COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







21 de ago. de 2011

3º TRIMESTRE DE 2011 - LIÇÃO Nº 09 - 28/08/2011 - "PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 09 - DATA: 28/08/2011
TÍTULO: “PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA”
TEXTO ÁUREO – II Cor 11:3
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: At 20:25-32
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/



I - INTRODUÇÃO:

. At 20:28b; Ef 2:1 - Jesus Cristo não morreu para comprar terras nem edifícios, mas para resgatar homens e mulheres que estavam mortos em delitos e pecados, dar-lhes salvação e a esperança da vida eterna. Logo, a verdadeira Igreja, no sentido espiritual, é formada por aqueles que ouviram e creram na Palavra de Deus; por aqueles que, pela fé, foram lavados pelo sangue de Jesus e transformados pelo poder do Espírito Santo, mudando radicalmente de vida e submetendo-se aos mandamentos divinos.



II – SENTIDOS DA PALAVRA “IGREJA”:

. O vocábulo EKKLESIA significa, basicamente, OS CHAMADOS PARA FORA, dando a entender um grupo distinto, selecionado e TIRADO PARA FORA DE ALGO.

. Faz-nos pensar na chamada de Jesus aos pecadores perdidos (Mt 9:13; Lc 19:10; Fp 3:14; I Cor 1:9), tirando-os das trevas, do mundo e da geração perversa (Cl 1:13; Jo 15:19; At 2:40).

. A finalidade desta CHAMADA PARA FORA é para que sejamos o povo de Deus; um povo Seu, especial, zeloso de boas obras; uma geração eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo adquirido e um povo para o Seu nome (II Cor 6:14-18; Tt 2:14; I Pe 2:9; At 15:14).



III - CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA QUE POSSIBILITAM SUA IDENTIFICAÇÃO:

. A Igreja é um organismo vivo. Sendo assim, ela atua em nome de Jesus e sob a orientação do Seu Espírito, possuindo características que venham possibilitar sua identificação. Vejamos algumas delas:

. (1) – JESUS - A PRIORIDADE DA IGREJA - Vivemos numa sociedade, onde a grande prioridade é ter, possuir. O mercado tornou-se uma grande divindade. Alcançar o bem material desejado torna-se uma grande compensação. As Igrejas se rendem a ele. A salvação é a prosperidade, é o possuir um negócio próprio, uma casa, um carro. Dificilmente conseguimos ouvir testemunhos contemporaneos sobre a genuína alegria de encontrar Cristo e a esperança da eternidade com Deus. Ao contrário, está tudo descrito em bens materiais. Jesus é instrumentalizado para o consumo, e, com isso, Deus, também, foi posto ao serviço do mercado. Está certo isso? Estaria salva uma pessoa que, tendo aceitado Jesus, continuasse desempregada? Segundo algumas teologias, a resposta seria não.

. A salvação, no Evangelho, pode representar a renúncia às posses, como foi no caso de Zaqueu - Lc 19.8-9 -. Zaqueu perdeu a riqueza para ganhar a Cristo e a Salvação. O contrário do jovem rico - Lc 19.18-23. Assim, a salvação está relacionada à afirmação de Jesus no Sermão do Monte - Mt 6.33.

. Não há Igreja sem Jesus! Em tempos de modismos doutrinários, é decisivo ensinar: “Cristo, o Salvador, é o fundamento da Igreja". Devemos seguir o ensino do Mestre, conforme viveu Paulo - Gl 2:20. Isto é, Jesus é prioridade: nossa fé deve estar centrada nEle; nossos valores devem ser orientados por Seu Evangelho; devemos viver uma viva dependencia de Sua graça salvadora. Estes são caminhos da salvação e o único modo de ser Igreja de Jesus. Desta forma, estaremos preservando a identidade da Igreja.


. (2) - A IGREJA DEVE VALORIZAR, RECONHER E ESCOLHER A CRUZ - A cruz é uma realidade. Ainda que alguns tentem escondê-la, ela é o maior símbolo do Cristianismo.

. Hoje, há tentativas de transformar a fé cristã numa religião da negação do sofrimento, da exaltação, do prazer e da prosperidade. Mas o Cristianismo, embora considere alegria, prazer, prosperidade, frutos da vida cristã, não tem vergonha da cruz; pelo contrário, a considera o poder de Deus. Afinal, foi esta a ordem de Jesus: Lc 9.23-24 -. Não escolher a cruz, nos termos das palavras de Jesus, é escolher o mundo, é perder a verdadeira vida.


