COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







29 de jun. de 2011

3º TRIMESTRE DE 2011 - LIÇÃO Nº O1 - 03/07/2011 - "O PROJETO ORIGINAL DO REINO DE DEUS"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 01 - DATA: 03/07/2011
TÍTULO: “O PROJETO ORIGINAL DO REINO DE DEUS”
TEXTO ÁUREO – Mt 6:33
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Mc 4:1-3, 10-12; Lc 17:20-21
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/


I – INTRODUÇÃO:



Não nos iludamos com a aparente fraqueza da presença do reino dos céus no mundo. Parece estarmos em franca derrota diante do inimigo. O mundo parece estar melhor equipado para a guerra. O mal aparentemente está vencendo, pois o número dos que seguem Cristo é bem menor. Mas isso não significa que o mal há de vencer e que seremos derrotados. O reino de Deus já tem domínio sobre todas as coisas, mas só ao final ele será plenamente consumado e poderemos ver quem realmente somos: povo de Deus. O fato de não sermos maioria e de sermos perseguidos, não deve nos desanimar. Chegaremos, enfim, ao tempo quando o reino de Deus será único e nada haverá além dele.


 

II - DEFINIÇÕES DA PALAVRA "REINO":





1º) Território ou povo que é governado por um rei (II Rs 15:19);




2º) O governo soberano que Deus exerce sobre o Universo (I Cr 29:11; Sl 22:28; 145:13; Mt 6:13); e




3º) A soberania que Daniel profetizou que Deus estabeleceria na terra para sempre (Dn 2:44; 7:13-14).


Esta última definição é no sentido escatológico e se aplica para a expressão Reino dos Céus.


III - DEFINIÇÕES E DIFERENÇAS ENTRE AS EXPRESSÕES “REINO DE DEUS” e “REINO DOS CÉUS”:





Mateus, que se dirige aos judeus, na maioria das vezes fala em REINO DOS CÉUS;




Marcos e Lucas falam em REINO DE DEUS, expressão essa que tem o mesmo sentido daquela, ainda que mais inteligível para os que não eram judeus (Mt 5:3 comparar com Lc 6:20; Mt 11:11 comparar Lc 7:28).




O emprego de REINO DOS CÉUS em Mateus certamente é devido à tendência, no judaísmo, de evitar o uso direto do nome de Deus.




Logo, podemos apresentar alguns contrastes entre as expressões REINO DE DEUS e REINO DOS CÉUS, contrastes  situados no campo escatológico:


1) REINO DE DEUS - Cômputo de todas as bênçãos, promessas e alianças que Deus destinou aos que recebem a Cristo Jesus. O Reino de Deus não é apenas um lugar; é um estado de imensuráveis bem-aventuranças.




1.1) REINO DOS CÉUS - Estado (território) celestial cujo governantes máximo é Deus. Nessa perspectiva, o Reino de Deus (as bem-aventuranças), faz parte do Reino dos Céus. O Reino dos Céus é mais lugar do que estado de espírito; é mais instituição do que eternidade. É o lugar (algo visível) para onde vão os bem-aventurados.






2) O REINO DE DEUS - É espiritual, interior e invisível. É Deus dominando e reinando nas nossas vidas e em tudo (Rm 14:17 comparar com Lc 17:20-21)




2.1) O REINO DOS CÉUS - É dispensasional, físico, visível e exterior. É o reino que será regido por Jesus (o Descendente de Davi, segundo a carne) e que tem como alvo o estabelecimento do Reino de Deus (as bem-aventuranças em sua plenitude) sobre a terra (Lc 1:31-33)








3) O REINO DE DEUS - Juntar-se-á (no sentido de mesclar) com o Reino dos Céus, quando Deus-Filho entregar o Reino a Deus-Pai (I Cor 15:24-28 comparar com Apc 1:5-6; 5:9-10):



OBS:- A palavra "REIS" simboliza AQUELES QUE SÃO PARTICIPANTES DO REINO DOS CÉUS; SÃO OS BEM-AVENTURADOS




3.1) O REINO DOS CÉUS - É universal, incluindo as criaturas voluntariamente sujeitas à vontade de Deus, sejam os anjos, a Igreja ou os santos do passado e do futuro (Lc 13:28-29 - Observemos que Lucas usa a expressão REINO DE DEUS para algo visível e exterior) comparar com Hb 12:22-23.


