COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







23 de mai. de 2011

2º TRIMESTRE DE 2011 - LIÇÃO Nº O9 - 29/05/2011 - "A PUREZA DO MOVIMENTO PENTECOSTAL"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 09 - DATA: 29/05/2011
TÍTULO: “A PUREZA DO MOVIMENTO PENTECOSTAL”
TEXTO ÁUREO – At 1:8
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: At 2:1-4, 14-17
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/



I – INTRODUÇÃO:

• Uma Igreja pentecostal é aquela que segue o modelo apresentado no Novo Testamento, demonstrando ser herdeira da essência cristã da Igreja primitiva.



II – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA PENTECOSTAL:


• (1) – ESPERA NAS PROMESSAS DE DEUS - Lc 24:49 - Deus promete e cumpre com as Suas promessas. Ele enviou o Seu Espírito para guiar e fortificar a Sua Igreja.


• (2) – OBEDECE AOS MANDAMENTOS DE CRISTO - At 2:1 - Estavam reunidos no mesmo lugar, mostrando observância e respeito pela palavra de Cristo. Isso evita a pressa em fazermos a vontade própria e de praticarmos as distorções cristãs.


• (3) – É SUJEITA A DEUS E AOS SEUS MISTÉRIOS – At 2:2-13 - Devemos ser sujeitos ao Senhor, deixando Ele estabelecer os propósitos da Igreja.


• (4) – É TOMADA DO SENTIMENTO DE CORAGEM – At 2:14 - Antes, haviam negado e fugido; agora, não temem pela própria vida.


• (5) – PREGA AO MUNDO O CRISTO CRUCIFICADO E RESSURRETO - At 2:23-24 - Devemos retornar a esta pregação cristocêntrica em nossos púlpitos, evitando-se as heresias baseadas em fábulas modernas.


• (6) – CRESCE NUMERICAMENTE E EM QUALIDADE – At 2:37-42 - Notemos: o que levou as pessoas à conversão foi a pregação da palavra de Deus. Uma Igreja que ensina e prega a Bíblia, cresce numérica e qualitativamente.


• (7) – PERSEVERA NAS COISAS DE DEUS – At 2:42-47 - Na Doutrina; na Comunhão; no Partir do pão; nas Orações; no Compartilhar dos bens; no Louvor a Deus. Muitas são as atividades da Igreja, mas não podemos nos descuidar da sua essência.



III – CARACTERÍSTICAS DO FALSO CULTO PENTECOSTAL:


• Leiamos I Rs 18:20-40 e meditemos:


• (1) - É SEGUIDO PELA MAIORIA - Ex 32:1; I Rs 18:22, 25 - Tenhamos o cuidado para que a Igreja não venha crescer no número de pessoas, no número de invenções e perder em santidade, no caráter e na fidelidade - Mt 7:13-14. Precisamos, urgentemente, lembrar esta verdade solene: A MAIORIA SE PERDERÁ. Foi assim na época de Noé.


• (2) - É AQUELE QUE TEM UM FOGO FALSO - Ex 32:24; I Rs 18:25 - O fogo deve vir do céu. Deus não aceita fogo estranho em Seu culto. Mesmo conhecendo as Escrituras, temos admitido ao culto de Deus fogo de entusiasmos, fabricado por animadores; temos acrescentado novidades no culto, tornando-o show incrementado por "novos movimentos” - O que temos visto acontecer nos cultos são atos e ações que Deus não pediu em Sua Palavra! Ele não é um ser cheio de caprichos. O culto a Deus deve ter somente o fogo do Espírito, pois só este fogo santifica e transforma vidas.


• (3) - É MOVIMENTADO - Ex 32:6, 19, 25; I Rs 18:26-28 - O culto a Deus é chamado por Paulo de LOGIKEN, ou seja, RACIONAL ou SUPRA-SENSUAL (Rm 12:1-2). O Culto é FÉ, pois o justo viverá pela fé.


• (4) - É UM CULTO DEMORADO, LONGO - Ex 32:6, 17-18; I Rs 18:29 - Muitos movimentos, muitas palavras, muitas repetições. O nosso Deus é um Deus de ordem, paz e harmonia. O Universo que Ele criou atesta que em tudo há ordem e harmonia.


• (5) - O DEUS ADORADO NO FALSO CULTO PENTECOSTAL, NÃO RESPONDE - Ex 32:20; I Rs 18:26-29 - O falso culto pentecostal é apenas movimentação física que resulta no vazio. É um teatro, um show, sem nenhum vínculo de vida prática. O falso adorador é mundano: vive mentindo, traindo, fazendo falcatruas, escandalizando, sem ética cristã. O falso culto pentecostal é um culto sem ética.


IV - COMO ENFRENTAR O FALSO CULTO PENTECOSTAL:


• (1) - CONVICÇÃO - Ex 32:19-21, 27; I Rs 18:17-21 - Para se enfrentar o falso culto pentecostal, devemos, na graça de Deus, termos muita convicção. Antes de ver o fogo cair do céu, antes da grande vitória, Elias crê, está convicto, sabe quem é o verdadeiro Deus. Mas o povo NADA RESPONDIA.


• (2) - DEFINIÇÃO - “SE É... SEGUI-O” - Ex 32:21-24 - Indefinição é característica do falso culto pentecostal. O povo parecia não saber de nada; estava na dúvida; não havia firmeza. Vivemos num tempo de indefinições. Hoje, ser definido é ser dogmático ou intolerante; hoje, ser dogmático ou intolerante é algo detestável. No entanto, não podemos ficar no meio termo: “SE BAAL É O SENHOR, SEGUI-O; SE DEUS É O SENHOR, SEGUI-O” - É hora de definição!