. (3) - IGREJA - UMA COMUNIDADE FRATERNA - At 2:42, 44 - Estas expressões marcam definitivamente o modo de ser fraterno da Igreja.

. Temos sido ameaçados por uma visão que tem se tornado hegemônica no meio neo-evangélico brasileiro, a qual tenta implantar uma Igreja que, ao invés de ser uma família, onde todos buscam se conhecer, amar e apoiar-se mutuamente, por uma Igreja rodoviária, onde multidões chegam e a maioria não se conhece, ficam pouco tempo ali, e, em seguida, partem por diferentes caminhos, para destinos desconhecidos.

. As Igrejas precisam ser uma comunidade fraterna e terapêutica. As pessoas estão carentes de atos de amor. É nossa vocação propiciarmos um espaço de acolhimento que seja restaurador da dignidade humana e da criação de Deus, desfigurada pelo pecado.


. (4) - IGREJA - LUGAR DE COMUNHÃO E UNIDADE - Jo 17 - Da experiencia da multiplicação dos pães ao quadro da última Ceia, a vida de Jesus é um constante apelo à solidariedade, comunhão e serviço mutuo em amor.

. Ser uma comunidade cristã é, antes de tudo, a grande ênfase e tarefa. Devemos mostrar que é possível construir uma comunidade fraterna e voltada para o apoio mutuo. Não podemos ser uma comunidade, onde irmãos se destroem e se devoram mutuamente (Gl 5.15). Isso é um escândalo para o Evangelho. Temos que tomar em consideração e exemplo a vivencia expressa pela comunidade cristã primitiva. O testemunho de Atos 2.42-47 nos mostra uma comunidade, onde a dor, a alegria, a refeição, a necessidade, enfim, tudo era compartilhado. Eram, de fato, uma família de fé, unidos pelo amor. Essa ênfase põe, à luz do dia, a necessidade da ligação, do relacionamento, conhecimento entre as pessoas da comunidade e se traduz em amor a Deus e ao próximo, de tal forma que um condiciona o outro - Fp 1.9 cf Mt 22.37-40; Jo 2.9-11.


. (5) - IGREJA - AGENCIA DO CÉU NA TERRA - Agencia é uma instituição que trata de assuntos específicos ou prioritários. Há agencias de carros, de moda, de noticias etc. E qual é o seu assunto prioritario da Igreja? É o Reino de Deus; um reino governado por Deus e que jamais terá fim - Lc 1.33. - A Igreja de Jesus está na terra para promover e implantar o Reino de Deus.

. A prioridade da Igreja é evangelizar, anunciar que Jesus Cristo veio libertar e salvar o homem. Mas se ela inverter essa prioridade deve preparar-se para perder valor e objetivo. É muito bom a Igreja realizar trabalhos assistenciais em colegios, orfanatos, hospitais e nas ruas, com mendigos. Fazer caridade é bíblico; as boas obras demonstram a fé que abraçamos; é consequencia dela! Mas qual foi a ordem que Jesus deu a Seus discípulos? – “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” - Mc 16.15 -. A Igreja deve estar em todos os segmentos da sociedade, porém ela está neste mundo para estabelecer o Reino de Deus na terra. Se a Igreja perder o foco, perderá valor e o objetivo. Este é o assunto prioritario da Igreja.


. (6) - IGREJA - COLUNA E BALUARTE DA VERDADE - I Tm 3:15 - No original grego, a palavra traduzida como coluna é "stulus", pilar, uma das estruturas que sustenta um edifício; e o termo traduzido como baluarte é "edraioma", apoio, esteio, alicerce (daí a ideia de lugar seguro, fortaleza inexpugnável). Como coluna e baluarte da verdade, a Igreja deve abrigar, apoiar e sustentar a verdade revelada na Palavra de Deus.

. Logo, para ter sua identidade preservada, a Igreja...:

. (A) - DEVE GUARDAR-SE DOS FALSOS PROFETAS - O cristão bem instruído na Palavra, sabe que de fato Deus fala, revela, usa as pessoas com dom de profecia. Mas está atento ao ensinamento dos apóstolos João e Paulo - I Jo 4:1; I Cor 14:29-31, 33.

. O que sustenta a Igreja do Senhor é a Palavra. Ela é a maior profecia. Leiamos a Bíblia. Conheçamos o verdadeiro Deus. Sejamos submissos a Ele com amor e temor. Só assim não daremos ouvidos a falsos profetas e a falsos ensinos, contrários à Palavra de Deus.