IV - HÁ TRÊS TEMPOS EM RELAÇÃO AO REINO DE DEUS:



1º) PASSADO - Mt 3:1- O REINO estava chegando porque Jesus estava para ser introduzido no mundo e Ele estabeleceria o reino de Deus nos corações dos homens (Mt 4:14; 10:7; 12:28; Mc 1:1415);


2º) PRESENTE - Jo 3:16 - Deus não mudou. Ele ainda está construindo o Seu reino nos corações das pessoas (I Pe 3:8-11); e


3º) FUTURO - O Reino de Deus (PARTE INVISÍVEL, ESPIRITUAL, INTERIOR) se MESCLARÁ com o Reino dos Céus (PARTE FÍSICA, VISÍVEL, EXTERIOR) NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO (Mt 6:10) - Quando assim oramos estamos, essencialmente, rogando por duas coisas:




A) O DOMÍNIO DE DEUS NOS CORAÇÕES (OU REINO DE DEUS); e




B) PELA VOLTA DE JESUS PARA IMPLANTAÇÃO DO REINO DOS CÉUS NA TERRA (Apc 10:07 comparar 11:15-18 comparar com Ef 5:5)


V - QUEM ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS:



1) Os pobres de espírito (os humildes) - Mt 5:3

2) Aquele que faz a vontade de DEUS-PAI - Mt 7:21

3) O que lança mão do arado e não olha para trás (os perseverantes) - Lc 9:62

4) Os nascidos de novo - Jo 3:3

5) Os que passam por aflições ou tribulações - At 14:22; II Ts 1:3-5

6) Os lavados, santificados e justificados - I Cor 6:9-10


VI – CONSIDERAÇÕES FINAIS:

- O reino de Deus virá com poder - Mc 9:1; I Cor 4:20; Apc 11:17; 12:10; 19:6

FONTES DE CONSULTA:



1) Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, de R. N. Camplin, Ph. D., e J. M. Bentes, Editora e Distribuidora Candeia.

2) A Bíblia Livro por Livro - de Jonas Celestino Ribeiro, JUERP

3) Dicionário de Escatologia Bíblica - Edições CPAD - Claudionor Corrêa de Andrade

4) Dicionário Teológico - Edições CPAD - Claudionor Corrêa de Andrade

5) Dicionário Bíblico Universal - Editora Vida - A. R. Buckland

6) Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia - Editora e Distribuidora Candeia - Russel Normam Champlin e João Marques Bentes

7) Dicionário da Bíblia - JUERP - John D. Davis

8) Mil Esboços Bíblicos de Gênesis a Apocalipse - Editora Evangélica Esperança - Georg Brinke

2 comentários:

Anônimo disse...

a paz do senhor pastor.que DEUS continue iluminando homens e mulheres comprometido com sua palavra firmados na doutrina dos apóstolos,e sem bareiras denominacionais que pra nada contribui para a expansão do evangelho de CRISTO JESUS,sempre acesso vários site em busca de subsídios para melhorar meu aprendizado, parabéns do irmão em CRISTO jpfilho_jp@hotmail.com

GERALDO CARNEIRO FILHO disse...

Prezado irmão em Cristo,

A Paz do Senhor.

Muito agredecido pela honrosas palavras dirigidas a este trabalho que, realmente, tem como objetivo divulgar alguns subsídios da EBD para outros servos de Deus que queiram acrescentar às aulas algumas outras informações para os alunos. Que o nosso Deus continue também derramando Suas ricas bênçãos sobre a vida do irmão.

Permaneçamos na paz do Senhor.