V - O QUE FAZER PARA RESTABELECER O VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL:


• (1) - RESTAURAR O ANTIGO ALTAR - Ex 32:19-20, 34:1, 4; I Rs 18:30 - Elias restaurou o altar de seus pais. O mesmo altar em que adoravam os seus antepassados. Há os que pensam que novidade é a marca do verdadeiro culto pentecostal. Pensam que algo para ser bom, tem que ser atual, novo. Criam preconceitos contra o antigo e se esquecem QUE NÃO HÁ NADA NOVO DEBAIXO DO CÉU.


• (2) - CULTUARMOS COM BASE NA PALAVRA DE DEUS - Ex 34:10, 27-28; I Rs 18:31 - Elias mostrou precisão: Usou doze pedras! Nem mais, nem menos! Elias não usou outro material para a restauração do altar - nem ouro, nem prata, nem bronze -; Elias usou pedras! Elias não quis fazer uso de sua criatividade. Ele obedeceu e tudo fez conforme a Palavra do Senhor.


• (3) - COLOCAR ORDEM NO TEMPO DO CULTO - Ex 34:31-33; 35:1, 20; I Rs 18:36 - Deus havia determinado a hora do sacrifício e Elias obedeceu a Deus quanto ao horário.


• (4) - O VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL DEVE SER DIRIGIDO AO DEUS DA ALIANÇA - Ex 34:5-9; I Rs 18:36 - O individualismo moderno criou deuses dos carismáticos: “O deus - o irmão fulano”, “O deus - aquela Igreja”, “O deus - aquele missionário” , “o deus - aquele cantor”, "o deus - aquele pregador", "o deus - aquele pastor". Ou seja, cada um tem o seu "culto” e o faz de acordo com o meio econômico, eletrônico e a criatividade, mas não com base e de acordo com a Palavra de Deus.


• (5) - NO VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL, DEVE HAVER CLAMOR E ORAÇÃO DIRIGIDOS AO DEUS SOBERANO - Ex 32:30-33, 33:11-23; Ex 34:8-9; I Rs 18:36-37 - Para Elias, este Deus soberano era o Senhor absoluto do coração do povo: - “PARA QUE ESTE POVO SAIBA QUE TU, SENHOR, ÉS DEUS”. É Deus quem convence, quem salva, quem escolhe e quem chama. TODO O UNIVERSO ESTÁ SOB O COMANDO DELE.


• (6) - NO VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL DEVE HAVER FOGO DO SENHOR - Ex 24:16-18; I Rs 18:34, 38 cf Hb 12:18-20, 29 - Elias cria no Deus soberano. Ele encheu o altar com água e Deus mostrou Seu poder, contrariando as leis naturais, a fim de que o povo cego, visse.


• (7) - NO VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL O POVO RECONHECE QUE SÓ O SENHOR É DEUS - Ex 40:34-38; I Rs 18:39 - Os que adoram a Deus não vivem titubeando; não seguem a maioria, pois esta, à luz da Palavra de Deus, entra sempre pelo caminho e porta largos (Mt 7:13-14)


• (8) - NO VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL, O QUE É EMPECILHO DEVE SER ELIMINADO - Ex 32:27-29; I Rs 18:40 - Os falsos profetas podem causar danos, mas não têm poder para destruir o verdadeiro culto pentecostal dirigido ao verdadeiro Deus. O verdadeiro culto pentecostal sempre triunfará e a glória de Deus será restabelecida.


VI - CONSIDERAÇÕES FINAIS:


• Guardemos isso: NO VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL...


• (1) - FOGO FALSO NÃO TEM LUGAR;


• (2) - NÃO SE CONFUNDE ENTUSIASMO COM LOUVOR;


• (3) - NÃO SE PROVOCAM EMOÇÕES PARA ALEGRAR O AMBIENTE;


• (4) - O ALTAR ANTIGO NÃO DEVE SER SUBSTITUÍDO, MAS RESTAURADO, PORQUANTO DEVEMOS SEMPRE NOS VOLTAR PARA A PALAVRA DE DEUS;


• (5) - O VERDADEIRO DEUS DEVE SER ADORADO - O DEUS DE ABRAÃO, DE ISAQUE e DE JACÓ. Só então o fogo do céu descerá e o povo se prostrará, reconhecendo que SÓ O SENHOR É DEUS, SÓ O SENHOR É DEUS.


FONTES DE CONSULTA:

1) Revista Educação Cristã - volume IX - Imprensa da Fé

2) Idem - volume I

3) Estudo Bíblico: “As Marcas de Uma Verdadeira Igreja Pentecostal – de Antônio Carlos Barro

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Pastor pelo blog, amei, pois não é toda escola dominical q posso ir. Eliana /SP

GERALDO CARNEIRO FILHO disse...

Irmã Eliana,

Em nome de Jesus, agradecemos o incentivo, que nos leva a ter mais ânimo e forças para continuarmos neste humilde trabalho de divulgação da Palavra de Deus.

Que o Senhor continue derramando Suas ricas bênçãos sobre todos os seguimentos de sua vida.

Permaneça na Paz de Deus.

Anônimo disse...

paz do senhor irmão sou do sul do brasil fronteira com o Uruguai (na cidade do Chui) gosto mto de seus comentarios quanto mais explicas melhor isso o senhor sabe fazer bm continue assim.