. (B) - NÃO DEVE CONCORDAR COM HERESIAS - A Igreja, como coluna e baluarte da verdade, não pode dar lugar a heresias e a deturpações da Palavra de Deus. O evangelho é simples. Não podemos admitir que heresias venham atrapalhar a pregação do evangelho genuíno.

. A Igreja é a única organização neotestamentaria reconhecida na Bíblia. Ela deve pregar com simplicidade e temor a Deus o Evangelho de Cristo. Sendo assim, desconfiemos de grupos independentes que preguem uma visão propria das Escrituras, com base em novas "revelações", pois em sua maioria trata-se de heresias. Atentemos para o ensinamento de Paulo à Igreja na Galácia: Gl 1:7-9.

. (C) - DEVE GUARDAR-SE DA HIPOCRISIA - Se a Igreja é coluna e baluarte da verdade, não é possível haver hipocrisia dentro dela. E o que significa hipocrisia? Fingimento, simulação, falsidade, impostura. Hipócrita é aquele que se passa por aquilo que não é e disfarça o que está em sua essencia - Mt 23:27; Mc 8:15.

. Muitas pessoas desejam mostrar que são mais santas do que as outras. No fundo, estão querendo esconder alguma falha grave. Quem é muito santo não precisa dizer que é. As pessoas ao redor percebem o seu compromisso com Deus e a sua integridade. Não é necessário fazer tipo - I Sm 16:7b

. Há cristãos que dentro da Igreja louvam, participam das atividades, tem carteirinha de membro, mas quando saem da Casa de Deus levam a namorada para o motel, mentem, fazem fofocas, intrigas e gostam de posar de santo. Eles não abandonam a vida de pecado e devassidão, vivem um falso cristianismo, pois não tem real compromisso com o Senhor. São falsos cristãos, pois vem para o evangelho como estão e continuam do mesmo jeito ano após ano.

. Muitos se dizem cristãos, mas estão amasiados com uma mulher do trabalho. Todo mundo sabe, inclusive a liderança, mas ninguém toma providencias, porque o que interessa são os dízimos e as ofertas consideráveis que o "irmãozinho" dá. Antes da ceia, a pessoa pede "perdão" a Deus, sabendo que permanecerá em pecado, mas não muda de postura.

. Tem muita gente dentro da Igreja levando uma vida dupla. Espiritualmente, isto é uma evidencia não apenas de doença psico-emocional, mas também de falta de libertação, de jugo de Satanás sobre a pessoa. Afinal, o diabo é o pai da mentira; é aquele que calunia e joga um contra o outro. Para preservar sua identidade, a Igreja não pode aceitar tal jugo!


IV - CONSIDERAÇÕES FINAIS:

. A Igreja foi e sempre será Corpo de Cristo, agencia do Reino de Deus nesta terra, coluna e baluarte da verdade, um instrumento poderoso na mão do Senhor para promover o evangelismo, a libertação, a cura e a salvação de muitas almas. Ela está fundamentada sobre a Pedra Angular, que é Cristo! Ele vive e reina para sempre e irá desposar uma Noiva pura e incontaminada, que comprou e purificou com o Seu sangue. Esta é a Igreja verdadeira que viverá para sempre com o Senhor! Uma Igreja que luta para preservar sua identidade.


FONTES DE CONSULTA:

1) Teologia Sistemática - Doutrina da Igreja e dos Anjos - Edições CPAD - Autor: Eurico Bergstén

2) Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia - Volume 1 - Editora e Distribuidora Candeia - Autor R. N. Champlin e J. M. Bentes

3) O Que a Igreja Não Pode Deixar de Ser - Editora Central Gospel - Silas Malafaia

4) Estudo Bíblico “A Igreja que somos à Igreja que precisamos ser” - Bispo Paulo Lockmann




Um comentário:

Anônimo disse...

craças a Deus esta liçao veio na ora çerta para comfirma a visao qui eu tinha da igreja de cristo qui e constituida de pessoaas nao de tenplos denominaçoes por pracas doguimas dos homens po isso nao presiso de faser parte de uma denominaçao constituida por homens mais de um povo dominado pelo espirito santo esta e a igreja de cristo verdadeira um povo separado por DEUS para nao faser parte de uma desuniao evangelica defentendo pracas i sim defender u nome de yeghua