conomeibcnc@hotmail.com /
pastor-jeseriel @hotmail.com e faça uma escolha sábia no propósito de Deus e no seu ministério.
pastor Jeseriel Presidente da CONOMEIB